concertos

Mudanças no conselho da Osesp

Presidente da Abril S.A., Fábio Colletti Barbosa assume presidência do Conselho de Administração da instituição

Por: Jonas Lopes - Atualizado em

Sala São Paulo Osesp
A Osesp na Sala São Paulo (Foto: Alessandra Fratus)

A Fundação Osesp, organização social que gere a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, anunciou hoje que o executivo Fábio Colletti Barbosa é o novo presidente do Conselho de Administração da instituição. Presidente da Abril S.A., Barbosa substitui o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que ocupava o cargo desde a criação da fundação, em 2005. Ele chegou ao limite de dois mandatos consecutivos e agora foi nomeado presidente de honra.

Houve também mudanças na configuração do conselho. Saem o economista Horacio Lafer Piva, o banqueiro Pedro Moreira Salles e o ex-embaixador do Brasil em Washington Rubens Barbosa, todos por terem atingido o tempo máximo de permanência no conselho. Eles serão substituídos por Heitor Martins, ex-presidente da Fundação Bienal e sócio da empresa de consultoria McKinsey, Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu, e os economistas Antonio Quintella e Eliane Cardoso.

Regente titular da Sinfônica do Estado desde o início de 2012, a americana Marin Alsop foi nomeada diretora musical da orquestra, título comum aos maestros de conjuntos dos Estados Unidos e da Europa. Assim, a Osesp passa a ter o comando das atividades cotidianas compartilhado por Marin, pelo diretor artístico Arthur Nestrovski e pelo diretor executivo Marcelo Lopes.

Fonte: VEJA SÃO PAULO