Especial

Receitas criativas para aproveitar as sobras da ceia de Natal

Chefs de cozinha ensinam a preparar pratos como fritada de peru e naked cake de panetone

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

Natal - naked cake de panetone
Naked cake natalino: restos de panetone com brigadeiro de chocolate branco (Foto: Tuffy Elias)

A ceia natalina reúne diversos pratos em porções para lá de fartas e, embora a comilança na data costume ser afiada, as sobras são inevitáveis. Com um pouco de criatividade, no entanto, ao invés de requentar o peru é possível reaproveitar esses alimentos em novas receitas.

Para elaborar o almoço do dia 25, consultamos alguns chefs de cozinha que deram dicas de como preparar novos pratos com os restos da ceia.

+ Das compras à decoração, um manual para organizar a ceia

+ Dicas de presentes, lojas, receitas e muito mais sobre o Natal

+ Especialistas avaliam 20 panetones de supermercado: confira o resultado

Grande estrela do jantar, o peru assume papel de coadjuvante na "fritada um pouco de tudo" de Carlos Ribeiro, chef do restaurante Na Cozinha. A receita, à base de arroz e espuma de ovos, foi criada por sua mãe, dona Walkyria, e pode mesclar a ave com pernil, tender e bacalhau. "Como a ideia é não desperdiçar, vale usar todos os restos juntos e misturados", diz ele.

O risoto com ragu de pernil, sugerido pelo chef Alexandre Romano, do Ella., também aproveita ao máximo o corte suíno. Além da carne que aparece misturada ao arroz, o osso do animal é usado para preparar o caldo do cozimento.

Para a sobremesa, a dica é usar os panetones que sobrarem para preparar um "naked cake" (bolo pelado, sem cobertura) recheado de brigadeiro branco. O preparo do doce é fácil, fácil.

Confira abaixo:

Fonte: VEJA SÃO PAULO