Turismo

As novidades da cidade de Campos do Jordão para a alta temporada

Três feiras gastronômicas e duas baladas fazem parte da temporada 2015 da cidade

Por: Juliene Moretti

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

+ Confira as últimas notícias de São Paulo

+ Cake Boss deve abrir loja em novembro

Se, na temperatura, Campos do Jordão está em queda livre (os próximos dias terão mínima de 6 graus e máxima de18), na economia a expectativa local é se afastar do balde de água fria do ano passado. Diante da concorrência com a Copa do Mundo, a média de público na alta temporada, de 800 000 visitantes, caiu 40% em 2014. Desta vez, um fator extra esquenta a confiança do empresariado. “Com a valorização do dólar, muita gente que costumava viajar ao exterior deve nos escolher como passeio”, espera Luiz Pedro Nathan, presidente da Associação da Hotelaria e Gastronomia de Campos do Jordão. O entusiasmo dos empreendedores se traduz nas atrações: são várias as novidades que esperam por quem estiver disposto a subir a serra.

pastelão do maluf campos do jordão 2015
Pastelão do Maluf: A novidade do endereço tradicional é a ampliação do salão, com 82 mesas. Em julho, funciona 24 horas aos fins de semana. Avenida Macedo Soares, 134 (Foto: Fernando Moraes)

+ Confeitaria faz festival de mil folhas até setembro

Na gastronomia, multiplicam-se os festivais de food trucks. São três eventos espalhados pela região central. Aberto desde oferiado de Corpus Christi, o Capivari Food Trucks tem opções como El Favorito (pratos argentinos) e Robbin Food (sanduíches com linguiças artesanais). Funciona das 11 horas “ao último cliente” (aos sábados, vai até 2 da madrugada).

capivari food trucks campos do jordão 2015
Capivari Food Trucks: comidinhas até de madrugada (Foto: Fernando Moraes)

+ Conheça os izakayas, os botecos japoneses em São Paulo

Dentro do Tênis Clube está o Food Truck Winter Festival, com mais de vinte carrinhos, como o Nhoc Nhoc (pasta) e o Maria Gasolina (de ceviche a hambúrguer no menu), além de apresentações ao vivo de jazz. “Queremos oferecer boa comida a quem vai passar um ou dois dias na cidade e não pretende gastar tanto”, explica o organizador Diego Nicolau. O Shopping Market Plaza completa a lista, com 22 veículos. Eles terão de disputar as atenções com o tradicional Pastelão do Maluf, que teve o espaço dobrado, em junho, com a abertura de um salão que comporta 82 mesas. Nos fins de semana de julho, o endereço ficará aberto 24 horas.

casa tipuana campos do jordão 2015
Casa Tipuana: O café oferece doces, vinhos, geleias e itens de artesãos da Serra da Mantiqueira. Avenida Pedro Paulo,6120, Estrada do Horto Florestal (Foto: Fernando Moraes)

Distante do centro superlotado, o restaurante Seu Jordão é comandado pelo francês Frederic Serre e dispõe de cardápio variado, com cortes de carnes, pizzas e petiscos. As portas foram abertas no segundo semestre do ano passado. O foco do negócio, segundo o proprietário, são os visitantes abastados, que mantêm a própria casa na região. “O público da zona do agito é mais jovem e não vai apreciar o clima silencioso daqui.” Ali perto se localiza a também nova Casa Tipuana, um café com produtos feitos na região, como vinhos, geleias, azeites, doces e bolos. “É um lugar para quem quer relaxar, longe da muvuca”, resume o dono, Samuel Duek.

+ Parque da Mônica inaugura neste domingo (5)

mapa - centro campos do jordão
(Foto: Veja São Paulo)

Na tentativa de acomodar os diferentes perfis, os hotéis fizeram adaptações. Se antes os pacotes de até uma semana eram regra em vários endereços na alta temporada, hoje a flexibilidade cresceu. “A maioria está oferecendo opções de curta duração e negociando diárias avulsas para se adequar à conveniência docliente”, observa Nathan. “A boa taxa de ocupação que registramos nos últimos feriados sinaliza que esse é o caminho correto.”

cafe de la musique campos do jordão 2015
Cafe de La Musique: música eletrônica no subsolo do shopping (Foto: Divulgação)

No plano de lazer e cultura, Campos do Jordão tem sugestõespara todos os gostos. Com um investimento de 1 milhãode reais, a balada eletrônica Cafe de La Musique está aberta desde o mês passado no subsolo do Aspen Mall, em uma área de 550 metros quadrados e nove camarotes. Na mesma rua funciona agora a sertaneja Villa Mix. Os eruditos, por sua vez, dispõem de uma programação mais recheada no 46º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, coordenado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). O evento começa neste sábado (4) e vai até o dia 2 de agosto. Serão 84 espetáculos, 57 deles na serra, ante 68 apresentações em 2014. “Mesmo num cenário econômico desfavorável para todos, aumentamos o número de concertos e de bolsistas, com apresentações extras de alunos e professores”, diz Fábio Zanon, coordenador artístico-pedagógico do festival. Entre os destaques vindos de fora estão o violinista solista Luíz Filip, da Filarmônica de Berlim, e o Quarteto Brodsky, da Inglaterra. ■

Fonte: VEJA SÃO PAULO