Concertos

Grupos do Teatro Municipal se apresentam em terminais, igrejas e escolas

Projeto Municipal na Cidade levará música clássica gratuita a diversos pontos da capital

Por: Fernando Masini - Atualizado em

Balé da Cidade
Balé da Cidade: apresentação no Terminal Parque Dom Pedro II (Foto: Fernando Masini)

Na manhã desta terça (30), cerca de cinquenta usuários do terminal Parque Dom Pedro II, no centro da capital, voltaram a sua atenção para uma performance inusitada no local: integrantes do Balé da Cidade, um dos principais grupos de dança do país, apresentaram trechos de uma coreografia ao ar livre.

Antes deles, membros da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coro Lírico também fizeram uma breve apresentação, de dez minutos, para a população que passava pelas imediações. Trata-se de uma ação que a prefeitura e a Fundação Theatro Municipal pretendem tornar recorrente com o projeto Municipal na Cidade.

+ Marin Alsop rege Osesp em Campos do Jordão

Mais de 130 apresentações gratuitas estão programadas para serem realizadas neste segundo semestre em diversos pontos de São Paulo como igrejas, CEUs, terminais de ônibus e escolas. Veja a programação das próximas semanas abaixo.

 

Corpos que pertencem ao Teatro Municipal, a exemplo da Orquestra Sinfônica Municipal, o Coral Paulistano Mário de Andrade, o Quarteto de Cordas de São Paulo e o Balé da Cidade, vão participar do projeto, que teve início nesta terça (30) e segue até dezembro.

Em formação reduzida, esses grupos farão curtas intervenções aos moradores. "Abrir o teatro para a população é consolidar o tradicional palco como espaço democrático da cidade", disse o maestro John Neschling, diretor artístico do Theatro Municipal, à imprensa durante lançamento do programa.

 

+ Mostra reúne tirinhas do quadrinista argentino Liniers

Também presente no encontro, o prefeito Fernando Haddad disse que muitas pessoas dizem que "não gostam de música clássica porque nunca ouviram". "Garantir o acesso à música erudita é promover a transformação das pessoas", complementou.

A programação conta ainda com um concerto especial, previsto para ser realizado em dezembro, dedicado aos motoristas e cobradores de ônibus junto a suas famílias, e ensaios abertos ao público.

Confira a programação deste mês (julho)

Terminal Parque Dom Pedro II

Balé da Cidade de São Paulo: quarta (1º/7), às 12h; quinta (2/7), às 12h; sexta (3/7), às 12h

CEU Feitiço da Vila

Coral Paulistano Mário de Andrade: domingo (12/7), às 17h

Paróquia São José do Ipiranga

Coral Paulistano - Missas de Mozart: domingo (5/7), às 12h

Galeria Olido

Balé da Cidade: quinta (16/7), às 20h; sexta (17/7), às 20h; sábado (18/7), às 20h; domingo (19/7), às 19h; quinta (23/7), às 20h; sexta (24/7), às 20h; sábado (25/7), às 20h; domingo (26/7), às 19h

Theatro Municipal

Concerto para a campanha do agasalho - Orquestra Sinfônica Municipal: sábado (4/7)

Escadaria do Theatro Municipal

Coro Lírico: sexta (24/7), às 18h

Coral Paulistano: quarta (29/7), às 12h

Fonte: VEJA SÃO PAULO