Especial

Museus oferecem visitas guiadas e brincadeiras para as crianças

Peças de teatro, apresentações musicais e jogos também fazem parte da programação em outubro

Por: Redação VEJASÃOPAULO.COM - Atualizado em

Barbatuques
Itaú Cultural traz apresentação do grupo Barbatuques (Foto: Inaê Coutinho)

Os diversos museus espalhados pela capital estão cada vez mais preparados para receber o público infantil. Prova disso são as atividades e oficinas lúdicas ligadas às exposições em cartaz, além das visitas guiadas exclusivamente para a garotada. Em outubro, a programação fica ainda mais intensa em comemoração ao Dia da Criança. Confira as atrações a seguir: 

Itaú Cultural

O espaço apresenta peças de teatro, shows e oficinas nos fins de semana. Neste sábado (12), às 17h, e neste domingo (13), às 11h30, é a vez do grupo Barbatuques mostrar TumPá, seu primeiro álbum dedicado às crianças, com canções autorais do grupo que faz sons da natureza e das cidades por meio da percussão corporal.

Já no dia 19, às 15h, a oficina Re-Cria-Fotos, promovida pelos educadores, vai incentivar crianças e adultos a brincarem de Instagram da vida real. Após imprimir fotos, os participantes poderão editar imagens, aplicando filtros feitos de celofane e bordas de clássicos da fotografia, como Polaroid e Lomo. 

O quarto fim de semana do mês recebe o espetáculo Circo Poeira, apresentado pela companhia de mesmo nome, no dia 26, às 17h, e no dia 27, às 11h30. Na peça, um velho mestre de picadeiro conta a história do circo. O mesmo tema é abordado na oficina, às 14h, comandada pela trupe. Um circuito apresenta diversas modalidades do circo nas estações, como malabarismo. 

Para participar das oficinas, é preciso se inscrever na recepção do instituto. Os ingressos para as apresentações são distribuídos com 30 minutos de antecedência na bilheteria. 

Museu da Língua Portuguesa

Uma atividade especial vai tomar conta do local no dia 12. Às 13h, Museu Autorzinho estimula crianças de 8 a 12 anos a criarem seus próprios museus dentro de pequenas caixas. As inscrições devem ser feitas 15 minutos antes. Nos dias 19 e 26, a partir das 13h, a garotada é convidada a cantar no karaokê. Já aos domingos do mês, visitas guiadas serão oferecidas das 14h às 16h, sem agendamento prévio.

Catavento Cultural e Educacional

Neste sábado (12), os visitantes vão assistir às apresentações do carismático trio de físicos do Ciência em Showem duas sessões que ocorrem às 13h30 e às 15h30, no Auditório do Catavento. Já no domingo (13), nos mesmos horários, serão apresentados shows de mágica.

Museu da Imagem e do Som (MIS)

A Maratona Infantil faz sucesso durante o ano inteiro, mas uma edição especial foi preparada para outubro. Neste domingo (13), haverá exibição de filmes, oficinas, circo, teatro econtação de histórias. Até a Disco Baby, festa que ficou conhecida por levar pais e filhos juntos às pistas, vai agitar o espaço das 10h às 17h. Além disso, o espetáculo Circo Alegria e Cidadania, com o grupo Folias de Picadeiro, ocorre no auditório às 12h. Confira programação completa aqui.

Museu do Futebol

No sábado (12), haverá jogos educativos para pais e filhos, como a brincadeira com cartas Memória + Ação. Na atividade Com que roupa eu vou?, às 11h e às 14h, o visitante será convidado a montar roupas contemporâneas e antigas utilizadas por torcedores, jogadores e juízes.

Pinacoteca

Uma caixa de brinquedos educativos guarda os segredos da diversão, como o Olho Vivo. No jogo, a criança descobre por meio de pistas detalhes de obras presentes no acervo do museu. Recomendada para crianças a partir de 6 anos. Neste sábado (12), às 12h, também haverá contação de história.

Museu de Arte Sacra

Para contar às crianças como foi construído o Mosteiro da Luz, o espaço preparou a contação de histórias Construindo Um Prédio de Barro, durante todos os sábados do mês. Nos mesmos dias, às 14h30, a oficina Pequenos Arquitetos propõe que elas façam construções tridimensionais com diversos materiais. Dica: chegue com 15 minutos de antecedência para garantir a sua vaga nas aulas.

Casa das Rosas

Um passeio pelo jardim já garante a diversão. Neste sábado (12), às 11h, o programa fica ainda melhor, com o resgate de brincadeiras populares ao ar livre. Mais tarde, às 14h, tem a contação A Benzedura da Caipora e Outras Histórias de Mamulengo para Crianças, com o Grupo Mão na Luva. São contos de Pedro Malasartes e cantigas populares acompanhadas de percussão e ventriloquia. Após a apresentação, haverá oficina de dedoche para as famílias.

Casa Guilherme de Almeida

Em 12 de outubro, das 14h às 16h, a Casa Guilherme de Almeida traz oficina de livros animados, na qual os participantes serão convidados a produzir personagens e criar uma pequena história. Depois da oficina, às 16h, será exibido o longa-metragem Branca de Neve e os Sete Anões. É necessário se inscrever com antecedência.

Fonte: VEJA SÃO PAULO