Feriado

Museus fazem programação especial para dia dos mortos

Destaques são as mostras da mexicana Frida Kahlo, no Tomie Ohtake, e Zé do caixão, no MIS

Por: Julia Flamingo - Atualizado em

muertos
Dia de los Muertos: celebração com comidinhas e bebidas típicas (Foto: Divulgação)

Quem ficou por São paulo neste fim de semana prolongado pode aproveitar uma grande oferta de programações em celebração ao Dia dos Mortos. Os paulistanos podem visitar vários museus que prepararam programações especiais (e que dão medo) para esta segunda (2).

O México é onde acontecem as festas mais tradicionais do dia dos mortos, celebrado em 2 de novembro. Com a exposição da mexicana Frida Kahlo no Tomie Ohtake, a instituição abre neste dia entre 11h e 19h, e oferece uma programação paralela à mostra, com show de mariachi às 16h, ateliês abertos com ações inspiradas no Dia de los Muertos e foodtrucks de comida típica mexicana e peruana. Tacos e tortillas fazem parte do foodtruck La Sabrosa, que fica toda o dia em frente à instituição.

Taquería La Sabrosa Cocina de México
O foodtruck La Sabrosa oferece  comidas típicas mexicanas em frente ao Tomie Ohtake, na próxima segunda (2) (Foto: Fernando Moraes)

+ Saiba mais sobre a exposição de frida kahlo, no Instituto Tomie Ohtake

Quem gosta de mais assombração, pode preferir a mostra em homenagem ao Zé do caixão, no MIS. À Meia-Noite Levarei sua Alma. A mostra é composta por mais de 400 itens entre fotografias, figurinos, roteiros, objetos cênicos e roteiros do personagem emblemático de José Mojica Marins. O ambiente construído no museu é obscuro e dividido em onze nichos, onde também serão apresentados diversos trechos de filmes.  

+ Veja quais são as mostras em cartaz na cidade

Zé do Caixão - Virada Cultural 2011 - 2212
José Mojica: Mostra sobre Zé do Caixão abriu no sábado (31), no MIS (Foto: Andre Sigwalt)

No Museu da Imigração, também haverá a celebração do Dia de los Muertos, na segunda (2) entre 13h e 20h,  com costumes, roupas, cores e decorações mexicanas.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO