Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Quarta (31)

Confira a programação

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Um Alguém Apaixonado de Abbas Kiarostami:
'Um Alguém Apaixonado', de Abbas Kiarostami: Cinemark Cidade Jardim 6, 21h (Foto: Eurospace)

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1

13h - ISTAMBUL (Isztambul, 99 min. Ficção. Turquia, Hungria, Holand, 2011. Dir.: Török Ferenc) Quando Janos, um popular professor de 55 anos, sai de casa para ter um caso com uma de suas alunas, ninguém parece se importar. Mas quando sua mulher, Katalin, deixa o país de carona para “se encontrar”, sua família fica extremamente preocupada e faz de tudo para achá-la. Falado em húngaro, turco, inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1/11), Cine Livraria Cultura 1, 18h50.

15h - CITY STATE (Borgrík, 87 min. Ficção. Islândia, 2012. Dir.: Olaf de Fleur Johannesson) Na Islândia atual, um imigrante jura vingança depois que sua mulher perde o filho que esperava no ataque de uma organização criminosa. No processo, seu caminho se cruza ao de uma policial problemática, seu chefe corrupto e um chefão do crime em decadência. O diretor também apresenta na 36ª Mostra Polite People. Falado em inglês, islandês, sérvio. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1, 15h.

16h50 - UM ALGUÉM APAIXONADO (Like someone in Love, ficção, 109 min. França, Japão, 2012. Dir.: Abbas Kiarostami) Um velho e uma jovem se encontram em Tóquio, mas nada o que se constrói entre eles no espaço de 24 horas tem a ver com as circunstâncias deste encontro. Falado em japonês. Legendas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1º/11), Cinemark Cidade Jardim 6, 21h.

19h - OS SELVAGENS (Los Salvajes, 119min, ficção, Argentina, 2012. Dir.: Alejandro Fadel) Cinco adolescentes escapam de um reformatório em uma província argentina. Eles devem peregrinar 100 quilômetros a pé e cruzar montanhas buscando um lar para continuar seus dias. Até lá, vão caçar, furtar casas, usar drogas e tomar banho nos rios. Exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1, 19h.

21h10 - ALÉM DAS MONTANHAS (Dupa Dealuri, ficção, 150 min. Romênia, França, Bélgica. Dir.: Cristian Mungiu) No Festival de Cannes deste ano, o longa levou o prêmio de melhor roteiro e as atrizes Cosmina Stratan e Cristina Flutur dividiram o troféu de melhor atriz. Elas interpretam duas amigas que cresceram em um orfanato, e muitos anos depois, se reencontram, modificadas pelo tempo. Falado em romeno. Legendas em português. 12 anos. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 1, 21h10.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2

13h - SINFONIA DE UM HOMEM SÓ (idem, ficção, 93 min. Brasil, 2012. Dir.: Cristiano Burlan) Inspirado na composição Sinfonia para um Homem Só (1950), de Pierre Henry, o drama narra em três movimentos – prelúdio, adágio e posfácio – a história de um homem comum que sai de uma cidade interiorana para tentar a vida em São Paulo. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. 16 anos. Haverá debate após a sessão.

14h50 - 25/11 O DIA EM QUE MISHIMA ESCOLHEU O SEU DESTINO (11.25 Jiketsu No Hi:Mishima Yukio To Wakamono-Tachi, 119 min. Ficção. Japão, 2011. Dir.: Koji Wakamatsu) Em 25 de novembro de 1970, um homem comete suicídio no quartel-general do comando do exército japonês em Tóquio. Ele deixa como legado uma longa lista de obras-primas literárias e uma controvérsia que ecoa ainda hoje. O homem era Yukio Mishima, um dos romancistas mais célebres e respeitados do Japão. Falado em japonês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outra sessão: quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 14h50.

17h10 - SATYRIANAS, 78 HORAS EM 78 MINUTOS (idem, documentário, 78min, Brasil, 2012. Dir.: Daniel Gaggini, Fausto Noro e Otávio Pacheco) Entre ficção e documentário, o longa se inspira no evento cultural da cidade Satyrianas – Uma Saudação à Primavera, que consiste em 78 horas ininterrupras de apresentações de teatro, dança, exibições de filmes e leitura dramática. Exibido no Festival do Rio. Falado em português, inglês. Legendas em português. Legendas eletrônicas em inglês. 16 anos.

18h50 - HOT HOT HOT (idem, 90 min., Luxemburgo. Dir.: Beryl Koltz) A vida do solitário Ferdinand sofre uma reviravolta quando o centro aquático em que ele trabalha fecha e ele é transferido para uma outra unidade da empresa. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

20h40 - INFÂNCIA CLANDESTINA (idem, 112min., ficção. Argentina, Espanha, Brasil, 2012. Dir.: Benjamín Ávila) Baseado em fatos reais, o filme tem como protagonista um menino de 12 anos, cujos pais são filiados à organização guerrilheira Montoneiros durante a ditadura militar argentina, que se estendeu de 1976 a 1983. O longa foi escolhido para representar a Argentina no Oscar 2013. Falado em espanhol, português. Legendas em português. 14 anos.

22h30 - A APOSENTADA (La jubilada, 83 min. Ficção. Chile, 2011. Dir.: Jairo Boisier) A difícil vida de uma ex-atriz pornográfica que, de volta à sua cidade natal, sofre para se readaptar. Ela começa a trabalhar num centro de reciclagem onde estabelece uma relação com um rapaz de 16 anos. Tal relacionamento vai fazer com que ambos sejam alvos de críticas de toda a cidade. Primeiro longa-metragem do diretor. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 3

15h - KILL ME (Töte Mich, drama, 91 min. França, Alemanha, Suíça, 2011. Dir.: Emily Atef) A melancólica Adele propõe a Timo, um fugitivo da polícia, que não o entregá às autoridades se ele lhe prestar um favor: que a empurre de um precipicio. No início, ele aceita e os dois fogem para o meio de uma floresta em busca de uma montanha bem alta. Com o tempo, os dois se aproximam, mas isso pode prejudicar os planos de Adele. Falado em alemão, francês, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

17h - MYSTERY (idem, 98min, ficção, China/França, 2012. Dir.: Lou Ye) Lu Jie não faz ideia que seu marido Yongzhao leva uma vida dupla, até o dia em que ela o vê entrando em um hotel com uma garota. Poucas horas depois, a jovem morre atropelada. O novo filme do diretor de Summer Palace (2006) e Amor e Dor (2011) foi exibido na mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes. Falado em mandarin. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outra sessão: quinta (01/11), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3, 16h.

19h - O GEBO E A SOMBRA (idem, 91min, ficção, Portugal, 2012. Dir.: Manoel de Oliveira) Apesar da idade e do cansaço, Gebo continua trabalhando como contador para sustentar a família. Vive com a mulher, Dorotéia, e a nora, Sofia. Mas é a ausência do filho, João, que os preocupa. Subitamente, ele reaparece e tudo muda. O novo longa do diretor português Manoel de Oliveira, 103 anos, competiu no Festival de Veneza. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

21h - NA NEBLINA (V Tumane, ficção, 127 min. Rússia, Alemanha, Letônia, Holanda, Bielorússia, 2012. Dir.: Sergei Loznitsa) Drama retrata a busca de dois soldados russos por um homem acusado de traição, na Belarus ocupada pelos nazistas em 1942. Falado em russo. Legendas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1º/110, Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 3, 14h.   

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 4

14h - CINEJORNAL (Predstavlenye, documentário, 82 min. Alemanha, Rússia, Ucrânia, 2008. Dir.: Sergei Loznitsa) Baseado nos arquivos dos cinejornais de propaganda produzidos pela União Soviética entre as décadas de 1950 e 1960. O filme explora a vida de pessoas em toda a vasta extensão da pátria soviética, cheia de privações, dificuldades e rituais absurdos, mas ao mesmo tempo iluminada pelo brilho da ilusão comunista. Falado em russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

15h40 - PROGRAMA MIGUEL GOMES (119') Seleção de curtas do diretor Miguel Gomes: Cântico das Criaturas (24min), Entretanto (25'), Inventário de Natal (23min), Kalkitos (19min), Pre-Evolution Soccer (1min), Trinta e Um (27min). Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

18h - MOTHER (idem, 102 min. Ficção/Documentário. Coreia do Sul, 2011. Dir.: Tae Jun seek) Último registro da vida de Lee So-seon, uma senhora que teve o filho morto e resolveu lutar contra as injustiças e o sofrimento. Nas ruas estreitas de Changsin-dong, em Seul, as pessoas levam suas vidas. O diretor pretende, assim, fazer de seu filme, a última mensagem de So-seon. Falado em coreano. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

20h - SOBRE O CÉU ROSA (Momoiro Sora Wo, 113min, ficção, Japão, 2012. Dir.: Keiichi Kobayashi) A estudante Izumi Kawashima tem como hobby classificar artigos de jornal. Um dia, ela encontra uma carteira com uma grande soma de dinheiro. Em vez de devolvê-la ao seu dono, ela decide emprestar uma parte do dinheiro para um conhecido. Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

22h15 - LIV & INGMAR - UMA HISTÓRIA DE AMOR (Liv & Ingmar, 83 min. Documentário. Noruega, Reino Unido, Índia, 2012. Dir.: Dheeraj Akolkar) O documentário discorre sobre a relação de 42 anos entre a atriz norueguesa Liv Ullmann e o diretor sueco Ingmar Bergman. Narrado sob o ponto de vista de Liv, o filme é construído a partir de uma entrevista com a atriz e de imagens dos filmes realizados por ambos, com cenas dos bastidores, fotografias, trechos de Changing - autobiografia da atriz - e cartas pessoais de Ingmar para ela. Falado em inglês, sueco. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 5

14h - POST MORTEM (idem, 98min., ficção. Chile, México, Alemanha, 2010. Dir.: Pablo Larraín) Chile, 1973. Nos dias que antecedem o Golpe de Estado e os últimos dias de Salvador Allende como presidente, Mario Cornejo trabalha em um necrotério datilografando o relatório das autópsias efetuadas pelos médicos legistas. Ele se envolve com uma dançarina de cabaré, que desaparece misteriosamente na manhã de 11 de setembro. Filme concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos.

16h - FORA DO CAMINHO (Off the Beaten Track, 87min, documentário, Irlanda/Romênia, 2011. Dir.: Dieter Auner) O documentário acompanha um ano na vida de Albin e de sua família de pastores no norte da Transilvânia. Seguindo a rotina da família, o filme documenta a sua luta para se adaptar a um mundo onde as tradições vêm perdendo gradualmente o valor. Falado em romeno. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1º/11), Cinemateca - Sala Petrobras, 16h.

17h50 - À SOMBRA DA REPÚBLICA (A l'ombre de la république, 100 min. Documentário. França, 2011. Dir.: Stéphane Mercurio) Pela primeira vez em três anos de existência, o CGLPL (entidade francesa encarregada de assegurar direitos de pessoas presas) aceita a presença de câmeras durante seu trabalho de controle e observação do cumprimento dos direitos humanos em presídios, hospitais psiquiátricos e delegacias. A partir de inúmeras entrevistas, o filme traça um perfil das condições de vida de homens e mulheres presos na França. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

19h50 - NO (idem, 105min, ficção, Chile, 2012. Dir.: Pablo Larraín) Bem recebido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, drama do diretor chileno Pablo Larrain (de Tony Manero e Post Mortem) enfoca o plebiscito de 1988, quando o povo chileno votou contra ou a favor da permanência de Augusto Pinochet no poder. Gael Garcia Bernal interpreta um publicitário que participa da campanha para que se diga não ao general. Falado em espanhol. Legendas em português. Legendas eletrônicas em inglês. 14 anos.

22h - UMA JANELA PARA O VERÃO (Fenster zum Sommer, drama, 96 min. Alemanha, Finlândia, 2011. Dir.: Hendrik Handloegten) Juliane parece ter uma vida feliz ao lado de August, seu grande amor. Certa manhã, no entanto, ela acorda e descobre que foi inexplicavelmente jogada para seu passado. É um passado em que os dois nem se conheciam. Será que ela vai mudar algum fato para que seu futuro seja diferente? Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 6

14h - OPERATION LIBERTAD (idem, 90min, ficção, Suíça/França, 2012. Dir.: Nicolas Wadimoff) Em 1978, integrantes de um pequeno grupo revolucionário se infiltram em um banco suíço. Eles filmam toda a ação para provar a conexão entre o sistema financeiro e ditadores. Trinta anos depois, as fitas da “Operação Libertad” vêm à tona. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1º/11), Cine Sabesp, 14h.

16h - O FILHO QUERIDO (Jin Sun, 86min, ficção, Taiwan, 2012. Dir.: She Wei Chou) Emu ma pequena vila de Taiwan vive uma dona de casa que cuida do marido tetraplégico e dos filhos solteiros. Para garantir alguns momentos de felcidade, ela planeja um casamento arranjado entre seu filho, Kam, e uma jovem vietnamita. Mas os planos acarretam problemas inesperados. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Haverá debate após a sessão. Outra sessão: quinta (1º/11), CINUSP, 19h.

17h50 - PROGRAMA LOZNITSA 3 (70min.). Seleção de filmes dirigidos por Sergei Loznitsa: ARTEL (30min.) e O MILAGRE DE SANTO ANTÔNIO (40'). Falado em russo, português de portugal. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outra sessão: quinta (1º/11), Cine Livraria Cultura 2, 22h50.

19h25 - OS VISITANTES (Die Besucher, ficção, Alemanha, 2012. Dir.: Constanze Knoche) Jacob vive no campo com a esposa. Regularmente, envia dinheiro para os seus três filhos, que moram na cidade grande. Um dia, o pai visita os filhos para contar a eles uma notícia: não vai mais sustentá-los. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 19h20.

21h15 - ENTRE O AMOR E A PAIXÃO (Take This Waltz, 116min, ficção, Canadá, Espanha, Japão, 2011. Dir.: Sarah Polley) Quando Margot (Michelle Williams encontra Daniel (Luke Kirby), a química é intensa e imediata. Mas Margot esconde sua súbita atração; ela é casada e feliz com Lou (Seth Rogen), um escritor de livros de receitas. Quando Margot descobre que Daniel mora em frente a sua casa, a certeza da sua vida doméstica se despedaça. Falado em inglês. Legendas em português. 12 anos.

CINE SABESP

14h - O CICLO (Full Circle, 104min., ficção. China, 2012. Dir.: Zhang Yang) Uma turma de velhinhos carismáticos que mora em uma casa de repouso fica empolgada quando um deles decide que todos devem competir num programa de televisão. Falado em mandarin. Legendas eletrônicas em português. Livre.

16h - LONGE DO AFEGANISTÃO (Far from Afghanistan, 120 min. Documentário. EUA, 2012. Dir.: John Gianvito, Travis Wilkerson, Jon Jost, Minda Martin e Soon-Mi Yoo) Dirigido por cinco diretores americanos e um coletivo de jovens jornalistas afegãos, este documentário é um olhar sobre a mais longa guerra dos EUA no exterior. Inspirado pelo filme colaborativo Loin du Vietnam (1967), o filme une diferentes cineastas no esforço internacional de rediscutir a política norte-americana de intervenção política e militar. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos. Outras sessões: segunda (29), Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 5, 17h50; terça (30), Cinemateca – Sala BNDES, 17h15.

18h10 - IMPLOSÃO (Implosion, drama, 88 min. Alemanha, 2012. Dir.: Sören Voigt) História de amor entre dois jovens de culturas totalmente diferentes. Quando o alemão Thomas e a africana Djamile tem a oportunidade de ficarem juntos, um acidente ocorre e eles precisarão enfrentar problemas com a imigração, a ganância humana e o amor. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

20h - O GUIA PERVERTIDO DA IDEOLOGIA (The Perverted Guide to Ideology, 134min, documentário, Irlanda, 2006. Dir.: Sophie Fiennes) Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema (também em exibição na Mostra) retornam a busca por significados escondidos no cinema, guiados pelo filósofo esloveno Slavoj Zizek. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

22h30 - INGRID CAVEN, MÚSICA E VOZ (Ingrid Caven, musique et voix, 105 min. Documentário. França, 105 min. Dir.: Bertrand Bonello) Filmagem sobre concerto de Ingrid Caven em Paris, em maio de 2006. O registro dá conta da paixão do diretor Bertrand Bonello (L'Apollonide - Os Amores da Casa de Tolerância) pela atriz e cantora alemã, que já gravou quase uma dezena de álbuns e apareceu em mais de 50 filmes. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

CINEMATECA - SALA BNDES

15h - ERA UMA VEZ NO OESTE (Once Upon a Time in West, 165min., faroeste. Itália, EUA, 1968. Dir.: Sergio Leone) Um pistoleiro misterioso apelidado de Harmonica chega a uma cidadezinha no Velho Oeste em busca de vingança contra Frank, um inescrupuloso assassino de aluguel, acusado de matar uma família inteira. O filme é considerado por muitos críticos a obra-prima de Sergio Leone. Falado em inglês. Legendas em sem legendas. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1º/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 14h40.

18h - UM LINDO VALE (Emek Tiferet, ficção, 85 min. França, Israel, 2011. Dir.: Hadar Friedlich) Aos 80 anos, Hanna Mendelssohn presencia grandes mudanças no kibutz (comunidade agrícola judaica) onde foi criada e do qual tinha o maior orgulho. Quando todas as suas esperanças se esvaziam, ela enxerga novas amizades no local e que, apesar das coisas terem mudado de forma definitiva, algo novo pode acontecer. Falado em hebraico. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

19h40 - OS ITALIANOS NA ÓPERA (Italiani All’Opera, 78min, documentário, Itália/Argentina, 2011. Dir.: Franco Borgi Taviani) Um jovem cantor de ópera busca fama e fortuna na Argentina. A relação entre o intérprete e o mundo da música erudita se torna pano de fundo para a jornada dos migrantes italianos. Falado em italiano, espanhol. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1º/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 6, 22h.

21h20 - O RITUAL DA COMIDA (Himself He Cooks, 65min, documentário, Bélgica, 2012. Dir.: Valeria Berteau) No Templo de Ouro em Amritsar, centenas de voluntários preparam 100 mil refeições gratuitas todos os dias. A coreografia espontânea dos participantes revela a atmosfera da região. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

CINEMATECA - SALA PETROBRAS

14h - O AMANTE DA RAINHA (En kongelig affære, 137 min. Ficção. Dinamarca, 2012. Dir.: Nikolaj Arcel) No século 18, a jovem britânica Carolina Matilde da Grã-Bretanha se casa com o insano rei Christiano VII, tornando-se rainha da Dinamarca. Quando Johann Struensee, um intelectual alemão, se torna médico da corte, Christiano faz dele seu confidente e posteriormente ministro-chefe. Carolina também começa a se aproximar de Struensee, e logo os dois começam um romance. Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro na última edição do Festival de Berlim. Falado em dinamarquês, inglês, alemão, francês. Legendas em português. 14 anos.

16h45 - UMA BALA PARA O CHE (Una Bala para El Che, 75 min. drama. Uruguai, 2012. Dir.: Gabriela Guillermo) Ethel, psicanalista uruguaia, decide procurar os documentos secretos que desvendam os executores de seu marido, professor de História Arbelio Ramirez, morto no Uruguai, durante um atentado a Che Guevara, planejado pela CIA. Falado em espanhol. Legendas em português. 10 anos.

18h15 - SILÊNCIO NA NEVE (Silencio en la Nieve, 114min, ficção, 2011. Dir.: Gerardo Herrero) Um batalhão da Divisão Azul espanhola encontra uma paisagem desolada: um esquadrão de cavalaria congelado até a morte em um lado. Em um dos corpos há um aviso: “Cuidado, Deus está te vigiando!”. O soldado Arturo Andrade investigará o caso. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

20h25 - RETIDÃO (Seigiha, ficção, 91 min. Japão, 1957. Dir.: Minoru Shibuya) Inspirado em dois contos de Naoya Shiga. Okyo, uma comerciante teimosa e avarenta, mas de bom coração, cuida de um filho, que trabalha como mecânico, e de um amigo dele. A amizade dos três será testada depois de um acidente no trabalho. Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos. Outra sessão: 1º/11, Cinemateca - Sala BNDES, 19h.

CINE LIVRARIA CULTURA 1

14h - NÃO QUERO DORMIR SOZINHA (No Quiero Dormir Sola, ficção, 83min, México, 2012. Dir.: Natalia Beristain) Amanda vive no apartamento do pai, um ator famoso com quem está brigada. Incapaz de dormir sozinha, toda noite ela procura alguém para acompanhá-lá. Essa rotina se torna ainda mais problemática quando ela precisa cuidar da avó, uma ex-atriz viciada em bebidas alcoólicas. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

15h45 - O PERDÃO (Gnade, 132min, ficção, Alemanha/Noruega, 2012. Dir.: Matthias Glasner) Um casal alemão formado por um engenheiro e uma enfermeira se mudam para a cidade norueguesa de Hammerfest, que não é iluminada pelo sol entre os dias 22 de novembro e 21 de janeiro. Eles tentam se adaptar ao ambiente de constante escuridão, até o dia em que Maria, na volta do trabalho, atropela algo. O drama competiu no Festival de Berlim. Falado em alemão, norueguês, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos. Outra sessão: quinta (1º/11), Cinemark Shopping Metrô Santa Cruz 2, 21h.

18h15 - CORES (idem, ficção. Brasil, 2012. Dir.: Francisco Garcia) O drama em preto-e-branco, exibido no Festival de San Sebastian, mostra o cotidiano vazio e sem perspectivas de três jovens amigos (vividos por Acauã Sol, Simone Iliescu e Pedro di Pietro), moradores de uma grande cidade. Falado em português. Legendas em inglês. 16 anos.

20h15 - FOGO (idem, 61 min. Ficção. México, Canadá, 2012. Dir.: Yulene Olaizola) A deterioração de uma pequena comunidade na Ilha do Fogo força seus habitantes a partirem e se realojarem. Os lugares antes ocupados pelos moradores estão se tornando parte da paisagem da tundra. Apesar do futuro condenado, alguns moradores decidem permanecer, apegados às suas memórias e ao passado, quando a vida na Ilha do Fogo era diferente. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

21h45 - TENHO 11 ANOS (I am Eleven, documentário, 95 min. Austrália, Marrocos, Suécia, China, Índia, República Tcheca, França, Tailândia, Japão, Alemanha, Bulgária, Holanda, Reino Unido, EUA, 2011. Dir.: Genevieve Bailey) Documentário mostra as obsessões e preocupações de crianças de onze anos em 15 países. Falado em inglês, hindi, alemão, japonês, berber, sueco, bulgaro, tailandês, francês, malayalam, mandarin. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

CINE LIVRARIA CULTURA 2

16h - LONGE DO VIETNÃ (Loin du Vietnam, 120min, documentário, França, 1967. Dir.: Joris Ivens, William Klein, Claude Lelouch, Agnès Varda, Jean-Luc Godard, Chris Marker e Alain Resnais) Idealizado por Chris Marker, o filme francês coletivo reúne curtas criados para combater a propaganda americana e a cobertura da mídia sobre a Guerra do Vietnã. Foi produzido pelo grupo ativista SLON, Sociedade para o Lançamento de Novas Obras. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos. Outra sessão: quinta (1º/11), Cine Olido, 17h.

18h30 - A COLEÇÃO INVISÍVEL (idem, 98min., ficção. Brasil/EUA, 2012. Dir.: Bernard Attal) Francês radicado no Brasil, Attal adpata um conto do escritor Stefan Zweig (1881-1942). Beto, um técnico de som, sofre com a perda de cinco amigos, mortos em um acidente de trânsito. Deprimido, ele decide sair em uma viagem para ver as obras de arte arquivadas por velho colecionador, amigo de seu pai. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. 14 anos.

20h30 - VIDAS CURDAS (Mesh, ficção, 90 min. Alemanha, Turquia, 2011. Dir.: Shiar Abdi) O perturbado Xelilo e o garoto Cengo descobrem que têm características em comum: ambos são pobres e têm suas vidas transformadas quando o exército turco toma o poder em 1980. Falado em turco, curdo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos. Outra sessão: quinta (1º/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 6, 18h20.

22h20 - LOS DÍAS (idem, ficção, 80min, Argentina, 2012. Dir.: Ezequiel Yanco) Martina e Micaela são irmãs gêmeas e vivem em Quilmes, subúrbio de Buenos Aires. Elas são filhas de Norma, que as ajuda em suas atividades diárias. Essa rotina é alterada quando a mãe começa a trabalhar e deixa as filhas sozinhas. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA 3

14h - SONHO E SILÊNCIO (Sueño y Silencio, ficção, 120 min. Espanha, França, 2012. Dir.: Jaime Rosales) O arquiteto Oriol e a professora Yolanda vivem em Paris com suas duas filhas. Durante férias na delta do rio Ebro, eles sofrem um acidente que mudará suas vidas para sempre. Falado em espanhol, francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos. Outra sessão: quinta (1º/11), FAAP, 11h.    

16h20 - SPEED- EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO (Speed – In Search of Lost Time, 97min, documentário, Alemanha, 2012. Dir.: Florian Opitz)O filme parte de um paradoxo: nunca antes trabalhamos com tanta eficiência, mas muitos sentem cada vez mais a pressão do tempo. A mesma tecnologia que facilita o dia a dia das pessoas também as aprisiona? Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

18h20 - MEU CARO AMIGO CHICO (idem, documentário, 130min, Portugal, 2012. Dir.: Joana Barra Vaz) O documentário musical, narrado em forma de carta, cria uma resposta à canção Tanto Mar, de Chico Buarque, esboçando um retrato para a vida em Portugal. Falado em português de portugal. Legendas eletrônicas em português. Livre.

20h30 - O SORRISO DO CHEFE (Il Sorriso Del Capo, 75min, documentário, Itália, 2011. Dir.: Marco Bechis) O diretor chileno do drama Terra Vermelha (2008) analisa a forma como o cinema foi usado na estratégia de propaganda do ditador italiano Benito Mussolini (1925-1943). O documentário é baseado nos arquivos do Instituto Luce, criado por Mussolini para divulgar a filosofia fascista. Falado em inglês, italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos. Outra sessão: quinta (1º/11), FAAP, 19h.

22h - MEUS 13 ANOS (Little Thirteen, ficção, 90min, Alemanha, 2012. Dir.: Christian Klandt) Sarah tem 13 anos de idade e já foi para a cama com dezenas de homens. Pela internet, ela conhece Lukas, um adolescente de 18 anos, e pela primeira vez começa a sonhar com uma relação longa. Falado em alemão. Legendas eletrônicas em português. 12 anos. Outra sessão: quinta (1º/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3, 20h30.

RESERVA CULTURAL 1

14h - LUA CRESCENTE (Dreiviertelmond, 94min, ficção, Alemanha, 2012. Dir.: Christian Zübert) O taxista Hartmut está em crise: sua esposa planeja pedir o divórcio após trinta anos de casamento. Falado em alemão, turco. Legendas eletrônicas em português. Livre.

16h10 - EL INVIERNO DE LOS RAROS (idem, 110min., ficção. Argentina, 2011. Dir.: Rodrigo Guerrero) No frio e úmido inverno do interior argentino, longe do caos da vida moderna, seis pessoas seguem uma rotina monótona. Tudo muda quando cada um deles passa por uma crise existencial. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

18h20 - TÃO PERTO TÃO LONGE (Si Près si Loin, documentário, 74 min. França, 2012. Dir.: Michel Favre) Bolívia dos anos 50. Na Ilha do Sol, no meio do lago Titicaca, Alberto Perrin filma a comunidade indígena apenas emancipada pela reforma agrária e a revolução de 1952. 2011. Sua filha Carmen Perrin devolve para os habitantes o material feito pelo seu pai e essa lembrança é registrada pelo documentarista suíço Michel Favre. Falado em aymara, espanhol. Legendas em português. Livre.

19h50 - O REI DO CURLING (Kong Curling, 75 min. ficção. Noruega, 2011. Dir.: Ole Endresen) Truls Paulsen é uma ex-estrela do curling – esporte coletivo praticado numa pista de gelo. Ao ser diagnosticado com transtorno obsessivo-compulsivo e afastado da competição, Paulsen descobre que seu velho amigo, o técnico Gordon, está à beira da morte. O ex-atleta decide voltar a competir na esperança de arrecadar dinheiro para que Gordon possa ser operado nos EUA. Falado em norueguês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

21h20 - ÁGUA (Water, ficção, 117min, Israel/Palestina, 2012. Dir.: Nir Sa’ar, Maya Sarfaty, Mohammad Fuad, Yona Rozenkier, Mohammad Bakri, Ahmad Bargouthi, Pini Tavger, Tal Haring) Sete curtas-metragens, dirigidos por nove diretores, tratam de um mesmo tema: a necessidade de água, em tramas ambientadas em Israel e na Palestina. Falado em inglês, hebraico, árabe. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

CINESESC

14h - BULLY (idem, 99 min. Documentário. EUA, 2011. Dir.: Lee Hirsch) Milhares de crianças ao redor do mundo são afetadas pelo bullying, que pode ir de um simples xingamentos até abusos físicos mais graves. O documentário segue um numero de crianças e suas famílias morando em pequenas cidades americanas durante um ano escolar e lidando com esse problema. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1º/11), Cinemark Metrô Santa Cruz 2, 19h. 

16h - PEDAÇOS DE MIM (Des Morceaux de Moi, 89min, ficção, França, 2012. Dir.: Nolwenn Lemesle) Em uma família francesa, todos parecem estar em crise: o pai envelheceu antes do tempo, a mãe é perturbada e um dos filhos filma tudo o tempo todo. Uma noite, a irmã que estava desaparecida, Sarah, ressurge. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1º/11), Cinemark Cidade Jardim 6, 19h.

17h50 - O PARAÍSO DOS BÊBADOS (Yopparai tengoku, ficção, 93 min. Japão, 1962. Dir.: Minoru Shibuya) Kozo Atsumi, chefe de setor de contabilidade de um escritório, gosta de beber e conversar com seu filho. Sua vida muda quando o rapaz morre. Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

19h40 - LAWRENCE DA ARÁBIA (Lawrence of Arabia, 216min, ficção, Inglaterra, 1962. Dir.: David Lean) Vencedor de sete prêmios Oscar, o clássico de David Lean será exibido em cópia restaurada e em versão estendida, montada a partir de cópia supervisionada pelo cineasta em 1988. A trama narra as experiências de T.E. Lawrence, o tenente do exército inglês que, durante a I Guerra, colaborou com a união de tribos árabes contra os turcos na atual Arábia Saudita. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

CINE OLIDO

15h - SOMBRA DO MAR (Sea Shadow, 98min, ficção, Emirados Árabes, 2011. Dir.: Nawaf Al-Janahi) Crescendo em uma pequena comunidade à beira-mar nos Emirados Árabes, um jovem rapaz e uma adolescente lutam contra a tradição e as convenções para optar por escolhas que vão contra as decisões tomadas por suas famílias. Falado em árabe. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra atração: quinta (01), Matilha Cultural, 16h10.

17h - O PARAÍSO DOS ANIMAIS (Le Paradis de Bêtes, 104min, ficção, França, 2012. Dir.: Estelle Larrivaz) Dominique é um pai possessivo que administra um pet shop com sua irmã. Quando a relação violenta com sua mulher Cathy sai do controle, ele foge com seus filhos Clarisse e Ferdinand. Escondido em uma estação de esqui de luxo, ele cria um mundo de fantasia para ser amado pelas crianças. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outras sessões: quinta (1º/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 17h10.

19h30 - FELICIDADE... TERRA PROMETIDA (Le bonheur... Terre promise, 94 min. Documentário. França, 2011. Dir.: Laurent Hasse) Documentário sobre um andarilho anônimo que sai de casa numa manhã de inverno querendo atravessar a França a pé. Errante e disposto a romper com seus limites e hábitos, ele faz de sua caminhada uma maneira de conhecer novos lugares e pessoas. Segundo longa-metragem do diretor. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1º/11), Matilha Cultural, 20h30.

VÃO LIVRE DO MASP

19h30 - SHINE A LIGHT (idem, 122 min., documentário. EUA, 2008. Dir.: Martin Scorsese) Documentário sobre a carreira da banda Rolling Stone a partir das gravações da turnê A Bigger Bang. Falado em inglês. Legendas em português. Livre.

FAAP

11h - A PAREDE (Die Wand, 108 min. Ficção. Áustria, Alemanha, 2012. Dir.: Julian Roman Pölsler) Grupo de amigos viaja pelas montanhas austríacas onde planejam passar um fim de semana de descanso. No dia seguinte, uma mulher do grupo descobre que os demais desapareceram. Ela parte em busca de seus amigos e descobre uma parede invisível que vai separá-la do resto do mundo para sempre. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos. Outra sessão: quinta (1º/11), Matilha Cultural, 14h.

15h - METRO (idem, 63min, documentário, Brasil/França, 2012. Dir.: Guilherme B. Hoffmann) Um estudante brasileiro, sem saber o que fazer da vida, decide ir a Paris para conhecer estranhos no metrô. Por dois anos, sempre carregando uma câmera, ele observa e interage com os personagens do “underground” francês. Falado em francês e português. Legendas em português. Legendas eletrônicas em inglês. 14 anos.

19h - ESPAÇOS INACABADOS: A HISTÓRIA DA ESCOLA DE ARTES DE CUBA (Unfinished Spaces, documentário, 86min, EUA, 2011. Dir.: Alysa Nahmias e Benjamin Murray) Documentário sobre a construção da Escola Nacional de Artes de Cuba, que permanece inacabada e decaindo, desde a revolução, nos anos 1960. O filme traz imagens íntimas de Fidel Castro e documenta a luta de artistas e arquitetos para salvar a instituição. Falado em espanhol, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.14 anos.

MIS - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

14h - MUNDO INVISÍVEL (idem, documentário, 93min, Brasil, 2012. Dir.: Manoel de Oliveira, AtomEgoyan, Wim Wenders, Theo Angelopoulos, Maria de Medeiros, Marco Bechis, Gian Vittorio Baldi, Guy Maddin, Jerzy Stuhre, Laís Bodanzky, Beto Brant e Cisco Vasques) Em doze episódios, dirigidos por cineastas como Wim Wenders e Manoel de Oliveira, é discutida a invisibilidade no mundo contemporâneo. Leon Cakoff, criador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, é um dos produtores do longa, ao lado de sua mulher, Renata de Almeida, que organiza hoje o evento. Falado em português, inglês, armênio. Legendas eletrônicas em português. 14 anos. Outra sessão: quinta (1º/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1, 22h25.

15h50 - NÃO ESTOU MORTO (Je ne suis pas Mort, 100min, ficção, França, 2012. Dir.: Mehdi Ben Attia) Yacine é um brilhante estudante de filosofia que vem de uma família pobre. Seu professor Richard lhe oferece apoio para que entre em um curso especial. Em uma noite, Racine descobre que o professor está morto. Estranhamente sereno, ele passa a afirmar às pessoas que é o próprio Richard. Com Maria de Medeiros. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

17h50 - O COMBOIO (Convoy, 83min, ficção, Rússia. Dir.: Alexey Mizgirev) O traumatizado capitão Ignat é enviado para capturar dois desertores, que serão entregues à corte militar. Acompanhado por um soldado, viaja a Moscou e encontra um deles com vida. Mas o estranho aos poucos muda as atitudes de Ignat. Falado em russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1º/11), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 13h.

19h30 - THE KAMPALA STORY (idem, documentário, 62 min. Dinamarca, Uganda, 2012. Dir.: Donald Mugisha, Kasper Bisgaard) Garota de 14 anos parte de Uganda para se encontrar com seu pai, que trabalha numa empresa de comunicação em Kampala. Falado em karamojong, luo, luganda. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

20h50 - LA DEMORA (idem, 84 min. Ficção. Uruguai, México, França, 2012. Dir.: Rodrigo Plá) María é uma mãe solteira, de meia idade e com três filhos. Ela nunca está sozinha, toma conta  de todos e enfrenta problemas financeiros. Augustín, é seu pai, está senil e tenta ajudar a filha.  Ela pensa, então, numa solução cruel: abandonar Augustín numa praça para resolver seus problemas. O pai, então, aguarda o retorno da filha. Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. 18 anos.

CINUSP

14h - DIRIGIDO POR ANDREI TARKÓVSKI (Regi Andrej Tarkovskij, documentário, 102 min. Suécia, 1988. Dir.: Michal Leszczylowski) Durante as complicadas filmagens no interior da Suécia, o montador polonês Michal Leszczylowski faz um making of do filme O Sacrifício (1986), com a perspectiva de que o próprio diretor colaborasse mais tarde na edição do material, que tem mais de 50 horas de registros. As sequências principais foram utilizadas também em várias outros documentários dedicados a Tarkóvski. Falado em sueco, russo, inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

16h - O RABANETE E A CENOURA (Daikon to ninjin, drama, 107 min. Japão, 1964. Dir.: Minoru Shibuya) O drama retrata a confusão que ocorre quando um homem certinho, que trabalhou em uma companhia de negócios por trinta anos, desaparece de repente, deixando quatro filhas. Homenagem à obra do cineasta Yasujiro Ozu (1903-1963). Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos.

19h - OS DESCRENTES (Les Mécréants, 88min, ficção, Marrocos/Suíça, 2012. Dir.: Mohcine Besri) Seguindo ordens de seu líder espiritual, três jovens muçulmanos capturam um grupo de atores prestes a sair em turnê com um novo espetáculo. Em sete dias, vítimas e sequestradores são obrigados a abandonar preconceitos e conviver. Falado em árabe. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

CINEMARK - SHOPPING METRO SANTA CRUZ 2

19h - A VOZ DO MEU PAI (Babamin Sesi, 88 min. Ficção. Turquia, Alemanha, França, 2011. Dir.: Orhan Eskiköy e Zeynel Dogan) Mãe espera pelo filho Hasan, que há anos não vem visitá-la. Ela descobre que seu filho mais novo, Mehmet, será pai, e recorda de fitas que eles dois gravaram para entregar ao pai que Mehmet nunca conheceu. Eles descobrem que o pai de Mehmet também gravou fitas com mensagens surpreendentes. Falado em curdo, turco. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

21h - LAURENCE ANYWAYS (idem, 160 min. Ficção. Canadá, França, 2012. Dir.: Xavier Dolan) Durante os anos 90, um homem tenta salvar seu relacionamento com sua noiva depois de revelar que mudará de sexo. Surpreendentemente, ela aceita as novas condições do namorado. Falado em francês. Legendas em português. 12 anos.

CINEMARK - SHOPPING CIDADE JARDIM 6

19h - 10+10 (idem, 107 min. Documentário/Ficção. Taiwan, 2011. Dir.: vários) Nesta obra colaborativa, vinte diretores taiwaneses – dez cineastas veteranos e dez novos talentos –, dirigem curtas-metragens de cinco minutos, cada um. Em comum, os filmes apresentam as singulardades de Taiwan, sem restrições ao conteúdo apresentado. Falado em mandarin, man nin. Legendas eletrônicas em português. 16 anos.

21h10 - O GUIA PERVERTIDO DO CINEMA (The Perverted Guide to Cinema, 150min, documentário, Inglaterra/Áustria/Holanda, 2006. Dir.: Sophie Fiennes) O documentário revisita alguns dos maiores filmes feitos no cinema, tendo como guia e apresentador o filósofo e psicanalista esloveno Slavoj Zizek. O especialista investiga a linguagem oculta dos filmes, descobrindo o que eles podem dizer sobre o público. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos.

CINEMARK - SHOPPING ELDORADO 7

19h - PEQUENAS MENTIRAS (Orchim Lerega, 86min, ficção, Israel, 2011. Dir.: Maya Kenig) Depois de morar dez anos longe do pai, a adolescente Libby é enviada para morar com ele em Israel. Sua chegada coincide com o início da segunda guerra do Líbano. Ao descobrir que seu pai é um desabrigado excêntrico, ela cria um plano criativo para que eles consigam um teto. Falado em hebraico. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

21h - CAMINHO PARA O PASSADO (Bittere Kirschen, drama, 107 min. Alemanha, 2011. Dir.: Didi Danquart) Após a morte da mãe, a atriz Magdalena Behsler abandona a carreira e o namorado e viaja para Auschwitz, em busca de respostas para perguntas que ela nunca foi capaz de fazer a sua mãe. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Livre.

CINESPAÇO GRANJA VIANNA 1

19h - EL RESQUICIO (idem, ficção, 102min, Colômbia/Argentina. Dir.: Alfonso Acosta) O adolescente Tomás, de 17 anos, e sua irmã mais nova, Marcela, saem de casa para ir a uma festa à fantasia. Ela nunca retorna. Um ano depois, o rapaz e sua família vão a uma casa de campo na tentativa de superar a tragédia. Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. 14 anos.

21h - PURGATÓRIO (Araf, 124min, ficção, Turquia/França/Alemanha, 2012. Dir.: Yessim Ustaoglu) Zehra e Olgun trabalham na cafeteria de um posto de gasolina, perto de uma estrada. O baque nessa rotina monótona ocorre quando Zehra fica fascinada por um caminhoneiro mais velho, Mahur. Exibido na Mostra Horizontes, do Festival de Veneza. Falado em turco. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 10 anos. Outra sessão: quinta (1º/11), Reserva Cultural 1, 14h.

MATILHA CULTURAL

14h - RISTABBANNA (idem, 87min, ficção, Itália, 2011. Dir.: Gianni Cardillo e Daniele de Plano) O único integrante da família do velho mineiro Natale Giacalone que ainda resta é Rosina. Ela deixou a Itália e foi para os Estados Unidos com o sonho de se tornar atriz, mas nunca voltou. Para vê-la, Natale decide fazer alguns filmes. Com Ben Gazzara. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outra sessão: quinta (1º/11), Cine Olido, 19h30.

15h40 - DITADO (Dictado, 95min, ficção, Espanha, 2012. Dir.: Antonio Chavarrías) No drama de horror, um casal sem filhos é surpreendido pela visita de um amigo de infância, que muda a vida deles. Exibido na competição do Festival de Berlim. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 12 anos.

17h30 - A GLÓRIA DAS PROSTITUTAS (Whore’s Glory, 110 min. Documentário. Alemanha, Áustria, 2011. Dir.: Michael Glawogger) O longa apresenta três faces da prostituição: na Tailândia, mulheres aguardam clientes dentro de uma vitrine; em Bangladesh, os homens viajam até o chamado gueto do amor, onde satisfazem seus desejos. E no México, mulheres tentam achar uma saída da chamada “vida fácil”. O filme completa a chamada Trilogia da Globalização do diretor. Falado em alemão, francês, inglês, tailandês, japonês, espanhol, bengalês. Legendas eletrônicas em português. 18 anos. Outra sessão: terça (30), Cine Olido, 19h30.

19h40 - LUA CRESCENTE (Dreiviertelmond, 94min, ficção, Alemanha, 2012. Dir.: Christian Zübert) O taxista Hartmut está em crise: sua esposa planeja pedir o divórcio após trinta anos de casamento. Falado em alemão, turco. Legendas eletrônicas em português. Livre. Outras sessões: terça (30), Shopping Metrô Santa Cruz 2, 19h; quarta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 20h40.

Fonte: VEJA SÃO PAULO