37ª Mostra Internacional de Cinema

Clássico do cinema alemão é exibido ao ar livre neste domingo (27)

Nathan, o Sábio (1922) terá acompanhamento da Orquestra Sinfônica Petrobras; confira outros destaques do dia

Por: Redação VEJASÃOPAULO.COM

Mostra 2013 Nathan o Sábio
'Nathan, o Sábio': clássico restaurado ganha apresentação no Auditório Ibirapuera como parte da programação da 37ª Mostra Internacional de Cinema (Foto: Reprodução)

Nathan, o Sábio (1922), considerado um dos principais títulos do cinema mudo alemão, será exibido gratuitamente ao ar livre neste domingo (27) na parte externa do Auditório Ibirapuera. A projeção será acompanhada de trilha sonora especialmente composta para o filme, executada pela Orquestra Sinfônica Petrobras.

+ Confira toda a programação da Mostra Internacional de Cinema

Inspirado na derradeira peça de Lessing (1729-1781), que a escreveu como um protesto ao antissemitismo, o longa é ambientado durante uma Cruzada, quando judeus, muçulmanos e cristãos entraram em conflito na cidade de Jerusalém. Apesar de bem recebido pela crítica e pela imprensa na época, o filme enfrentou resistências da censura e, com a ascensão do nazismo na Alemanha, uma década depois, saiu de circulação.

A cópia a ser apresentada foi encontrada em Moscou, em 1996, e restaurada pelo Film Museum München.

OUTROS DESTAQUES DO DIA

- 3X3D, no qual Peter Greenaway, Jean-Luc Godard e Edgar Pêra viajam até a cidade de Guimarães, em Portugal para explorar as capacidades do cinema 3D. No Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca 1, às 13h.

- O Grande Mestre, de Wong Kar Wai, que abriu a mais recente edição do Festival de Berlim e mostra a história real do homem responsável pelo treinamento de Bruce Lee. No Espaço Itaú Frei Caneca 3, às 21h50.

- Cabra Marcado Para Morrer, de Eduardo Coutinho. O documentário, um divisor de águas do gênero no Brasil é acompanhado do mais recente curta do realizador, Porrada, filmado com internos do Instituto Pinel. Na Cinemateca, às 18h.

- Spartacus, de Stanley Kubrick. O épico do diretor narra uma revolta contra gladiadores que acabou por detonar uma crise em toda a Península Italiana. No Cinemark Shopping Cidade Jardim 6, às 21h.

+ Veja a programação completa do dia

Fonte: VEJA SÃO PAULO