Consumo

Nostalgia: barbearia, cabeleireiro e roupas

Locais de São Paulo que podem te ajudar a criar o visual vintage

Por: Carolina Giovanelli e Tomás Chiaverini [Colaborou Pedro Henrique Araújo]

Barbearia 9 de Julho 2214
Barbearia 9 de Julho: barba feita com navalha e toalhas quentes (Foto: Veja São Paulo)

Barbearia 9 de Julho

Com salões repletos de elementos dos anos 50, o pequeno estabelecimento da Augusta, que ganhou recentemente uma filial no centro, atende apenas homens. Tanto o corte de cabelo quanto a manutenção da barba, feita com navalha e toalhas quentes, saem por 25 reais. Rua Augusta, 1371 (loja 105), Jardim Paulista, Tel. 3283-0170. Rua Senador Paulo Egídio, 63, centro, Tel. 3101-8592. www.barbearia9.com.br.

+ Todos produtos e serviços retrô + Vídeo: cabeleireira dedica-se a penteados retrô À La Garçonne

Ao contrário da maioria das butiques de roupas de segunda mão, o endereço preza pela organização. Distribuídos por dois andares, seis arejados ambientes exibem fotos em preto e branco nas paredes. Os vestidos coloridos ou estampados (entre 49 e 230 reais) são os favoritos das mulheres, enquanto os homens gostam das camisetas (de 43 a 135 reais) — existe uma seção só com estampas roqueiras. Para quem prefere peças novas, a À La Garçonne conta com uma marca própria de ar nostálgico, a Alcides e Amigos. Rua João Moura, 395, Pinheiros, Tel. 2364-3280. www.alagarconne.com.br.

...E o Tempo Levou

Saias de bolinhas dos anos 60 (31 reais) e calças boca de sino da década de 70 (a partir de 30 reais) figuram na lista dos produtos preferidos pelos clientes do brechó, que tem um ambiente decorado por eletrodomésticos vintage e brinquedos clássicos, como o pré-histórico jogo eletrônico Genius e a boneca Lu Patinadora. As proprietárias Eliana Ferreira e sua filha Thays só compram lotes acima de trinta itens e após uma rigorosa seleção. A partir de 25 reais, é possível alugar as peças da loja. Rua Turiaçu, 876, Perdizes, Tel. 3803-9384. www.eotempolevou.com.br.

Minha Avó Tinha

Quando se entra na loja, aberta em 1992, fica difícil saber para onde olhar primeiro. São mais de 10.000 produtos fabricados a partir da década de 20, entre roupas (um blazer branco sai por 180 reais), chapéus, sapatos, malas de viagem, óculos, móveis e louças. “É facílimo montar um visual da moda com peças antigas”, diz Franz Ambrosio, um dos proprietários. Um espaço anexo abriga um acervo de peças reservadas exclusivamente para aluguel. Rua Doutor Franco da Rocha, 74, Perdizes, Tel. 3865-1759. www.minhavotinha.com.

Plas

Instalado na Rua Augusta desde o começo da década de 50, o simpático francês Maurice Plas, de 84 anos, começou trabalhando com roupas de alta costura feitas sob medida. Atualmente, entretanto, seu forte são os acessórios, como chapéus panamá (250 reais) e bonés de algodão (75 reais). “As pessoas costumam pedir o que meu pai está usando”, conta o filho Maurice. Rua Augusta, 724, Consolação, Tel. 3257-9919. www.plas.com.br.

Retrô Hair

Que tal exibir um topete à Elvis Presley ou um look feminino ao estilo B-52’s? A especialidade da brigada de oito cabeleireiros do salão é reproduzir penteados de outras épocas. Na entrada, um neon verde com a palavra Retrô deixa claro qual é o clima do negócio. Os clientes aguardam a vez na sala de espera decorada por sofás de vinil vermelho e podem conferir o novo visual em espelhos com lâmpadas amarelas ao redor das molduras. No andar de cima, uma geladeira vintage guarda cervejas, servidas aos clientes gratuitamente. O corte feminino custa 55 reais e o masculino, 40 reais. Rua Augusta, 1140, Consolação, Tel. 3151-5820. www.retrohair.com.br.

Fonte: VEJA SÃO PAULO