Teatro

Fãs de musicais fazem loucuras para acompanhar seus ídolos

Entre os atores mais idolatrados no gênero estão Kiara Sasso e Saulo Vasconcelos, que estreiam 'Mamma Mia' no dia 11 de novembro, no Teatro Abril

Por: Mariana Bernun - Atualizado em

Fãs de Musicais 2188
Devoção ao primeiro “alô”: a estudante Carla não mede esforços para prestigiar Saulo Vasconcelos (à dir.) (Foto: Mario Rodrigues)

Quando assistiu ao seu primeiro musical, ‘Les Misérables’, em 2001, a estudante de ciências contábeis Carla Gomes não se entusiasmou. “Como poderiam gostar daquele bando de gente cantando o tempo inteiro?” Ela voltaria ao Teatro Abril seis anos depois. Suas amigas insistiram que todas precisariam ver a última apresentação da atriz Kiara Sasso em ‘O Fantasma da Ópera’. No fim da peça, a turma ficou aguardando a saída do elenco para tirar fotos e pedir autógrafos. Carla nem quis saber. Na manhã seguinte, sonolenta, ligou para uma prima a fim de bater papo. “O telefone chamou três vezes e eu estava quase desligando quando ouvi uma voz grave: ‘Alô’”, conta. Imediatamente ela pediu desculpas e desligou o telefone. Havia digitado algum número errado.

Passadas algumas semanas, a menina ouviu seus amigos cantarolando uma das músicas de ‘O Fantasma’ e teve um estalo. Ligou novamente para o tal número da voz misteriosa e desatou a falar: “Alô, tudo bem? Meu nome é Carla, e há algum tempo telefonei para você por engano tentando falar com a minha prima. Estou ligando novamente, pois achei sua voz muito parecida com a de um ator de musicais. Você é o...” Antes mesmo de completar a frase, a voz a interrompeu: “Saulo Vasconcelos”.

Numa incrível coincidência, era ele, o protagonista de O Fantasma. “No início fiquei com receio, pensando ser alguma fã com mania de perseguição”, lembra ele. “Depois relaxei e começamos a conversar.” Ficaram amigos, e Carla passou a se interessar bem mais por musicais. Além de não perder um espetáculo, fez aulas de balé, teatro e foi aluna de técnica vocal do próprio Saulo. Está contando as horas para assistir ao seu ídolo em ‘Mamma Mia!’, que estreia no próximo dia 11 no Teatro Abril. Para ver 'O Fantasma', ela já voou para Buenos Aires, na Argentina. Na viagem, carregou a amiga Annelise Viudes, que conheceu numa comunidade do Orkut dedicada ao gênero. Foi quase como um encontro de almas gêmeas.

Fãs de Musicais 2188
Tudo por 'A Noviça Rebelde': a dentista Annelise viu a peça 36 vezes (Foto: Mario Rodrigues)

A cirurgiã-dentista Annelise gaba-se de ter assistido a pelo menos onze musicais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Só 'A Noviça Rebelde' ela viu 36 vezes (você leu certo!). “Sei de cor cada passo e expressão dos atores em cena.” Ela guarda todos os ingressos das peças a que foi. Alguns foram presenteados pela atriz Kiara Sasso, que fazia o papel principal em ‘A Noviça’ e será Donna, a mãe solteira dona de um pequeno hotel em uma ilha grega que não sabe a identidade do pai de sua filha, de ‘Mamma Mia!’. “Eu acho muito legal que essas pessoas se interessem em conhecer o artista fora da peça e vejam todos os musicais que a gente faz”, diz Kiara.

Há quem mude de vida em razão da cantoria nos palcos. Depois de assistir a ‘A Bela e a Fera’ e ‘My Fair Lady’, o então administrador de empresas Denny Naka criou um blog dedicado a elogiar A ‘Noviça Rebelde’. A brincadeira fez sucesso e os diretores Charles Möeller e Claudio Botelho o chamaram para tocar o blog oficial da peça. “Por meses, circulei pelos bastidores tirando fotografias, fazendo entrevistas e produzindo vídeos.” Um sonho. Atualmente, Naka trabalha com produção de conteúdo exclusivo para internet de espetáculos teatrais. “Quando vi o que ele estava fazendo, achei a iniciativa muito bacana”, afirma Möeller. “Eu mesmo já fiquei muitas vezes na porta de teatros da Broadway esperando para falar com artistas. Então, sei muito bem o que é ser um fã.”

Fãs de Musicais 2188
O administrador Naka criou um blog para 'A Noviça Rebelde' e foi chamado para trabalhar nos bastidores (Foto: Mario Rodrigues)

Seis opções para os admiradores

O que está em cartaz

Avenida Q. A peça politicamente incorreta voltou ao cartaz com elenco renovado.

Bixiga. As histórias e os personagens típicos do tradicional bairro paulistano embasam o musical que reúne 23 atores e 25 músicos da Jazz Sinfônica.

A Chave Encantada. A ecologia e a ambição política servem de tema para o espetáculo.

A Gaiola das Loucas. Sucesso no teatro e no cinema, o musical ganha a

primeira versão brasileira, dirigida por Miguel Falabella, que divide a cena com o ator Diogo Vilela.

Zorro, O Musical. A adaptação de Stephen Clark e Helen Edmundson para romance de Isabel Allende conta a história do cavaleiro mascarado.

O que vem por aí

Mamma Mia! Um dos maiores e mais recentes sucessos da Broadway,

estreia em 11 de novembro.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO