CIRCUITO ALTERNATIVO

Confira as boas opções do fim de semana nas mostras

Documentários exibidos no Festival do Rio e filmes de John Carpenter estão entre as boas pedidas para cinéfilos

Por: Tiago Faria - Atualizado em

Roman Polanski: Memórias
'Roman Polanski: Memórias': sucesso no Festival de Veneza (Foto: Divulgação)

No aquecimento para a Mostra Internacional de São Paulo, que começa no dia 19 de outubro, cinco ciclos de filmes trazem opções variadas para o público da cidade. A seguir, confira um destaque de cada evento para assistir neste fim de semana:

Roman Polanski: Memórias (2011), de Laurent Bouzereau

As muitas controvérsias que marcaram a trajetória do diretor de O Bebê de Rosemary (1968) e O Pianista (2002) são relembradas na tela. A prisão em 1977, quando foi acusado de abuso sexual, está entre as lembranças repassadas pela fita, que estreou na edição mais recente do Festival de Cannes, fora da competição. Doc.Sesc - Festival do Rio, Sábado (6), 19h, CineSesc.

Fuga de Nova York
Kurt Russel em 'Fuga de Nova York': ficção científica em tom pessimista (Foto: Divulgação)

Fuga de Nova York (1981), de John Carpenter

Um dos filmes mais cultuados do diretor John Carpenter, homenageado em mostra no CineSesc, traz um olhar apocalíptico para o futuro dos Estados Unidos. O herói, interpretado por Kurt Russell, tem 24 horas para resgatar o presidente do país, que foi sequestrado. Retrospectiva John Carpenter, Domingo (7), 16h30, CineSesc.

O Rei da HQ
O quadrinista Ralf König é retratado no documentário "O Rei da HQ" (Foto: Divulgação)

O Rei da HQ - Ralf König (2012), de Rosa Von Praunheim

O filme mais recente do diretor alemão é um documentário que, inédito no Brasil, foi exibido na edição deste ano do Festival de Berlim. Ativista gay, o cineasta de O Einstein do Sexo (1999) retrata Ralf König, um dos quadrinistas mais cultuados – e ousados - da Alemanha. Imagens Engajadas - Uma Homenagem a Rosa Von Praunheim, Sábado (6), 17h, CCBB.

Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora
'Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora': automobilismo e música pop (Foto: Divulgação)

Roberto Carlos a 300 km por Hora (1971), de Roberto Farias

Na terceira parte da trilogia musical de Roberto Carlos, o cantor interpreta um mecânico que, cansado de consertar os carros dos clientes, decide ele mesmo disputar um prêmio em Interlagos. O maior sucesso de bilheteria de 1971 fez um público de 2,7 milhões de espectadores. Os Múltiplos Lugares de Roberto Farias, Sábado (6), 20h30, Cinemateca.

O Homem do Pau-Brasil
'O Homem do Pau-Brasil': delírios de Joaquim Pedro de Andrade (Foto: Divulgação)

O Homem do Pau-Brasil, de Joaquim Pedro de Andrade

O escritor Oswald de Andrade (1890-1954), um dos principais nomes do movimento modernista brasileiro, ganha um tributo repleto de liberdades poéticas. Um ator e uma atriz, Ítala Nandi e Flávio Galvão, representam simultaneamente o personagem principal. Retrospectiva Joaquim Pedro de Andrade, domingo (7), 17h30, Cine Olido.

Fonte: VEJA SÃO PAULO