Continua após publicidade

O melhor da Mostra Internacional de Cinema

Crítico de cinema de VEJA SÃO PAULO, Miguel Barbieri Jr. conta quais são os filmes imperdíveis

Por Redação VEJA SP on-line
Atualizado em 27 dez 2016, 20h19 - Publicado em 20 out 2010, 19h05

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=5RH5nau662Q&fs=1&hl=pt_BR%5D

 + Veja a programação completa

+ Saiba tudo sobre a Mostra Internacional de Cinema

+ Monte seu roteiro da 34ª Mostra Internacional de Cinema

Continua após a publicidade

+ Veja.com: 11 filmes imperdíveis da Mostra

A 34ª Mostra Internacional de Cinema que começa na próxima sexta (22) reúne mais de 470 filmes para serem vistos em 23 salas. Para ninguém ficar perdido, Miguel Barbieri Jr., crítico de cinema de VEJA SÃO PAULO, dá dicas dos melhores longas.

A mostra costuma trazer filmes premiados e neste ano há boas opções. O primeiro é ‘Um Lugar Qualquer’, o quarto longa-metragem da diretora Sofia Coppola, que fez ‘Encontros e Desencontros’, ‘As Virgens Suicidas’ e ‘Maria Antonieta’. O filme foi premiado em Veneza e fala sobre o relacionamento entre pai e filha. Outro destaque é o vencedor da Palma de Ouro em Cannes: ‘Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas’, filme indicado pela Tailândia para concorrer ao Oscar. Oterceiro premiado é ‘Turnê’, de Mathieu Amalric. Para quem não conhece, Amalric é o vilão de ‘007 – Quantum of Solace’. Esse é o seu primeiro filme como cineasta. O longa lhe rendeu o prêmio de direção em Cannes.

Continua após a publicidade

Da França, há três pedidas. ‘Gainsbourg – Vida Heróica’, narra a vida do cantor Serge Gainsburg, o famoso compositor de ‘Je t’aime moi non plus’. ‘Homens e Deuses’, de Xavier Beauvois, é o indicado do país para concorrer ao Oscar. E o documentário ‘O Louco Amor de Yves Saint Laurent’ retrata o relacionamento de cinquenta anos que o costureiro francês, ícone da moda, teve com Pierre Bergé. É quase uma confissão de Bergé contando como foi o período em que o Saint Laurent caiu em depressão e se envolveu com drogas, além de quando os dois moraram no Marrocos.

Outro filme bacana é ‘Uma Mulher, Uma Arma e Uma Loja de Macarrão’, de Yimou Zhang, que fez ‘Herói’ e ‘O Clã das Adagas Voadoras’. O longa é divertido, muito bem realizado e tem uma fotografia bonita. Também da China é ‘Revolução da Luz Vermelha’, a história de um sujeito que não dá sorte na vida, não arranja emprego e decide abrir uma sex shop em um bairro carente.

Preste atenção também em ‘Mães’, de Milcho Manchevski (Macedônia); ‘Em Um Mundo Melhor’, de Susanne Bier (Dinamarca); ‘Fora da Lei’, de Rachid Bouchareb (Argélia); ‘Mamma Gogo’, de Fridrik Thor Fridriksson (Islândia); e ‘Se Eu Quiser Assobiar, Eu Assobio’, de Florin Serban (Romênia). Todos são filmes indicados por seus países para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano que vem.

Publicidade
1/1
( / 34ª Mostra Internacional de Cinema)

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.