cidade

Símbolo nazista é retirado de uniforme de garçons

Após polêmica surgida nas redes sociais, restaurante japonês na Liberdade tira suástica do peito dos funcionários

Por: Luan Flavio Freires - Atualizado em

suastica Parteiadler Narita
Imagem do garçom do restaurante Narita usando um símbolo nazista. Registro do Twitter de @subversiva (Foto: Twitter @subversiva)

Desde o último sábado, quando uma cliente postou no Twitter a foto de um garçom usando um uniforme com símbolos nazistas, o restaurante japonês Narita, na Liberdade, não teve paz. Segundo o gerente do local, Jonathan Joo, de 22 anos, tudo não passou de um grande mal-entendido. 

Como revela a foto da internauta Leonor Macedo (@subversiva), o bordado no peito dos garçons tem uma águia e um símbolo que lembra a suástica da Alemanha Nazista – o Parteiadler. Nos braços, uma bandeira dos Estados Unidos e um brasão do Reino Unido compõem o visual “político” dos funcionários. 

uniforme garçom Narita
Foto de divulgação do site onde os polêmicos uniformes foram comprados (Foto: Divulgação)

Joo nasceu na Argentina, vive no Brasil há quinze anos e tem origem coreana, assim como a irmã e o cunhado, os donos do Narita. Ele explica que as roupas foram compradas em um site da Coreia no mês passado e que nunca tiveram a intenção de provocar tal mal-estar. “Não era possível identificar a suástica pela imagem do site, escolhemos apenas por causa das cores que combinariam com o ambiente do restaurante.” De acordo com o gerente, a imagem da águia lembra muito o Manji, um símbolo budista muito comum no Oriente e que representa a misericórdia.

Símbolo budista Manji
O símbolo budista Manji, que se parece com uma suástica da Alemanha Nazista (Foto: Reprodução)

O emblema nazista foi retirado do uniforme logo depois da repercussão negativa. “Eu odeio a xenofobia e sei que não há sentido em ser preconceituoso em um país como o Brasil”, explica o gerente. “Agora nos resta esperar que aceitem nossas sinceras desculpas e aguardar a poeira baixar.”

suastica Parteiadler
O Parteiadler, símbolo usado na Alemanha Nazista e que se parece com o bordado no uniforme dos garçons do Narita (Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA SÃO PAULO