Bares

Pubs renovam menus de pratos, petiscos e cervejas

Endereços como o All Black, em Pinheiros, e o The Pub, no Baixo Augusta, lançam novos rótulos de bebidas e incrementam sua culinária com receitas da estação

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Deep Bar 611
O pequenino ambiente do Deep Bar 611: acomodações no balcão lateral e nas mesas (Foto: Raul Zito)

Tradicionais bares ingleses e irlandeses, há pubs paulistanos que seguem à risca o estilo, como o All Black, nos Jardins, e o The Pub, no Baixo Augusta, até lugares com particularidades próprias, caso do Partisans, que ocupa um salão subterrâneo em Pinheiros. A boa notícia é que essas e outras casas têm no cardápio itens que vão além do tradicional fish and chips. E não param de ganhar novidades.

+ Os melhores pubs de São Paulo

Na Barra Funda, o pequenino Deep Bar 611, com quase noventa rótulos de cerveja no cardápio, ganhou uma nova sugestão: a Brekle's Brown Ale, da cervejaria norte-americana Anchor, com maltes de caramelo e chocolate. Outra novidade é o licor checo Becherovka, destilado à base de ervas.

Em seu cardápio de pratos, o kolodets é uma receita russa que mistura carne suína e bovina em uma espécia de torta com consistência de gelatina. Chega à mesa acompanhada por beterraba, picles e raiz-forte alemã, junto a uma dose de vodca. Já o chamado irish stew é um cozido irlandês de carne e legumes feito na cerveja Guinness e servido com pão de bicarbonato de sódio.

fleche wallon the ale house
Drinque fleche wallon: no The Ale House (Foto: Divulgação)

Point de quarentões, o Charles Edward, no Itaim Bibi, oferece opções quentinhas. Uma das novidades é a sopa goulash, que traz suculentos pedaços de carne em molho escuro, na companhia de cesta de pães. Há também sopa de cebola caramelizada coberta com queijo fundido e o creme do chef, de abóbora com gengibre e alho-poró.

Mais antigo do gênero na cidade, o Finnegan's acaba de incluir um prato de costela suína ao molho de cebola caramelizada e cerveja preta. Drinque não alcoólico, a soda italiana aparece em quatro versões: romã, maçã-verde, cranberry e melancia.

+ Confira mais endereços em Pinheiros

Pertinho dali, o Partisans também adicionou alguns itens ao cardápio. Uma sugestão bacana para dividir entre amigos são os nachos com jalapeño, salsa brava, cheddar e chilli. Feito com quinua, soja e cenoura, o hambúrguer vegetariano vem incrementado ainda com cheddar e chilli. Da relação de cervejas, são novidades a inglesa Old Crafty Hen, de coloração cobre, a norte-americana dourada Brooklyn East India Pale Ale, e a nacional Velhas Virgens Whitie Rockin Beer, levinha e refrescante.

Aberto pelo belga Xavier Depuydt, o The Ale House lançou recentemente uma carta de drinques feitos com cerveja. Entre as opções, vale provar o fleche wallon, mix de Kwak, tequila e cointreau.

Sidra Magners
Bebida de maçã (Foto: Lucas Lima)

Entre as bebidas, a sidra Magners, apresentada em garrafa de cerveja, leva em sua composição dezessete tipos de maçã maturados por dezoito meses em tonéis de carvalho. É um sucesso nos pubs irlandeses e promete ser também em quatro endereços daqui: All BlackKia OraThe Pub e The Blue Pub. Deve ser servida gelada ou em copo alto com cubos de gelo. Há ainda em alguns endereços uma versão feita de pera. Vale provar as duas opções, cujos preços variam de R$ 12,00 a R$ 17,00.

Fonte: VEJA SÃO PAULO