Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Quinta (1°)

Confira a programação

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Hemel
'Hemel': Cine Livraria Cultura 2, 21h10 (Foto: Divulgação)

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1

13h - WALK AWAY RENÉE (idem, documentário, 90 min. França, 2011. Dir.: Jonathan Caouette) - O diretor Jonathan Caouette atravessa o país com sua mãe portadora de doença mental. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

14h45 - SINFONIA DA PRIMAVERA (Habllada La´Aviv Haboche, 105 min. Ficção. Israel, 2012. Dir.: Benni Torati) - Yosef Tawila é dono de uma cervejaria e sente falta de seus dias de glória como músico do Conjunto Turquesa. O filho de um amigo seu entra em seu lugar, mas traz más notícias: seu pai está morrendo de câncer no pulmão. Antes que seu amigo mora, Tawila fará de tudo para que o conjunto musical toque, pela primeira vez, a Sinfonia da Primavera Choramingona. Falado em hebraico. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

16h45 - PREENCHENDO O VAZIO (Lemale et Ha’halal, 87min, ficção, França/Israel, 2012. Dir.: Rama Burshtein) - Shira, uma garota de 18 anos, é a filha caçula de uma família ortodoxa de Tel Aviv. Ela está prestes a se casar com um jovem. Mas tudo muda quando sua irmã de 28 anos, Esther, morre ao dar à luz seu primeiro filho. Falado em hebraico. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

18h35 - LAURA (idem, documentário, 78min. Brasil, 2012. Dir.: Felipe Gamarano Barbosa) - Desenvolvido como uma produção do projeto DOC TV, conta a história de uma imigrante brasileira em Nova York. Há 25 anos, Laura sai para as festas mais badaladas e frequenta restaurantes caros. No entaqnto, mora em uma espécie de cortiço, dividindo o banheiro com outros moradores do andar. Falado em português, inglês e espanhol. Legendas em português. Legendas eletrônicas em inglês. 12 anos.

20h45 - MARGARET MEE E A FLOR DA LUA (idem, documentário, Brasil, 2012. Dir.: Malu de Martino) - O longa, que estreou no Festival do Rio, presta tributo à artista botânica inglesa Margaret Mee, que morreu em 1988, aos 79 anos de idade. Ativista ferrenha, ela deixou centenas de pinturas de espécies da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica.Falado em português, inglês. Legendas em português. Legendas eletrônicas em inglês. Livre.

22h25 - MUNDO INVISÍVEL (idem, documentário, 70min, Brasil, 2012. Dir.: Vários diretores) - Em doze episódios, dirigidos por cineastas como Wim Wenders e Manoel de Oliveira, é discutida a invisibilidade no mundo contemporâneo. Leon Cakoff, criador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, é um dos produtores do longa, ao lado de sua mulher, Renata de Almeida, que organiza hoje o evento. Falado em português, inglês, armênio. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2

13h - O COMBOIO (Convoy, 83min, ficção, Rússia. Dir.: Alexey Mizgirev) - O traumatizado capitão Ignat é enviado para capturar dois desertores, que serão entregues à corte militar. Acompanhado por um soldado, viaja a Moscou e encontra um deles com vida. Mas o estranho aos poucos muda as atitudes de Ignat. Falado em russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

14h40 - ERA UMA VEZ NO OESTE (Once Upon a Time in West, 165min., faroeste. Itália, EUA, 1968. Dir.: Sergio Leone) - Um pistoleiro misterioso apelidado de Harmonica chega a uma cidadezinha no Velho Oeste em busca de vingança contra Frank, um inescrupuloso assassino de aluguel, acusado de matar uma família inteira. O filme é considerado por muitos críticos a obra-prima de Sergio Leone. Falado em inglês. Legendas em sem legendas. Legendas eletrônicas em português.Livre.

17h40 - MICHAEL (idem, 98 min. Ficção. Índia, 2011. Dir.: Ribhu Dasgupta) - Ambientado em Calcutá, o filme apresenta o policial Michael, que após matar acidentalmente uma criança de doze anos tem a vida virada do avesso. Ele perde o emprego, e é obrigado a piratear filmes para sobreviver. Enquanto isso, o pai da criança morta lhe faz ligações, ameaçando seu filho. Falado em hindi. Legendas eletrônicas em português.16 anos.

19h40 - SEM OUTONO, SEM PRIMAVERA (Sin Otoño, sin Primavera, ficção, Equador/Colômbia/França, 2012. Dir.: Ivan Mora Manzano) - Nove histórias de adolescentes equatorianos são intercaladas na narrativa. O desencanto da juventude de classe média une experiências como a de Lucas, um estudante de direito que se vicia em pílulas para dormir. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

21:20 - A COPA ESQUECIDA (Il Mundial Dimenticato, documentário, 95min, Itália, 2012. Dir.: Lorenzo Garzella e Filippo Macelloni) - Inspirado em um conto do escritor argentino Osvaldo Soriano, o longa mistura comédia e documentário para especular sobre a Copa do Mundo que teria sido organizada em 1942 na Patagônia, na II Guerra, sem aprovação da FIFA. Falado em espanhol, italiano, inglês, alemão, português, mapuche. Legendas eletrônicas em português. Livre.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 3

14h - NA NEBLINA (V Tumane, ficção, 127 min. Rússia, Alemanha, Letônia, Holanda, Bielorússia, 2012. Dir.: Sergei Loznitsa) - Drama retrata a busca de dois soldados russos por um homem acusado de traição, na Belarus ocupada pelos nazistas em 1942. Exibido na competição do Festival de Cannes. Falado em russo. Legendas em português. Livre.

16h30 - RIO DE OURO (Rio de Oro, 96min, ficção, México, 2011. Dir.: Pablo Aldrete) - Norte do México, 1853. Durante o conflito entre índios apaches, mexicanos e soldados americanos, um tropeiro decide vender seu rebanho em busca de uma nova vida na Cidade do México. Para isso, ele terá que atravessar os perigosos territórios indígenas. Falado em espanhol, atabascano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

18h30 - O AMIGO ALEMÃO (El Amigo Alemán, ficção, 99min, Alemanha/Argentina, 2012. Dir.: Jeanine Meerapfel) - Vizinhos na infância, Sulamit e Fredrich são filhos de pais alemães que migraram para a Argentina durante a Segunda Guerra Mundial. A partir dos anos 50, eles vivem uma história de amor que se desenrola por vários anos numa sucessão de desencontros. Falado em alemão, espanhol. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

20h30 - MEUS 13 ANOS (Little Thirteen, ficção, 90min, Alemanha, 2012. Dir.: Christian Klandt) - Sarah tem 13 anos de idade e já foi para a cama com dezenas de homens. Pela internet, ela conhece Lukas, um adolescente de 18 anos, e pela primeira vez começa a sonhar com uma relação longa. Falado em alemão. Legendas eletrônicas em português.12 anos.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 4

14h - EU NÃO FAÇO A MENOR IDEIA DO QUE EU TÔ FAZENDO COM A MINHA VIDA (idem, ficção, 90 min. Brasil, 2012. Dir.: Matheus Souza) - Clara (Clarice Falcão) escolheu fazer medicina pelo simples fato de que toda sua família é formada por médicos. Não era o que ela queria, mas ela também não sabe se existe algo com o qual se identifique. Para se descobrir, ela inicia uma nova vida paralela sem contar para os pais ou namorado. Com Rodrigo Pandolfo e Leandro Hassum. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. 12 anos.

15h50 - A CULPA DO CORDEIRO (La Culpa Del Cordero, ficção, 81min, Uruguai, 2012. Dir.: Gabriel Drak) - Casados há mais de 35 anos, Jorge e Elena passam por um período de transição. Com a recente aposentadoria do marido, eles convidam seus quatro filhos para um churrasco. O objetivo é contar sobre os seus planos de mudança. No decorrer do dia, segredos de família serão revelados. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.

17h30 - O FIM DO AMOR (The End of Love, 90min, ficção, EUA, 2012. Dir.: Mark Webber) - O ator americano Mark Webber dirige este drama sobre Mark, um ator que se vê obrigado a assumir responsabilidades difíceis quando a mãe de seu filho pequeno morre. Selecionado para a competição do Festival de Sundance .Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

19h20 - OS VISITANTES (Die Besucher, ficção, Alemanha, 2012. Dir.: Constanze Knoche) - Jacob vive no campo com a esposa. Regularmente, envia dinheiro para os seus três filhos, que moram na cidade grande. Um dia, o pai visita os filhos para contar a eles uma notícia: não vai mais sustentá-los. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

21h10 - PROGRAMA LOZNITSA 2 (82min). Filmes de Sergei Loznitsa. Bloqueio (Blokada, 52min); Fábrica (Fabrika, 30min). Falado em sem diálogo. Legendas em sem legendas. 16 anos.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 5

14h - OURO COLOMBIANO: 400 ANOS DE MÚSICA DA ALMA (Oro Colombiano: 400 Años de Musica Del Alma, 63min, documentário, 2012. Dir.: Sanjay Agarwal e Ivan Higa) - Uma jornada musical pela costa caribenha da Colômbia, o filme analisa a herança musical da região, que mistura as culturas africana, indígena e européia. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

15h20 - NO LIXO (Décharge, 94min, ficção, Canadá, 2011. Dir.: Benoit Pilon) - Ex-delinquente juvenil, Pierre Dalpé vive com a esposa e os três filhos em um bairro pobre. Ao sair com os amigos para intimidar bandidos, ele agride uma jovem prostituta. Ele a abandona numa pilha de lixo. Mas, cheio de remorso, fica obcecado por ela. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.14 anos.

17h10 - O PARAÍSO DOS ANIMAIS (Le Paradis de Bêtes, 104min, ficção, França, 2012. Dir.: Estelle Larrivaz) - Dominique é um pai possessivo que administra um pet shop com sua irmã. Quando a relação violenta com sua mulher Cathy sai do controle, ele foge com seus filhos Clarisse e Ferdinand. Escondido em uma estação de esqui de luxo, ele cria um mundo de fantasia para ser amado pelas crianças. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

19h10 - BRUTAL (Die Räuberin, drama, 92min, Alemanha, 2011. Dir.: Markus Busch) - No início do inverno, numa viagem ao extremo norte da Alemanha, a atriz Tania, de 43 anos, conhece Thore, de 15. Após esse envolvente encontro, ela decide tirá-lo de seus pais. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

21h - BERGMAN & MAGNANI: A GUERRA DOS VULCÕES (Bergman and Magnani, 62 min. Documentário. Itália, 2011. Dir.: Francesco Patierno) - O documentário aborda uma curiosidade: numa mesma época, eram filmados dois filmes diferentes, numa mesma ilha: Vulcano (1950), com Anna Magnani, que tinha acabado de se separar de Roberto Rossellini, e Stromboli (1950), filme que dá início ao relacionamento artístico e romântico entre Ingrid Bergman e Rossellini. Falado em italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

22h20 - PROGRAMA LOZNITSA 4 (88min).Filmes de Sergei Loznitsa. Paisagem (Peyzah, 60min); Hoje Vamos Construir uma Casa (Today we are Going to Build a House, 28min). Falado em vários. Legendas em vários. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 6

14h - PROGRAMA: UM OLHAR SOBRE A SÍRIA (110min). Seleção de curtas. Inundação no País do Baath (A Flood in Baath Country, de Omar Amiralay, 46min); O Incubador do Sol (Hadinat al Shams, de Ammar Al-Beik, 12min); Quando Elefantes Lutam, é a Grama que Sofre (The Suffering Grasses, de Iara Lee, 52min).Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

16h10 - A CARA QUE MERECES (Idem, 108min, ficção, Portugal, 2004. Dir.: Miguel Gomes) - Ao completar 30 anos, Francisco se vê diante de um dito popular português: “Até os 30, você tem a cara que Deus lhe deu. Depois disso, você tem a cara que mereces”. A comédia musical é o longa de estreia de Miguel Gomes, homenageado na Mostra deste ano com uma retrospectiva. Falado em português de portugal. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

18:20 - VIDAS CURDAS (Mesh, ficção, 90 min. Alemanha, Turquia, 2011. Dir.: Shiar Abdi) - O perturbado Xelilo e o garoto Cengo descobrem que têm características em comum: ambos são pobres e têm suas vidas transformadas quando o exército turco toma o poder em 1980. Falado em turco, curdo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

20:10 - ÚLTIMA SEXTA-FEIRA (Al Juma Al Akheira, 88min. Ficção. Jordânia, 2011. Dir.: Yahya Alabdalla) - Quando um pai divorciado de 40 anos descobre que precisa se submeter a uma cirurgia urgente nos próximos quatro dias – uma cirurgia que ele não tem dinheiro para pagar –, ele é forçado a lidar com a vida da qual se isolou por muito tempo. Falado em árabe. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

CINE SABESP

14h - OPERATION LIBERTAD (Idem, 90min, ficção, Suíça/França, 2012. Dir.: Nicolas Wadimoff) - Em 1978, integrantes de um pequeno grupo revolucionário se infiltram em um banco suíço. Eles filmam toda a ação para provar a conexão entre o sistema financeiro e ditadores. Trinta anos depois, as fitas da “Operação Libertad” vêm à tona. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

16h - O CORDEIRO (Behold the Lamb, 83min, ficção, Inglaterra. Dir.: John McIlduff) - Liz e Eddie saem para comprar drogas. No caminho, a dupla sofre uma série de situações cômicas, bizarras e trágicas. Exibido no Festival de Toronto. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos.

18h - MINHA FELICIDADE (Schastye Moe, ficção, 127 min. Alemanha, Ucrânia e Holanda, 2010. Dir.: Sergei Loznitsa) - O caminhoneiro Georgy (Viktor Nemets) anda por estradas russas e depara com policiais corruptos. Recolhe flagrantes tristes, como o do velho que perdeu a identidade depois da II Guerra e o de uma menina, prostituta por sobrevivência e vontade própria. Na segunda parte do enredo, o protagonista, inerte após ser atacado por ladrões, é explorado, inclusive sexualmente, por uma cigana. Falado em russo. Legendas em português. 18 anos.

20h30 - MANTENHA-ME EM PÉ (Tiens Moi Droite, 65 min. Documentário. França, 2012. Dir.: Zoé Chantre) - Quando Zoé Chantre era criança, foi descoberta uma escoliose gigante no formato de um “S” em sua espinha, e um angioma grande no cérebro esquerdo. Essas condições a preveniram de carregar coisas pesadas e lhe deram enxaquecas oftálmicas. Sob pressão, ela começou a desenhar. Depois, quando redescobriu esses desenhos, ela decidiu fazer um filme, sozinha e sem equipe, com o mínimo de equipamento possível para não lhe pesar muito nas costas: uma câmera pequena, um microfone incorporado e um computador para montagem. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

22h - LA SIRGA (idem, ficção, 88min, Colômbia/França/México, 2012. Dir.: William Veja) - Traumatizada por um conflito armado, Alicia tenta começar vida nova em La Sirga, uma casa decadente nas margens de um grande largo nas serras dos Andes. A casa pertence a Oscar, seu único parente vivo, um velho ermitão. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

CINEMATECA - SALA BNDES

15h - ANTIVIRAL (idem, 110 min. Ficção. Canadá, 2011. Dir.: Brandon Cronenberg) - Primeiro longa-metragem de Brandon Cronenberg, filho do cineasta David Cronenberg. Um funcionário de um laboratório que cultiva vírus de celebridades para vendê-los aos fãs precisa desvendar a morte de uma estrela, depois que um microorganismo cai em mãos erradas. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

17h10 - DORES DE AMORES (idem, 80min, ficção, Brasil, 2012. Dir.: Raphael Vieira) - Inspirado em peça escrita por Leo Lama em 1989, o drama mostra um casal que, em crise após dez anos morando sob o mesmo teto, resolve apostar em uma ideia ousada para resolver as dificuldades da relação. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. 16 anos.

19h - RETIDÃO (Seigiha, ficção, 91 min. Japão, 1957. Dir.: Minoru Shibuya) - Inspirado em dois contos de Naoya Shiga. Okyo, uma comerciante teimosa e avarenta, mas de bom coração, cuida de um filho, que trabalha como mecânico, e de um amigo dele. A amizade dos três será testada depois de um acidente no trabalho. Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

21h - 111 GAROTAS (111 dokhtar, 79 min. Ficção. Iraque, Irã, 2012. Dir.: Nahid Ghobadi) - A paisagem do deserto iraniano é o pano de fundo para uma história que parece cômica, mas envolve uma dura crítica política. Um burocrata da capital viaja para o Curdistão para tratar de uma petição enviada por 111 mulheres curdas que exigem do presidente medidas para remediar a falta de maridos adequados na região. Falado em farsi. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

CINEMATECA - SALA PETROBRAS

14h - AMANHÃ? (Demain?, 100 min. Ficção. França, Portugal, 2012. Dir.: Christine Laurent) - Cinebiografia sobre a poetisa uruguaia Delmira Agustini, que às vésperas da Primeira Guerra Mundial, escrevia sobre o corpo e a sexualidade feminina. O longa ainda apresenta a admiração de sua obra por poetas como Rubén Dario e Manuel Ugarte e seu casamento com Enrique Job Reyes. Falado em francês, português. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

16h - FORA DO CAMINHO (Off The Beaten Track, 87min, documentário, Irlanda/Romênia, 2011. Dir.: Dieter Auner) - O documentário acompanha um ano na vida de Albin e de sua família de pastores no norte da Transilvânia. Seguindo a rotina da família, o filme documenta a sua luta para se adaptar a um mundo onde as tradições vêm perdendo gradualmente o valor. Falado em romeno. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

17h50 - AS HISTÓRIAS DO SR. SPALEK (Die Koffer des Hern Spalek, documentário, Alemanha. Dir.: Gregor Eppinger) - O longa reúne os arquivos do professor John M. Spalek, que reuniu uma série de documentos sobre a emigração alemã e histórias de exilados. Falado em alemão, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

19h - ANDREI RUBLEV (idem, ficção, 185 min. União Soviética, 1966. Dir.: Andrei Tarkóvski) - Dividida em sete capítulos, esta ficção narra a história do monge e pintor russo Andrei Rublev. Falado em russo, italiano, tatar. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

CINE LIVRARIA CULTURA 1

14h - NÔMADES DO INVERNO (Hiver Nomade, documentário, 90min, Suíça, 2012. Dir.: Manuel von Strüler) - O documentário acompanha a migração de inverno de Carole e Pascal, que saem em uma jornada de três meses com ovelhas, três macacos e quatro cachorros. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

15h50 - PERNAMCUBANOS - O CARIBE QUE NOS UNE (idem, documentário, 73min, Brasil, 2012. Dir.: Nilton Pereira) - As semelhanças culturais, musicais e religiosas entre duas regiões com raízes africanas: Cuba e Pernambuco. O que separa e une os dois lugares é apontado por uma diretora de teatro cubana, Fátima Patterson, e por uma artista e mãe de santo pernambucana, Bete de Oxum. Exibido no Festival do Rio. Falado em português, castelhano. Legendas em português. Legendas eletrônicas em inglês. Livre.

17h20 - A ÚLTIMA PALAVRA É A PENÚLTIMA (idem, 72 min, documentário. Brasil, 2012. Dir.: Evaldo Mocarzel) - Documentário sobre a intervenção cênica urbana organizada pela companhia Teatro da Vertigem. Falado em português, espanhol. Legendas em português. Legendas eletrônicas em inglês. 10 anos.

18h50 - ISTAMBUL (Isztambul, 99 min. Ficção. Turquia, Hungria, Holand, 2011. Dir.: Török Ferenc) - Quando Janos, um popular professor de 55 anos, sai de casa para ter um caso com uma de suas alunas, ninguém parece se importar. Mas quando sua mulher, Katalin, deixa o país de carona para “se encontrar”, sua família fica extremamente preocupada e faz de tudo para achá-la. Falado em húngaro, turco, inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

20h50 - NUNCA HOUVE UM IRMÃO MELHOR (I ne Bilo Luchshe Brata, 93min, ficção, Azerbaijão/Rússia/ Bulgária. Dir.: Murad Ibragimbekov) - Na capital azerbaijana de Baku, nos anos 70, vivem dois irmãos com temperamentos diferentes. O mais velho, Jalil, é um carteiro muito cuidadoso. O caçula Simurg é aventureiro por natureza. Quando eles se apaixona pela mesma garota, entram em conflito. Falado em russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

22h40 - YOU AND ME FOREVER (idem, 82min, ficção, Dinamarca, 2012. Dir.: Kaspar Munk) - Laura e Christine se consideram melhor amigas. Um dia, elas conhecem a misteriosa e fascinante Maria, e sua amizade é testada. Para Laura, o encontro muda o mundo que ela achava conhecer tão bem. Falado em dinamarquês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos.

CINE LIVRARIA CULTURA 2

16h - UM FILME PARA DIRCEU (idem, documentário, 80min, Brasil, 2012. Dir.: Ana Johann) - A diretora do longa foi procurada por Dirceu Cieslinski, um sanfoneiro paranaense que ficou paraplégico aos 17 anos, para que filmasse a história do músico. Assim começou a produção do filme, que combina a história do instrumentista com trechos de ficção. Venceu Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília deste ano. Falado em português. Legendas em inglês. Livre. Haverá debate após a sessão.

17h - PROGRAMA LOZNITSA 1 (88min) - Filmes de Sergei Loznitsa. A Estação de Trem (Polustanok, 25min); Retrato (Portrait, 28min); Vida, Outono (Zhizn, Osin, codirigido por Marat Magambetov, 35min). Falado em russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

19h30 - ÁFRICA NEGRA MÁRMORE BRANCO (Africa Nera Marmo Bianco, documentário, 77 min. Itália, Estados Unidos, 2011. Dir.: Clemente Bicocchi) - O ditador bilionário do Congo propõe transferir os restos mortais do explorador pacifista Peter Savorgnan de Brazza, que viveu no século 19, para seu túmulo em Argel, onde a população está passando fome. Um descendente de Brazza Italiano descobre a verdade por trás desta iniciativa. Violência, corrupção e traição fazem parte desta história. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

21h10 - HEMEL (idem, ficção, 80min, Holanda/Espanha, 2012. Dir.: Sacha Polak) - Hemel gosta de se divertir com homens, mas o pai dela, Gijs, é o único que realmente importa em sua vida. Quando Gijs se apaixona por uma jovem, Hemel se vê sozinha. Venceu Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Berlim. Falado em alemão, espanhol, árabe, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

22h50 - PROGRAMA LOZNITSA 3 (70min) - Filmes de Sergei Loznitsa. Artel (30min); O Milagre de Santo Antônio (40min). Falado em russo,português de portugal. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA 3

14h - INVASION (idem, ficção, 104min, Alemanha/Áustria, 2012. Dir.: Dito Tsindzadse) - Thriller. O viúvo Josef (papel de Burghart Klaussner) recebe a visita inesperada de duas pessoas: uma mulher chamada Nina, que diz ser uma amiga da sua falecida esposa, e o filho dela, Simon. Os convidados aos poucos invadem a rotina do homem solitário, com consequências violentas. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

16h - MYSTERY (idem, 98min, ficção, China/França, 2012. Dir.: Lou Ye) - Lu Jie não faz ideia que seu marido Yongzhao leva uma vida dupla, até o dia em que ela o vê entrando em um hotel com uma garota. Poucas horas depois, a jovem morre atropelada. O novo filme do diretor de Summer Palace (2006) e Amor e Dor (2011) foi exibido na mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes. Falado em mandarin. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

18h - A CAÇA (Jagten, ficção, 115 min. Dinamarca, 2012. Dir.: Thomas Vinterberg) - Mads Mikkelsen levou o prêmio de Melhor Ator na última edição do Festival de Cannes por este trabalho. Ele interpreta o professor Lukas, acusado injustamente de molestar sexualmente uma de suas alunas. Sua vida é transformada em um inferno por seus amigos e vizinhos.Falado em dinamarquês. Legendas em português. 14 anos.

20:10 - UMA BALA PARA O CHE (Una Bala para El Che, 75 min. drama. Uruguai, 2012. Dir.: Gabriela Guillermo) - Ethel, psicanalista uruguaia, decide procurar os documentos secretos que desvendam os executores de seu marido, professor de História Arbelio Ramirez, morto no Uruguai, durante um atentado a Che Guevara, planejado pela CIA. Falado em espanhol. Legendas em português. 10 anos.

RESERVA CULTURAL 1

14h - PURGATÓRIO (Araf, 124min, ficção, Turquia, França, Alemanha, 2012. Dir.: Yessim Ustaoglu) - Zehra e Olgun trabalham na cafeteria de um posto de gasolina, perto de uma estrada. O baque nessa rotina monótona ocorre quando Zehra fica fascinada por um caminhoneiro mais velho, Mahur. Exibido na Mostra Horizontes, do Festival de Veneza. Falado em turco. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

16h20 - PARAÍSO (Paradeisos, 105min, ficção, Grécia, 2011. Dir.: Panagiotis Fafoutis) - Os integrantes do bloco de carnaval Paradise, vestidos como Adão e Eva, participam do carnaval local, sob uma constante garoa. É nessa atmosfera de festa que Marianna volta à Grécia para surpreender seu namorado. Ela trama secretamente ficar com ele para sempre. Falado em grego. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

18h20 - LA NOCHE DE ENFRENTE (Idem, 110min, ficção, Chile/França, 2012. Dir.: Raúl Ruiz) - Morto em agosto de 2011, o diretor chileno deixou incompleto este drama que acompanha três fases na vida de um homem à beira da morte. Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

20h30 - JOVENS DE PEQUIM (Beijing Flickers, 96min., ficção. China, 2012. Dir: Yuan Zhang) - Após tentar duas vezes o suicídio, sem obter êxito, San Bao acaba num hospital e divide quarto com um travesti dançarino e poeta adepto a cirurgias plásticas. Mais tarde, quando sai do hospital, ele encontra alívio e apoio em seu grupo de amigos. Falado em mandarin. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Falado em mandarin. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

22h30 - PAUL BOWLES: A PORTA DA JAULA ESTÁ SEMPRE ABERTA (Paul Bowles: the Cage Door is Always Open, 89min, documentário, Suíça, 2012. Dir.: Daniel Young) - O longa, baseado em uma série de entrevistas concedidas pelo escritor pouco antes de sua morte, em 1999, conta a história do autor do best-seller O Céu que Nos Protege. A amizade com jornalistas como Truman Capote e o relacionamento com a escritora lésbica Jane Bowles estão entre os temas do documentário. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

CINE OLIDO

15h - SONATA SILENCIOSA (Silent Sonata, drama, 79 min. Eslovênia, Irlanda, Finlândia, Suécia, 2011. Dir.: Janez Burger) - Neste drama sem diálogos o cenário é de guerra.  Um homem viúvo vive com seus filhos em uma casa demolida no meio de um campo desolado. Ele está esperando um ataque bélico. Em vez disso, uma caravana errante chamada Circus Fantasticus estaciona em frente a sua casa. É possível que algo belo aconteça em um cenário de guerra e de morte? A vida pode continuar? Sem diálogos. Sem legendas. Legendas eletrônicas em português. Livre.

17h - LONGE DO VIETNÃ (Loin du Vietnam, 120min, documentário, França, 1967. Dir.: Joris Ivens, William Klein, Claude Lelouch, Agnès Varda, Jean-Luc Godard, Chris Marker e Alain Resnais) - Idealizado por Chris Marker, o filme francês coletivo reúne curtas criados para combater a propaganda americana e a cobertura da mídia sobre a Guerra do Vietnã. Foi produzido pelo grupo ativista SLON, Sociedade para o Lançamento de Novas Obras. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

19h30 - RISTABBANNA (idem, 87min, ficção, Itália, 2011. Dir.: Gianni Cardillo e Daniele de Plano) - O único integrante da família do velho mineiro Natale Giacalone que ainda resta é Rosina. Ela deixou a Itália e foi para os Estados Unidos com o sonho de se tornar atriz, mas nunca voltou. Para vê-la, Natale decide fazer alguns filmes. Com Ben Gazzara. Legendas eletrônicas em português. Livre.

VÃO LIVRE DO MASP

19h30 - CANÇÕES DE AMOR (Les Chansons d'Amour, 91min, ficção, França, 2007. Dir.: Christophe Honoré) - Os encontros e desencontros de três amantes em Paris. Falado em francês. Legendas em português. 12 anos.

FAAP

11h - SONHO E SILÊNCIO (Sueño y Silencio, ficção, 120 min. Espanha, França, 2012. Dir.: Jaime Rosales) - O arquiteto Oriol e a professora Yolanda vivem em Paris com suas duas filhas. Durante férias na delta do rio Ebro, eles sofrem um acidente que mudará suas vidas para sempre. Falado em espanhol, francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

15h - MEMORIES LOOK AT ME (idem, ficção, 91min, China, 2012. Dir.: Song Fang) - Fang volta para a casa de seus pais em Nanquim para passar alguns dias com ele. Durante a visita, a sua cunhada tenta levá-la para um encontro às escuras com um homem. Falado em mandarim. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

19h - O SORRISO DO CHEFE (Il Sorriso Del Capo, 75min, documentário, Itália, 2011. Dir.: Marco Bechis) - O diretor chileno do drama Terra Vermelha (2008) analisa a forma como o cinema foi usado na estratégia de propaganda do ditador italiano Benito Mussolini (1925-1943). O documentário é baseado nos arquivos do Instituto Luce, criado por Mussolini para divulgar a filosofia fascista.Falado em inglês, italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos.

MIS - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

14h - TONY MANERO (idem, 98min, ficção, Chile/Brasil, 2008. Dir.: Pablo Larraín) - Santiago, 1978. Em um período social conturbado, marcado pela ditadura de Pinochet, um homem cinquentão fica obcecado com a ideia de imitar o personagem de John Travolta em Os Embalos de Sábado à Noite. Falado em espanhol. Legendas em português. 18 anos.

16h - PARA SEMPRE (Tot Altijd, 120 min, ficção, Bélgica, 2012. Dir.: Nic Balthazar) - Thomas e Mario são jovens amigos. Mario é ambicioso e faz planos grandiosos. Quando sua carreira política está prestes a engrenar, ele é diagnosticado com esclerose múltipla. Thomas, que se tornou médico, testemunha a degradação do amigo. Falado em alemão. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

18h20 - EM SEGUNDA MÃO (idem, drama, 110 min. Portugal, 2012. Dir.: Catarina Ruivo) - Jorge (interpretado por Pedro Hestnes) conhece Laura e o filho dela André. Mãe e filho parecem ter uma vida perfeita, mas de perto nada é o que parece. O marido de Laura desapareceu misteriosamente e estranhos telefonemas perturbam a moça. Jorge quer protegê-la. As circunstâncias o colocam dentro deste mundo maravilhoso que ele julga conhecer. Falado em português de portugal. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

20h30 - OS CRIADORES (idem, documentário, 83 min. África do Sul, EUA, 2011. Dir.: Laura Gamse, Jacques de Villiers) - Jovens sul-africanos encontraram uma maneira criativa de manifestar suas preocupações com a desigualdade e a injustiça social. Seja por meio do grafite, do blues e da cultura hip hop, esses “criadores” usam a arma mais forte que têm em mãos: a arte. Falado em inglês, xhosa, africãner. Legendas eletrônicas em português. Livre.

MATILHA CULTURAL

14h - A PAREDE (Die Wand, 108 min. Ficção. Áustria, Alemanha, 2012. Dir.: Julian Roman Pölsler) - Grupo de amigos viaja pelas montanhas austríacas onde planejam passar um fim de semana de descanso. No dia seguinte, uma mulher do grupo descobre que os demais desapareceram. Ela parte em busca de seus amigos e descobre uma parede invisível que vai separá-la do resto do mundo para sempre. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

16h - SOMBRA DO MAR (Sea Shadow, 98min, ficção, Emirados Árabes, 2011. Dir.: Nawaf Al-Janahi) - Crescendo em uma pequena comunidade à beira-mar nos Emirados Árabes, um jovem rapaz e uma adolescente lutam contra a tradição e as convenções para optar por escolhas que vão contra as decisões tomadas por suas famílias. Falado em árabe. Legendas eletrônicas em português. Livre.

18h10 - NOSTALGIA (Nostalghia, ficção, 125 min. União Soviética e Itália, 1983. Dir.: Andrei Tarkóvski) - O poeta russo Górchakov (Oleg Iankóvski) vai à Itália para escrever o libreto de uma ópera sobre um compositor do século 18. Em meio a uma forte crise pessoal, ele conhece Domenico (Erland Josephson), espécie de “louco de Deus” que o instiga a um ato de fé aparentemente insano. Falado em italiano, russo. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

20h30 - FELICIDADE... TERRA PROMETIDA (Le bonheur... Terre promise, 94 min. Documentário. França, 2011. Dir.: Laurent Hasse) - Documentário sobre um andarilho anônimo que sai de casa numa manhã de inverno querendo atravessar a França a pé. Errante e disposto a romper com seus limites e hábitos, ele faz de sua caminhada uma maneira de conhecer novos lugares e pessoas. Segundo longa-metragem do diretor. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

CINUSP

14h - O DIA DE FOLGA DO MÉDICO (Honjitsu kyushin, ficção, 97 min. Japão, 1952. Dir.: Minoru Shibuya) - Adaptado do romance homônimo de Masuji Ibuse, vencedor do Prêmio Yomiuri de Literatura, o drama relata numerosos incidentes que ocorrem durante o dia de folga de um médico gentil, incluindo episódios tirados de outras obras de Ibuse. O roteiro faz um retrato da sociedade japonesa logo após a II Guerra Mundial. Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

16h - O ESPELHO (The Mirror, ficção, 108 min. União Soviética, 1975. Dir.: Andrei Tarkóvski) - À beira da morte, um homem relembra sua infância, sua mãe, a guerra, momentos pessoais, além de episódios que contam a história da Rússia. Falado em russo, espanhol. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

19h - O FILHO QUERIDO (Jin Sun, 86min, ficção, Taiwan, 2012. Dir.: She Wei Chou) - Em uma pequena vila de Taiwan vive uma dona de casa que cuida do marido tetraplégico e dos filhos solteiros. Para garantir alguns momentos de felcidade, ela planeja um casamento arranjado entre seu filho, Kam, e uma jovem vietnamita. Mas os planos acarretam problemas inesperados. Falado em mandarin. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

CINEMARK - SHOPPING METRO SANTA CRUZ 2

19h - BULLY (idem, 99 min. Documentário. EUA, 2011. Dir.: Lee Hirsch) - Milhares de crianças ao redor do mundo são afetadas pelo bullying, que pode ir de um simples xingamentos até abusos físicos mais graves. O documentário segue um numero de crianças e suas famílias morando em pequenas cidades americanas durante um ano escolar e lidando com esse problema. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

21h - O PERDÃO (Gnade, 132min, ficção, Alemanha/Noruega, 2012. Dir.: Matthias Glasner) - Um casal alemão formado por um engenheiro e uma enfermeira se mudam para a cidade norueguesa de Hammerfest, que não é iluminada pelo sol entre os dias 22 de novembro e 21 de janeiro. Eles tentam se adaptar ao ambiente de constante escuridão, até o dia em que Maria, na volta do trabalho, atropela algo. O drama competiu no Festival de Berlim. Falado em alemão, norueguês, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos.

CINEMARK - SHOPPING CIDADE JARDIM 6

19h - PEDAÇOS DE MIM (Des Morceaux de Moi, 89min, ficção, França, 2012. Dir.: Nolwenn Lemesle) - Em uma família francesa, todos parecem estar em crise: o pai envelheceu antes do tempo, a mãe é perturbada e um dos filhos filma tudo o tempo todo. Uma noite, a irmã que estava desaparecida, Sarah, ressurge. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

21h - UM ALGUÉM APAIXONADO (Like someone in Love, ficção, 109 min. França, Japão, 2012. Dir.: Abbas Kiarostami) - Um escritor idoso e uma jovem se encontram em Tóquio. Ela é ameaçada pelo namorado violento. Ele tenta terminar um livro. Exibido na competição do Festival de Cannes. Falado em japonês. Legendas em português. Livre.

CINEMARK - SHOPPING ELDORADO 7

19h - TRANSPAPA (idem, 90 min. Ficção. Alemanha, Turquia. 2012 Dir.: Sarah Judith Mettke) - Maren está entrando na adolescência quando sua mãe revela o fato, até então mantido em segredo, que seu pai mudou de sexo e é agora uma mulher. Sem contar a ninguém, Maren viaja em segredo para Colônia para encontrar seu pai, que agora se chama Sophia e que quer ser mãe de Maren. Primeiro filme da diretora, realizado como trabalho de conclusão de curso. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

21h - O COMEDIANTE (The Comedian, ficção,112min, Inglaterra, 2012. Dir.: Tom Shkolnik) - Ed tem 30 anos, vive em Londres e trabalha como vendedor de seguros em um serviço de call-center. À noite, ele atua como comediante em pequenos bares, mas também não se sai bem nesse ramo. Entediado, ele se descobre em um momento de crise. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos.

CINESPAÇO GRANJA VIANNA 1

19h - O QUASE HOMEM (Mer Eller Mindre Mann, 75min, ficção, Noruega, 2012. Dir.: Martin Lund) - Henrik, 35 anos, convive com amigos da época de colégio como se ainda tivesse vinte e poucos anos. Sua mãe cuida dele e seu namoro não é dos mais sérios. Quando sua namorada engravida, ele se vê obrigado a arrumar um emprego e crescer. Falado em norueguês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

21h - FORMENTERA (idem, ficção, 93min, Alemanha. Dir.: Ann-Kristin Reyels) - Nina e Ben estão juntos há muitos anos. Pela primeira vez, o casal consegue tirar férias sem a filha de três anos e vão a Formentera, no sul da Alemanha. O clima de tranqüilidade acaba quando, numa festa, ele flerta com uma bela jovem da região. Exibido em mostra paralela no Festival de Berlim. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

Fonte: VEJA SÃO PAULO