Continua após publicidade

3 perguntas para…Nathalia Timberg

Atriz carioca fala de sua vida e seu novo trabalho no teatro

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 18h39 - Publicado em 13 ago 2010, 23h04

Em seis décadas de carreira, a atriz carioca Nathalia Timberg, de 81 anos, integrou companhias célebres como o TBC e o Teatro dos Quatro. Também conheceu a popularidade nas novelas ‘O Direito de Nascer’ (1964) e ‘Vale Tudo’ (1988). A partir de sexta (20), Nathalia divide a cena com a atriz Rosamaria Murtinho no drama ‘Sopros de Vida’, que estreia no Teatro Vivo.

‘Sopros de Vida’ surge uma década depois de outra parceria com Rosamaria Murtinho, a comédia ‘Letti e Lotte’. Pretendiam reeditar esse encontro?

Tenho uma memória péssima para datas e nem me dei conta dos dez anos de ‘Letti e Lotte’. O que guardo desse espetáculo é uma linda lembrança afetiva, de dividir a cena com uma atriz que valoriza o teatro e reconhece o estilo de um texto. Procuro tornar minha a escrita do autor, para melhor transmitir o que ele quis dizer, e não mostrar quem sou por meio do texto. E é bom reencontrar colegas que valorizam sutilezas e não procuram só um humor bobo.

Como manter o entusiasmo depois de sessenta anos de carreira e tantas transformações no teatro brasileiro?

Na minha vida é assim, o tempo passa e eu nem percebo. Cada peça ou novela é uma viagem diferente, um universo a descobrir. Sinto uma insegurança diante de cada personagem que me traz de volta à juventude. Vivemos um momento no qual um sujeito que sabe andar, falar e tem cara de pau é considerado ator. Precisamos ficar atentos para essa globalização não desvalorizar nem desmotivar nosso trabalho.

Continua após a publicidade

Ainda existe algum dramaturgo que você sonhe montar?

Nos anos 60, eu interpretava Antígona no teatro, nas ruas estourava o golpe militar e eu conhecia o poder da televisão com a novela ‘O Direito de Nascer’. E fui, aos poucos, me dando conta da importância das coisas, sem fazer planos. Agora estou voltada para esta peça, mas, no fim do ano, começo a gravar a próxima novela das 9, ‘Insensato Coração’, de Gilberto Braga. É uma enorme responsabilidade fazer televisão no Brasil, tenho certeza. Muito maior que na França ou na Inglaterra, devido ao alcance.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.