Arte

Mostra gratuita sobre as Olimpíadas se espalha pela cidade

FAAP, Shopping Iguatemi, Conjunto Nacional e três estações de metrô recebem imagens dos jogos realizados em Atenas, em 1896

Por: Veja São Paulo

Olimpíadas_Atenas 1896
Imagens de atletas de salto com vara fazem parte da mostra (Foto: Divulgação)

Uma exposição itinerante toma vários pontos da cidade entre este mês de junho e agosto, em celebração às Olimpíadas. FAAP, Shopping Iguatemi, Conjunto Nacional, assim como as estações de metrô Sé, Paraíso e República recebem fotografias históricas da primeira edição dos jogos olímpicos da era moderna, em 1896, em Atenas, na Grécia. A mostra aconteceu pela primeira vez em Londres, em 2012, que sediou os últimos jogos olímpicos: são quase 70 reproduções de fotografias, ilustrações e notícias de jornal.

Atenas 1896 - A Primeira Olimpíada Moderna já pode ser vista na Estação Sé de Metrô. A partir de sexta (17) é iniciada a programação oficial, na FAAP. A entrada é gratuita em todos os locais. 

Olimpíadas_Atenas 1896
Competição de esgrima já acontcia na primeira edição dos jogos da era moderna (Foto: Divulgação)

Feitas principalmente pelo grego Iannis Lampakis (1851-1916) e pelo alemão Albert Meyer (1857-1924), as imagens pertencem à Coleção do Museu Benaki, de Atenas, ao Centro Cultural Grego de Londres e aos arquivos da família Lampakis.

+ Shopping Morumbi recebe o museu itinerante das Olimpíadas

Como foram os jogos de 1896

Os Jogos Olímpicos aconteceram pela primeira vez em 776 a.C. no santuário de Olímpia (Grécia) em homenagem a Zeus. Com o cristianismo, porém, os jogos foram abolidos por se tratar de um evento pagão. Eles só foram retomado em 1896, em Atenas, quando Pierre de Coubertin e Dimitrios Vikelas, empresário grego e primeiro presidente do Comité Olímpico Internacional, assinaram o acordo que garantia a Atenas sediar os primeiros jogos olímpicos modernos.

Olimpíadas_Atenas 1896
Estádio onde aconteceram os jogos, em Atenas (Foto: Divulgação)

O evento incluía as provas de atletismo (corrida, salto em altura, salto em distância, salto com vara, lançamento de disco, arremesso de peso e maratona), ginástica, esgrima, luta livre, tiro, esportes aquáticos (iatismo, natação, remo e polo aquático), ciclismo, hipismo, tênis e cricket. Nesta primeira edição foram 43 vitórias olímpicas, sendo 11 americanas, 10 gregas, 7 para a Alemanha e 5 para os franceses. Desde então, já foram feitos 28 Jogos Olímpicos.

Olimpíadas_Atenas 1896
Corredor grego Spyros Louis foi o campeão olímpico da edição (Foto: Divulgação)

Programação

  • Até 30 de junho: Estação Sé de Metrô
  • 17 de junho a 2 de julho: FAAP
  • 7 de julho a 25 de julho: Shopping Iguatemi
  • 10 de julho a 31 de julho: Estação Paraiso do Metrô
  • 1 de agosto a 20 de agosto: Conjunto Nacional
  • 10 de agosto a 31 de agosto: Estação República do Metrô

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO