Cultura

Museu da Língua Portuguesa faz programação itinerante pelo estado

Em 4 de março, mostra do acervo será inaugurada em Araraquara. Instituição pode mudar de nome

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Incêndio Museu da Língua Portuguesa
Museu da Língua Portuguesa continua sua programação itinerante, depois do incêndio do ano passado (Foto: )

Destruído por um incêndio em dezembro do ano passado, o Museu da Língua Portuguesa decidiu reiniciar sua programação de 2016 com exposições itinerantes pelo estado de São Paulo. A apresentação das mostras em outras cidades já era praticada pela instituição e virou agora uma estratégia alternativa para que as atividades continuem, em paralelo à reforma do prédio.

+ Câmera registra início de incêndio do museu

A coleção Estação da Língua apresenta o idioma português e sua história por meio de instalações interativas e tecnológicas. Após passar por cidades como Santos, Registro, Sorocaba, Campinas e Ribeirão Preto, a exposição estreará em Araraquara, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, em 4 de março. Em cartaz até 2 de abril, segue, então, para Pirassununga.

Incêndio Museu da Língua Portuguesa
As chamas do lado de fora e o cenário de destruição dentro do prédio: 5 000 dos 7 700 metros quadrados destruídos (Foto: Mariana Topfstedt/Estadão Conteúdo)

Museu pode ser rebatizado

Em voga na Assembleia Legislativa de São Paulo, um projeto de lei prevê que a instituição mude seu nome para Museu da Língua Portuguesa - Brigadista Ronaldo Pereira da Cruz, nome do bombeiro de 39 anos, morto durante a tentativa de apagar o incêndio que tomou o prédio.

Fonte: VEJA SÃO PAULO