Água

Nível do Cantareira volta a registrar alta neste domingo

Outras represas administradas pela Sabesp também sobem; chuva do sábado (14) ajudou a elevar índice

Por: Veja São Paulo

Cantareira
Vista aérea da represa de Jaguarí, que faz parte do sistema Cantareira (Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress)

O nível do sistema Cantareira subiu de 14,5% para 14,6% da capacidade total neste domingo (15), devido às chuvas que caíram ontem na capital e na Grande São Paulo. Nesses quinze dias de março, a precipitação alcançou 138,9 dos 178 mm previstos para o mês. O complexo produz água para 5,6 milhões de pessoas da região e conseguiu recuperar apenas uma cota do volume morto.

+ Os melhores programas do fim de semana

Boletim divulgado pela companhia na manhã deste domingo (14) mostra que as precipitações também contribuíram para a elevação dos outros sistemas. Todas as represas administradas pela Sabesp tiveram alta do nível de seus reservatórios.

Agora o principal responsável pelo abastecimento da capital, o Guarapiranga passou de 73,8% para 74,7%. Já o Alto Tietê apresentou elevação de 0,5 ponto percentual e chegou a 21,5% da capacidade.

O sistema Rio Grande, do qual a Represa Billings faz parte, teve a maior alta, com 1,7 ponto percentual e registra agora 97,8%. Alto Cotia chegou a 54,7% e o Rio Claro subiu apenas 0,2%, operando com 40,4% de sua capacidade.

Fonte: VEJA SÃO PAULO