Continua após publicidade

Musa inspiradora: São Paulo aparece em mais de 3 000 músicas

Confira alguns clássicos que cantam a capital 

Por Mauricio Xavier [Colaborou Vinicius Tamamoto]
Atualizado em 27 dez 2016, 15h23 - Publicado em 24 set 2016, 00h00

Desde Missa a São Paulo, de 1750, mais de 3 000 canções foram compostas com citações a ruas e pontos da metrópole em sua letra. Só a Avenida São João, no centro, aparece nos clássicos Ronda, de Paulo Vanzolini, e Sampa, de Caetano Veloso. O levantamento é de Assis Ângelo, pesquisador de música brasileira. Confira outros sucessos que cantam a capital.

+ Passarelas homenageiam personalidades que marcaram a cidade

Rua Augusta (Hervé Cordovil, 1964). “Entrei na Rua Augusta / A 120 por hora / Botei a turma toda / Do passeio pra fora / (…) / Toquei a 130 / Com destino à cidade / No Anhangabaú botei mais velocidade”

São São Paulo (Tom Zé, 1968). “São São Paulo meu amor (…) / Em Brasília é veraneio / No Rio é banho de mar / O país todo de férias / E aqui é só trabalhar”

Tradição (Geraldo Filme, 1980). “Quem nunca viu o samba amanhecer / Vai no Bixiga pra ver (…) / Mas o Vai-Vai está firme no pedaço / É tradição e o samba continua”

Continua após a publicidade

Punk da Periferia (Gilberto Gil, 1983). “Sou um punk da periferia / Sou da Freguesia do Ó / Ó / Ó, aqui pra vocês! / Sou da Freguesia”

Santa Rita de Sampa (Rita Lee e Roberto de Carvalho, 1997). “Desvairada da Pauliceia / Virgem e mártir de toda a gentalha / Mãe menininha da Pompeia / (…) / Marginal de Vila Mariana”

Modão de Pinheiros (Maurício Pereira, 2012). “Foi no bairro de Pinheiros / Que eu me entreguei por inteiro / Para uma linda moça / Que descia a Rebouças”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.