37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Terça (29)

Confira a programação

Por: Redação VEJASÃOPAULO.COM - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

+ Confira toda a programação da 37ª Mostra Internacional de Cinema

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1

13h - O Rio nos Pertence (idem, Brasil, 2013, 75 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Ricardo Pretti. Depois de receber um cartão postal estranho, Marina retorna à sua cidade natal, o Rio de Janeiro, após uma ausência de 10 anos. Ela não sabe por que ela voltou, então começa a procurar respostas em seu passado. Marina encontra-se com um antigo namorado e sua irmã, mas eles não podem ajudá-la. Falado em português e inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português

14h30 - À Procura do Amor (Enough Said, EUA, 2013, 91 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Nicole Holofcener. Com Julia Louis-Dreyfus, James Gandolfini e Catherine Keener. Eva é uma massagista divorciada que conhece Albert, com quem começa um relacionamento. Logo ela descobre que uma de suas clientes é a ex do seu namorado. Falado em inglês. Legendas em português. Outras sessões: quarta (30), Pompeia 1, 21h40; quinta (31), Augusta 1, 21h20.

16h20 - A Gangue dos Jotas (La Bande des Jotas, França, 2012, 74 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Marjane Satrapi. Com Marjane Satrapi, Stephane Roche e Ali Mafakheri. Nils e Didier estão chegando no Sul da Espanha para jogar em um torneio de badminton. Uma misteriosa e manipuladora mulher também está chegando para acertar as contas com a máfia espanhola. Depois de uma troca de malas no aeroporto eles se encontram para a devolução. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quinta (31), Frei Caneca 2, 19h. 

17h50 - Os Anos Felizes (Anni Felici, Itália/França, 2013, 100 min.). Ficção. Direção: Daniele Luchetti. Com Kim Rossi Stuart e  Micaela Ramazzotti. Provido de uma câmera, o jovem Dario captura os eventos que mudarão para sempre o destino de sua família. Guido, seu pai, vem de uma família de intelectuais que criticaram o seu casamento com Serena, filha de uma próspera família de empresários. Falado em italiano, francês, inglês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Cinemark Shopping Cidade Jardim 6, 19h.  

19h50 - Prince Avalanche (idem, EUA, 2013, 94 min.) Ficção. 14 anos. Direção: David Gordon Green. Com  Paul Rudd, Emile Hirsch e Joyce Payne. Uma estranha dupla, Alvin, meditativo e severo, e o irmão de sua namorada, Lance, tapado e inseguro, deixam a cidade pra trás para passar o verão na solidão, repintando as linhas de tráfego de uma estrada devastada por um incêndio. Vencedor do Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quinta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 14h50

21h45 - Esperando o Mar (Waiting for the Sea, Rússia/Bélgica/França/Cazaquistão/Alemanha, 2012, 109 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Bakhtyar Khudojnazarov. Com Dinmukhamet Akhimov, Egor Beroev e Detlev Buck. O capitão Marat é um homem de sorte: tem uma esposa bela e jovem, um moderno barco-pesqueiro, uma equipe de amigos. Um dia, ele se vê em meio a uma tempestade e perde tudo. Falado em russo. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quinta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 16h45.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2

13h - O Próximo Filme (Le prochain film, França, 2013, 83 min). Ficção. 16 anos. Direção: René Féret.  Há 50 anos, Louis Gravet adoraria se tornar um ator. Seu irmão Peter, diretor de cinema, tem a ideia de lhe chamar para o papel principal de seu próximo filme. Mas suas esposas, seus filhos e  sobrinha irão impedi-los de realizar o projeto como planejam. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. 

14h50 - Cantos (idem, Suíça, 2013, 75 min.) Documentário. Direção: Charlie Petersmann. Quatro silhuetas vagam por Cuba em busca de seu destino. Vítimas de uma ideologia, as pessoas lutam pela sobrevivência, às vezes flertando com a ilegalidade. O filme lança um olhar poético em uma sociedade à deriva, longe de suas utopias passadas. Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão.

16h45 - Providence (idem, França/Suíça/Reino Unido, 1977, 110 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Alain Resnais. Com  Dirk Bogarde, Ellen Burstyn, John Gielgud. Clive Langham, um escritor com problemas de saúde, tenta terminar seu próximo livro. Os personagens, baseados em sua família, são rancorosos, traiçoeiros e manipuladores. Quando fica claro que a maneira que Langhan retrata a família é bem parcial, os seus parentes verdadeiros chegam a sua casa para celebrar seu aniversário. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Frei Caneca 4, 19h40

19h - Chaika (idem, Espanha/Geórgia/Rússia/França, 2012, 100 min.) Ficção. Direção: Miguel Ángel Jimenez. Com Salome Demuria, Giorgi Gabunia e Aytuar Issayev. Uma história de amor entre uma prostituta e um marinheiro fracassado contada em duas estações: o inverno eterno da Sibéria e o verão nos estepes empoeirados do Cazaquistão. Falado em russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Obs.: Haverá debate após a sessão. Outras sessões: quinta (31), Reserva Cultural 1, 19h40.

21h20 - The Wind Rises (Kaze Tachinu, Japão, 2013, 126 min.) Animação. Direção: Hayao Miyazaki. A vida de Jiro Horikoshi, que desenhou os aviões de guerra japoneses na Segunda Guerra Mundial. Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Cine Sabesp, 21h30.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 3

14h - Bobô (idem, Portugal, 2013, 87 min.) Ficção. Direção: Inês Oliveira. Com Ricardo Aibéo, Paula Garcia e Aissatu Indjai. Sofia vive isolada num velho apartamento. Um dia, sua mãe traz Mariama, uma jovem guineense, para ajudar a cuidar da casa. Bobô, a irmã mais nova de Mariama, vai despertar em Sofia uma vontade de sair do casulo. Falado em português de portugal. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quinta (31), Espaço Itaú de Cinema - Pompeia 1, 19h

16h - Os Amigos (idem, Brasil, 2013, 89 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Lina Chamie. Com Marco Ricca, Dira Paes e Sandra Corveloni. Um dia especial na vida de Théo. Pela manhã, ele vai ao funeral de seu melhor amigo de infância. Durante o dia, as lembranças vêm, levando Théo a olhar a vida de outra maneira. É Majú, uma amiga por quem tem grande afeição, que o ajudará a recuperar as esperanças. Falado em português. 

17h50 - Cinco Anos de Vida (5 Jahre Leben, Alemanha, 2013, 95 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Stefan Schaller. Baseado na história verídica do turco-alemão que passou cinco anos como prisioneiro dos EUA no Afeganistão e em Guantánamo, o filme é uma crônica de um abuso imaginável e o duelo entre duas personalidades. Falado em alemão, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

19h40 - Nossos Heróis Morreram Esta Noite (Nos héros sont morts ce soir, França, 2013, 94 min.) Ficção. Direção: David Perrault. Com  Denis Ménochet, Jean-Pierre Martins e Constance Dollé. Na Paris do começo da década de 1960, a luta é um negócio próspero. Em cada embate, os lutadores desempenham um papel para benefício exclusivo dos apostadores. Simon, conhecido como “O Espectro” recruta Victor para encenar “O Açougueiro”, um odiado vilão. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. . Haverá debate após a sessão. Outras sessões: quarta (30), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 1, 17h50

22h - Duas Vidas (Zwei Leben, Alemanha/Noruega, 2012, 97 min.) Ficção. Direção: Georg Maas. Com  Juliane Koehler, Liv Ullmann e Ken Duken. Em 1990 na Europa, a parede de Berlim acabou de cair. Katrine, que cresceu na Alemanha Oriental, mas que já mora na Noruega por mais de 20 anos, é uma “criança da guerra”; o resultado de uma relação amorosa entre uma mulher norueguesa e um soldado ocupante alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Falado em alemão, norueguês, inglês, russo, dinamarquês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão. Outras sessões: quinta (31), Cinemateca - Sala BNDES, 14h

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 4

14h - Mundial - As Maiores Apostas (Mundial - The Highest Stakes, Polônia, 2012, 92 min.) Documentário. 14 anos. Direção: Michalz Bielanski. Utilizando material de arquivo, cenas animadas em 3D, ilustrações e entrevistas, o filme apresenta as experiências dos jogadores-chave da seleção polonesa em paralelo aos depoimentos dos membros encarcerados do Solidariedade, que acompanham os jogos nas telas da prisão durante o Mundial de 1982. Falado em polonês. Legendas eletrônicas em português. 

15h50 - Ana Arabia (idem, França/Israel, 2013, 85 min.) Ficção. Direção: Amos Gitai Com Yuval Scharf, Yussuf Abu Warda e Sarah Adler. Filmado em um plano-sequência, Ana Arabia é um momento na vida de uma pequena comunidade de exilados, judeus e árabes, que coabitam um enclave esquecido na “fronteira” entre Jaffa e Bat Yam, em Israel. Um dia, Yael, uma jovem jornalista, os visita. Falado em hebraico. Legendas em italiano. Legendas eletrônicas em português. Obs.: Haverá debate após a sessão. Outras sessões: quarta (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 14h; quinta (31), Cinusp - Mindlin, 19h.  

17h30 - Estrada para o Norte (Tie Pohjoissen, Finlândia, 2012, 110 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Mika Kaurismäki. Com Vesa-Matti Loiri, Samuli Edelmann e Peter Franzén. Um respeitado pianista começa a enfrentar complicados problemas pessoais quando um homem lhe aparece e afirma ser seu pai. Os dois decidem fazer uma viagem juntos. Falado em finlandês. Legendas eletrônicas em português.

19h40 - E Agora? Lembra-me (idem, Portugal, 2013, 164 min.) Documentário. 16 anos. Direção: Joaquim Pinto. O diretor protagoniza a fita na qual registra ensaios clínicos com drogas tóxicas e ainda não aprovadas para a Hepatite C, da qual é portador. Ele também homenageia os amigos que morreram e os que permanecem vivos. Falado em português de portugal. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

22h40 - A Herdeira (The Heiress, Alemanha, 2013, 73 min.) Direção: Ayse Polat. Com Oktay Cagla e Özlem Sagdic. Em uma pequena vila nas montanhas da Turquia, Hülya retorna da Alemanha para escrever um livro sobre seu falecido pai. Ela viaja até Damal, lugar onde seu pai nasceu e foi criado. Após conhecer pessoas que o conheciam jovem, ela reconstrói sua vida lá.Falado em turco. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 21h10.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 5

14h - São Silvestre (idem, Brasil, 2013, 80 min.) Documentário. Direção: Lina Chamie. São Silvestre é a mais famosa corrida de rua do Brasil, realizada anualmente em São Paulo no dia 31 de dezembro. O filme constrói de maneira sensorial a experiência de correr uma maratonah respiração, ritmo, concreto, céu, som, memória, sonho. Falado em português. Legendas em inglês. Obs.: Haverá debate após a sessão. 

15h40 - Dendrologium (idem, Alemanha/Polônia, 2013, 113 min.) Ficção. Direção: Amin Azam e Rafael Stemplewisk. Com Leonard Benhaus, Romanus Fuhrmann e Vlasto Peyitch. Um explorador segue a voz do destino e deixa para trás sua antiga vida, a fim de resolver o enigma do mito do fruto doce. Sua viagem para um lugar distante do mundo ao encontro dos homens sábios acaba por ser uma perigosa aventura. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão. Outras sessões: quarta (30), Cinusp - Mindlin, 21h.

18h10 - Como um Leão (Comme un Lion, França, 2012, 95 min.) Direção: Samuel Collardey. Com Mytri Attal, Marc Barbe e Jean-François Stevenin. Mitri é um garoto de 15 anos que mora no Senegal. Como a maioria de seus amigos, ele joga futebol e sonha em algum dia poder jogar para o Barcelona ou o Chelsea. Quando um agente de recrutamento mostra interesse nele, Mitri acredita que seu dia chegou. Falado em francês, wolof. Legendas eletrônicas em português.

 20h10 - The Deep (Djúpid, Islândia, 2012, 95 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Baltasar Kormákur. Com Ólafur Darri Ólafsson, Stefán Hallur Stefánsson e Jóhann G. Jóhannsson.  Baseado em fatos, um pescador tenta sobreviver ao congelante oceano após seu barco virar na costa sul da Islândia. Falado em islandês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 14h.

22h - Pressão Sanguínea (Blood pressure, Canadá, 2012, 95 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Sean Garrity. Com Michelle Giroux, Judah Katz e Jonas Chernick. Uma mulher abandonada pela família recebe cartas anônimas de um benfeitor. Ela se apega a essas cartas para se sentir viva, até que o benfeitor lhe pede um estranho e muito inusitado favor. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Obs.: Haverá debate após a sessão.

CINE SABESP

14h - O Caderno Grande (A nagy füzet, Hungria/Alemanha, 2013, 100 min.) Ficção. 18 anos. Direção: János Szász. Com László Gyémánt, András Gyémánt e Piroska Molnár. Com a Segunda Guerra Mundial quase chegando ao fim, moradores de cidades grandes estão à mercê de ataques aéreos e fome. Uma mãe desesperada deixa seus filhos gêmeos de 13 anos em uma casa de campo com a avó, apesar do fato de que esta avó é uma alcoólatra cruel. Falado em húngaro. Legendas eletrônicas em português. Obs.: Haverá debate após a sessão. Outras sessões: quarta (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3, 21h15; quinta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 20h30.

16h20 - Manakamana (idem, Nepal/EUA, 2013, 118 min.) Documentário. Direção: Stephanie Spray, Pacho Velez. Embrenhados numa selva nos cumes do Nepal, um grupo de peregrinos embarca numa perigosa jornada. Eles percorrem uma rota tradicional de teleférico para louvar Manakamana. Falado em nepalês, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quinta (31), Cinemark Shopping Cidade Jardim 6, 21h.

18h40 - Flor do Equinócio (Higanbana, Japão, 1958, 118 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Yasujiro Ozu. Com Shin Saburi, Kinuyo Tanaka, Ineko Arima.  Wataru Hirayama é um homem de negócios que gosta de agir como conselheiro de relacionamentos com seus amigos, sempre com um ponto de vista calmo e objetivo. Porém, fica difícil manter a objetividade quando um rapaz pede sua filha Setsuko em casamento. Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quinta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3, 17h50. 

21h - O Sol por Testemunha (Plein Soleil, França, 1960, 115 min.) Ficção. 12 anos. Direção: René Clément. Com Alain Delon e Maurice Ronet. O jovem e atraente Tom Ripley está na Itália para convencer seu antigo amigo rico, o playboy Philippe Greenleaf, a voltar para os Estados Unidos. Aos poucos, fica claro que Philippe não tem a menor intenção de voltar, disfrutando de sua vida de boêmio com sua namorada Marge. Falado em francês, italiano, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão.

CINEMATECA - SALA BNDES

14h - Vida Conjugal (Zendegi moshtarak-e aghaye mahmoodi va banoo, Irã, 2013, 82 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Rouhollah Hejazi. Com Hamid Farokhnejad, Taraneh Alidoosti e Hengameh Ghaziani. A tradicional família Mahmoudi vive numa enorme casa antiga. Quando decidem renovar o lugar, chamam o marido da sobrinha da senhora Mahmoudi, um arquiteto. Mas quando ele chega, logo fica claro que ninguém está de acordo quando o assunto é a renovação. Falado em farsi. Legendas eletrônicas em português.Outras sessões: quarta (30), Reserva Cultural 1, 14h; quinta (31), Cine Livraria Cultura 2, 19h40

15h45 - Um Perdão Necessário (Something necessary, Quênia/Alemanha, 2013, 85 min.) Ficção. Direção: Judy Kibinge. Com Susan Wanjiru, Walter Kipchumba Lagat e David Koprotich Mutai. Anne luta para reconstruir sua vida após a agitação civil que tomou o Quênia depois das eleições de 2007. Ela se aproxima de Joseph, um jovem e problemático membro de uma gangue que participou nos atos de violência pelo país. Falado em swahili, kikuyu, kalenjin, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 17h30

17h30 - O Lobo Atrás da Porta (idem, Brasil, 2013, 100 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Fernando Coimbra. Com Leandra Leal, Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento. Uma criança é raptada. Na delegacia, Sylvia e Bernardo, pais da vítima e Rosa, principal suspeita e amante de Bernardo, prestam depoimentos contraditórios. Logo vem à tona a surpreende relação que os três desenvolvem, ainda que em segredo. Falado em português. Legendas em inglês.

19h50 - Bellas Mariposas (idem, Itália, 2012, 100 min.) Ficção. Direção: Salvatore Mereu. Com Sara Podda, Maya Mulas e Davide Todde. Cate vive na periferia de Cagliari, na Sardenha, com seus irmãos, irmãs e um pai que não presta para muita coisa. Ela quer sair dali, seguir seus sonhos e tornar-se cantora. Não quer seguir o exemplo de sua irmã, Mandarina, grávida aos 13 anos. Falado em italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.

CINEMATECA - SALA PETROBRAS

15h - Programa Eduardo Coutinho 4 (Brasil, 55 min.) - Seleção de curtas do diretor. Porrada (idem, Brasil, 2000, 5 min.) Direção: Eduardo Coutinho; Santa Marta - Duas Semanas no Morro (idem, Brasil, 1987, 50 min.) Documentário. 16 anos. Direção: Eduardo Coutinho. Falados em português.

16h15 - Eu Vou Ser Assassinado (I Will Be Murdered, Espanha/Reino Unido, 2013, 85 min.) Documentário. 14 anos. Direção: Justin Webster. Em maio de 2009, Rodrigo Rosenberg, um advogado rico e carismático, foi andar de bicicleta perto de sua casa e foi morto a tiros. Porém, ele tinha certeza de que ia morrer. Um vídeo que ele gravou dias antes acusou o Presidente Álvaro Colom Caballeros de seu futuro assassinato. Falado em inglês, espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Espaço Itaú de Cinema - Augusta Anexo 4, 18h.

18h05 - Tumulto no Reino Celestial (Da nao tian gong, China, 2013, 90 min.) Ficção. Direção: Pou-Soi Cheang. História da peregrinação de um monge budista até a Índia para coletar antigos textos religiosos sagrados. No caminho, ele enfrenta diversos e perigosos inimigos que querem impedi-lo de conquistar seu objetivo. Falado em mandarim. Legendas em espanhol. Legendas eletrônicas em português.

20h - O que os Homens Falam (Una pistola en cada mano, Espanha, 2012, 95 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Cesc Gay. Oito homens de quarenta e poucos anos sofrem de crise de identidade masculina. Todos têm uma confusão emocional em comum e seus comportamentos formam um mosaico de emoções que muitos homens não revelam. Falado em espanhol. Legendas em português. Outras sessões: quarta (30), Cinemateca - Sala Petrobras, 16h30. 

CINE LIVRARIA CULTURA 1

14h - Hopper Stories (Hopper vu par, França, 2013, 50 min.) Ficção. Direção: Sophie Fiennes, Mathieu Amalric, Martin de Thurah, Hannes Stöhr, Dominique Blanc, Sophie Barthes, Valérie Mréjen e Valérie Pirson. Uma série de oito curtas-metragens realizados por oito diretores europeus. Cada um deles se inspirou numa obra célebre do lendário pintor americano Edward Hopper. Os filmes foram rodados em Berlim, Nova York, Washington, Paris, Londres e México. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.

15h25 - Os Caras do Porto (Los Chicos Del Puerto, Espanha, 2013, 78 min.) Ficção. Direção: Alberto Morais. Com Omar Krim Alapont, Blanca Bautista Díaz e Mikel Sarasa Huici. Miguel promete realizar uma jornada para o avô, trancado em casa pela própria família e impossibilitado de sair. A missão é simples: ir a um velório e deixar uma jaqueta do exército no túmulo de um senhor, amigo de seu avô. Falado em espanhol. Legendas em inglês, francês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Cine Sabesp, 19h45

17h - A Família (Die Familie, Alemanha, 2013, 93 min.) Documentário. 16 anos. Direção: Stefan Weinert. Os parentes daqueles que foram mortos próximos à fronteira entre a Alemanha Oriental e a Ocidental contam suas histórias. Uma mãe ainda não sabe o que aconteceu com o corpo de seu filho depois que ele foi morto a tiros, com o assassino sendo apenas tendo sua licença suspensa por dois anos como punição. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

18h45 - O Estranho Curso dos Eventos (A Strange Course of Events, França/Israel, 2013, 98 min.) Ficção. 10 anos. Direção: Raphaël Nadjari. Saul, quarentão, sonhador melancólico, decide visitar seu pai, a quem não vê há cinco anos e a quem ele culpa por todos os seus males. Após alguns inesperados eventos, ele descobre uma possível nova vida. Falado em hebraico. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quinta (31), Cinemateca - Sala BNDES, 16h20

20h40 - As Grandes Ondas (Longwave/Les Grandes Ondes, Suiça/França/Portugal, 2013, 85 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Lionel Baier. Com Donzelli, Michel Vuillermoz e Patrick Lapp. Abril de 1974. Dois radio-jornalistas suíços são enviados a Portugal para cobrir a ajuda suíça que o país recebe. Porém, quando chegam lá, nada acontece como planejado. Falado em francês e português de portugal. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Museu da Imagem e do Som - MIS, 20h50. 

22h20 - Vai, Eddy! (Allez, Eddy!, Bélgica, 2012, 100 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Gert Embrechts. Freddy, um garoto de 11 anos, é filho de um açougueiro em uma idílica aldeia isolada do resto do mundo. Sua vida é vira de cabeça para baixo quando, em 1975, o primeiro supermercado abre as portas na cidade. Falado em holandês, francês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Cine Sabesp, 16h; quinta (31), Cine Livraria Cultura 1, 15h. 

CINE LIVRARIA CULTURA 2

16h - Caracóis na Chuva (Shablulim Bageshem, Israel/Espanha, Israel/Espanha, 2013, 82 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Yariv Mozer. Com Yoav Reuveni, Moran Rosenblatt e Yariv Mozer. Boaz é um jovem atraente que vive com a namorada Noa em Tel Aviv. Um dia, ele passa a receber cartas de um admirador anônimo. A piada se torna paranoia, e Boaz começa a questionar a própria heterossexualidade. Falado em hebraico. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 16h

17h45 - Amor, Plástico e Barulho (idem, Brasil, 2013, 82 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Renata Pinheiro. Com Nash Laila, Maeve Jinkings e Samuel Vieira. Shelly, uma jovem que sonha em se tornar cantora de brega, inicia sua carreira como dançarina de uma banda se apresentando em casas noturnas e programas de TV locais do Recife. Falado em português. Legendas em inglês. 

19h30 - Algo no Caminho (Something in the way, Indonésia, 2013, 89 min.) Ficção. Direção: Teddy Soeriaatmadja. Com Reza Rahadian, Ratu Felisha e Verdi Solaiman. Ahmed é um taxista em Jacarta viciado em sexo. Uma esperança surge em sua vida quando ele se apaixona por sua vizinha, uma prostituta chamada Kinar. As pressões morais exercidas pela religião só confundem Ahmad, que não quer nada mais além de salvar ambos de uma vida de pecado. Falado em indonésio. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.

 21h20 - Um Mundo que Não É Nosso (Alam Laysa Lana, Reino Unido/Líbano, 2012, 93 min.) Documentário. 14 anos. Direção: Madhi Fleifel. Um retrato de três gerações exiladas no campo de refugiados Ein el-Helweh, no sul do Líbano. Construído a partir de gravações pessoais, arquivos familiares e imagens históricas, o documentário é um estudo sensível sobre o pertencimento, a amizade e a família. Falado em árabe, inglês. Legendas eletrônicas em português. 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA 1

14h - O Garoto-Lobisomem (Neuk-dae-so-nyeon, Coreia do Sul, 2012, 122 min.) Ficção.  14 anos. Direção:  Jo Sung-hee. Com  Joong-ki Song, Bo-yeong Park, Young-nam Jang. Convocada por um telefonema inesperado, uma mulher idosa visita a casa onde morava quando criança. Ela recorda então de um garoto que ela conheceu há 47 anos. Falado em coreano. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quinta (31), Cine Livraria Cultura 1, 18h40.

16h20 - Wakolda (idem, Argentina/França/Espanha/Noruega, 2013, 93 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Lucía Puenzo. Com Alex Brendemühl, Florencia Bado e Diego Peretti. Um médico alemão conhece uma família argentina e os segue pela estrada deserta que leva à Bariloche, cidade onde Eva, Enzo e seus três filhos vão abrir uma hospedaria próxima ao lago Nahuel Huapi. Legendas eletrônicas em português. Obs.: Haverá debate após a sessão. Outras sessões: quarta (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1, 21h30; quinta (31), Cine Sabesp, 16h30.

18h10 - Picasso e o Roubo da Monalisa (La Banda Picasso, Espanha, 2012, 100 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Fernando Colomo. Com Ignacio Mateos, Pierre Bénézit e Jordi Vilches. Em Paris no ano de 1911, Pablo Picasso e Guillaume Apollinaire são detidos e interrogados sobre o roubo da Mona Lisa. Serão eles parte de uma gangue internacional de ladrões de arte ou será isso um mal entendido? Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Reserva Cultural 1, 15h40 

20h10 - Club Sandwich (idem, México, 2013, 82 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Fernando Eimbcke. Enquanto estava de férias em um resort à beira-mar, uma mãe solteira sofre quando seu filho de 15 anos - que também é seu melhor amigo - descobre que tem uma química “mágica” com uma garota de sua idade. Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Cine Livraria Cultura 1, 16h

21h50 - Las Horas Muertas (idem, México/França/Espanha, 2013, 100 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Aarón Fernández. Com Kristyan Ferrer, Adriana Paz e Eliseo Lara Martínez.  No desolado litoral de Veracruz, no México, Sebastián, um garoto de 17 anos, começa a cuidar por conta própria do pequeno motel de seu tio. Lá, ele conhece Miranda, uma cliente habitual que vai ao motel para encontrar um amante que sempre a deixa esperando. Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão. Outras sessões: quarta (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2, 19h15

RESERVA CULTURAL 1

14h - Uma Dobra em Meu Cobertor (Chemi sabnis nakesti, 2013, Geórgia, 75 min.) Ficção. Direção:  Zaza Rusadze. Com Tornike Bziava, Tornike Gogrichiani e Avtandil Makharadze. Dmitrij retorna à sua cidade natal após um período de estudo no exterior. Ele divide seu tempo entre seu trabalho tedioso e um hobby, o alpinismo. Sua rotina diária é interrompida quando ele começa a viajar pelo seu mundo de fantasia e conhece um novo amigo, Andrej. Falado em georgiano, russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.

15h30 - Meteora (idem, Alemanha/Grécia, 2012, 81 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Spiros Stathoulopoulos. Com Theo Alexander e Tamila Koulieva. Nas planícies aquecidas da Grécia central, monastérios ortodoxos elevam-se acima de pilares de arenito, suspensos entre o céu. É nesse cenário que surge o afeto entre um jovem monge e uma freira. Falado em grego. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: terça (29), Reserva Cultural 1, 15h30. 

17h10 - O Grande Kilapy (idem, Angola/Portugal/Brasil, 2012, 100 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Zezé Gamboa. Com Lázaro Ramos, Hermila Guedes e João Lagarto. Joãozinho é um jovem angolano, descendente de uma rica família do período colonial. Este rapaz mestiço quer apenas viver a vida, saindo com mulheres, se divertindo com os amigos e gastando seu dinheiro. Falado em português de angola. Legendas em português. 

19h10 - O Grande Mestre (Yi Dai Zong Shi, Hong Kong, 2013, 120 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Wong Kar Wai. Com Tony Leung Chiu Wai, Ziyi Zhang, Jin Zhang.  A história verídica de Ip Man, o mestre de artes marciais que ficou conhecido no Ocidente por ter sido o mentor de Bruce Lee. No fim dos anos 30, no sul da China, o lutador Ip derrota o grande e respeitado mestre Gong Yutian. O longa abriu a mais recente edição do Festival de Berlim. Falado em mandarim. Legendas em português. Outras sessões: quinta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 16h. 

21h30 - Cães Errantes (Stray dogs, Taiwan/França, 2013, 138 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Tsai Ming Liang. Com Lee Kang Sheng, Yang Kuei Mei e Lu Yi Ching. Um pai e seus dois filhos vagam pelas margens da Taipei dos dias de hojeh andam pelos rios e matas da periferia e pelas chuvosas ruas da cidade. De dia, o pai tenta ganhar algum dinheiro como outdoor humano de apartamentos de luxo. Falado em mandarim. Legendas eletrônicas em português. 

CINESESC

15h - Segurança Nacional (Nam-yeong-dong 1985, Coreia do Sul, 2012, 106 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Chung Ji-young. Com Park Won-sang, Lee Kyeong-yeong e Myung Kye-nam. Em setembro de 1985, quando o regime militar censura cada som feito pelo público, Kim Jong-tae, um pai normal e defensor da democracia, é preso pela polícia. De olhos vendados, ele fica preso em uma sala de interrogatório em Namyoung-dong no prédio da segurança nacional do governo. Falado em coreano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

17h05 - O Verão dos Peixes-Voadores (El Verano De Los Peces Voladores, Chile/França, 2013, 88 min.) Ficção. Direção: Marcela Said. Manena é uma adolescente determinada, filha de Pancho, um rico fazendeiro chileno que dedica suas férias a  exterminar as carpas que invadem seu lago. No decorrer do verão, enquanto ele recorre a métodos cada vez mais extremos, Manena sofre com sua primeira decepção amorosa e descobre um mundo que coexiste silenciosamente com o seu – o dos trabalhadores indígenas Mapuche que reivindicam acesso às terras e enfrentam seu pai. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

18h45 - Programa Sergei Loznitsa, Miguel Gomes e Jeanne Dosse (idem, 87 min) - Seleção de curtas dos cineastas. Carta (Letter, Portugal, 2012, 20min.) Direção: Sergei Loznitsa; Redemption (idem, Portugal, 2013, 27 min.). Direção: Miguel Gomes; Do Outro Lado da Cozinha (idem, Brasil, 2013, 40 min.) 16 anos. Direção: Jeanne Dosse.  Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão.

21h - O deserto dos tártaros (Il deserto dei Tartari, Itália/França/Alemanha, 1976, 140 min.) Ficção. Direção: Valerio Zurlini. Com Vittorio Gassman, Giuliano Gemma, Helmut Griem. O Tenente Drogo é enviado para uma fortaleza no meio do deserto, construída para prevenir um possível ataque pelos temidos tártaros que supostamente virão de um lugar além do deserto. Falado em italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3, 14h; quinta (31), Cinesesc, 14h30

CINE OLIDO

15h - Avanti Popolo (idem, Brasil, 2012, 72 min.) Direção: Michael Wahrmann. Com Carlos Reichenbach, André Gatti e Eduardo Valente. Após separar-se da sua esposa, André volta a morar com seu pai, que vive uma vida de espera e reclusão, amarrado afetivamente apenas a sua cachorra, Baleia. O reencontro dos dois revela uma relação difícil e distante, em função do desaparecimento do outro filho, 30 anos atrás, na época da ditadura militar brasileira. Falado em português. Legendas em inglês.

17h - Fifi Grita de Felicidade (Fifi Howls From Happinnes, EUA/França, 2013, 96 min.) Documentário. 14 anos. Direção: Mitra Farahani. Com Bahman Mohassess, Rokni Haerizadeh e Ramin Haerizadeh. O documentário acompanha os dois últimos meses de vida do lendário artista iraniano Bahman Mohassess.  Artista misterioso e contemporâneo, ele é contratado por dois jovens, Rokni e Ramin Haerizadeh. Falado em farsi. Legendas eletrônicas em português. 

19h30 - A Bala Desaparecida (Xiao shi de zi dan, China/Hong Kong, 2012, 108 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Lo Chi-leung. Uma série de assassinatos misteriosos ocorre em uma fábrica de munição, com todas as vítimas mortas com balas que desaparecem. Song Donglu, um detective meticuloso, e seu parceiro Guo Zhui, investigam o caso. Falado em mandarim. Legendas em espanhol. Legendas eletrônicas em português. 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - POMPEIA 1

19h - Zoran, Meu Sobrinho, O Idiota (Zoran il mio nipote scemo, 2013, Itália/Eslovênia, 106 min.) Ficção. Direção:  Matteo Oleotto. Com Giuseppe Battiston, Teco Celio e Rok Prašnikar. Paolo Bressan, um desajustado de 40 anos, passa seus dias em uma taverna perto de Gorizia. Tudo muda quando Zoran aparece: um estranho garoto de 15 anos que Paolo “herda” de um parente esloveno distante. Falado em italiano. Legendas eletrônicas em português. 

21h30 - Roa (idem, Colômbia/Argentina, 2013, 98 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Andrés Baiz. Com Mauricio Puentes, Catalina Sandino e Santiago Rodríguez. Juan Roa Sierre é um homem ingênuo e supersticioso que também é o suposto assassino de Jorge Elicier Gaitan, político e advogado colombiano que era o candidato dissidente para o Partido Liberal nas eleições de 1950. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.

VÃO DO MASP

19h30 - São Paulo, Sociedade Anônima (idem, Brasil, 1965, 107 min.) Ficção. Brasil. Direção: Luís Sérgio Person. Com Walmor Chagas e Eva Wilma. Carlos é um jovem da classe média paulistana que trabalha em uma grande empresa durante a instalação de indústrias automobilísticas estrangeiras no Brasil. Logo depois, ele aceita um cargo numa fábrica de peças para automóveis, da qual torna-se gerente. A certa altura, ele é um chefe de família que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem um projeto de vida ou perspectivas para mudar a condição que rejeita, só lhe resta fugir. Falado em português e inglês. 

FAAP

11h - Minhas Sessões de Luta (Mês Séances de Lutte, França, 2013, 90 min.) Ficção. Direção:  Jacques Doillon. Com Sara Forestier e  James Thiérrée. A disputa verbal de um casal se intensifica com empurrões, socos e agressões, até o ponto onde as frequentes sessões de combates se tornam verdadeiras batalhas amorosas. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. .

15h - A Montanha Matterhorn (Matterhorn, Holanda, 2013, 87 min.) Ficção. Direção: Diederik Ebbinge. Fred tem 54 anos e mora sozinho. Ele anda pela cidade de ônibus, frequenta a igreja e janta vagem com carne e batatas todo dia às 6 horas em ponto. Um dia, Theo entra na vida de Fred e transforma sua rotina. Falado em holandês. Legendas em português.

19h - Dark Blood (idem, EUA/Reino Unido/Holanda, 2012, 86 min.) Ficção. 12 anos. Direção: George Sluizer. Boy, um jovem viúvo de descendência indígena, mora num deserto contaminado por testes nucleares. Nesse lugar desolado, ele aguarda o fim do mundo. De repente, seu refúgio é invadido por Harry e Buffy, um casal tentando salvar seu relacionamento com uma segunda lua-de-mel. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão.

MIS - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

14h  - Sidewalk Stories (idem, EUA, 1989, 97 min.) Ficção. Direção: Charles Lane. Com Charles Lane, Nicole Alysia, Tom Alpern. Um jovem artista de Nova York tenta ganhar dinheiro retratando passantes nos arredores do movimentado centro financeiro da cidade. Sobrevivendo com pouco, ele encontra refúgio em um prédio abandonado. Uma noite, em um beco escuro, ele encontra uma menina cujo pai acabou de ser assassinado. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

16h - Programa Guimarães Transversal (Portugal, 67 min.) Direção: Vários. Curtas: Ao lobo da madragoa (idem, Portugal, 9 min.). Direção: Pedro Bastos; Zwazo (idem, Portugal, 15 min.). Direção: Gabriel Abrantes; A mesa ferida (idem, Portugal, 21 min.). Direção: Marcos Barbosa; O Facínora (Der schlingel, Alemanha/Portugal, 22 min.). 16 anos. Direção: Paulo Abreu. Falados em português.

17h30 - A Grande Noite (Le Grand Soir, França, 2012, 92 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Benoît Delépine e Gustave Kervern. Com Benoît Poelvoorde e Albert Dupontel. Os Bonzini moram em frente ao restaurante La Pataterie, que fica em uma zona comercial. O filho mais velho, Not, é o punk mais velho da Europa. O irmão, Jean-Pierre, é vendedor de loja. Quando Jean-Pierre obtém um bacharelado, os irmãos voltam a se encontrar. Falado em francês. Legendas em português. 

19h20 - A Represa (Staudamm, Alemanha, 2013, 88 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Thomas Sieben. Roman trabalha em um escritório de advocacia. Quando ele tem que ir retirar alguns arquivos em uma pequena cidade onde um estudante cometeu um massacre em sua escola, ele conhece Laura, uma dos sobreviventes. Enquanto a história se desenrola, ele vai descobrindo que Laura guarda um segredo: ela está mais envolvida no massacre do que se pensava. Falado em alemão. Legendas eletrônicas em português. 

21h10 - O Garoto que Come Alpiste (To agori troi to fagito tou pouliou, Grécia, 2012, 80 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Ektoras Lygizos. Com Yannis Papadopoulos, Lila Baklesi e Kleopatra Perraki. Um cantor de 22 anos mora em Atenas e é desempregado, sem dinheiro, namorada ou comida. Esvazia latas de lixo, rouba migalhas de seu vizinho e come as algumas das sementes adquiridas para seu único companheiro, um canário. Seu único contato com o mundo de fora é quando ele persegue uma atraente recepcionista de hotel. Falado em grego. Legendas eletrônicas em português. 

MATILHA CULTURAL

14h - Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa (idem, Brasil, 2013, 96 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Gustavo Galvão. Com Vinicius Ferreira, Marat Descartes e Leonardo Medeiros. Pedro fugiu de casa, pegou a estrada e não sabe para onde ir. Lucas  faz o mesmo, sonhando ser ator. Eles têm pouco mais de 30 anos e levam apenas a roupa do corpo. Depois de se conhecerem numa lanchonete de beira de estrada, em Minas, os dois percorrem o interior do Brasil em busca de uma dose violenta de qualquer coisa. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. Outras sessões: quarta (30), Cinemateca - Sala Petrobras, 18h30

16h - Educação Sentimental (idem, Brasil, 2013, 84 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Julio Bressane. Com Josie Antello, Bernardo Marinho e Debora Olivieri. Áurea, uma solitária professora, começa uma relação singular com um rapaz com quem encontra por acaso. Como uma alma sensível, ela se vê atraída por sua tocante beleza e se apaixona por ele. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês.  

18h - 1960 (idem, Portugal, 2013, 70 min). Ficção. 16 anos. Direção: Rodrigo Areias. Um “home-movie” registrado em Super 8mm como diário de viagem, revisitando através da arquitetura e do Diário de Bordo de Fernando Távora a viagem que o arquiteto concretizou em 1960. Falado em português de portugal. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Museu da Imagem e do Som - MIS, 19h. 

19h30 - Uma Casa com Torre (Dom S Bashenkoy, Ucrânia, 2012, 80 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Eva Neymann. Com Dmitriy Kobetskoy, Katerina Golubeva e Mikhail Veksler. Um garoto de oito anos fica sozinho quando a saúde de sua mãe piora criticamente. Ela avisa que, caso algo aconteça com ela, ele deve retornar à rua onde ele cresceu e procurar a casa com a torre. Falado em ucraniano. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Cine Olido, 17h; quinta (31), CCSP - Sala Lima Barreto, 15h. 

CINUSP

16h - Programa Lugares e Espaços Sagrados - Arquitetura como História. A série de filmes apresenta o diálogo de um conjunto expressivo de arquitetos, escritores, historiadores e políticos israelenses e aborda temas variados, ligados sobretudo à construção residencial no país. Arquitetura em Israel: Conversas com Amos Gitai (Architecture In Israel - Conversations With Amos Gitai, Israel, 2012, 371 min.) Documentário. Direção: Amos Gitai; A arquitetura durante o mandato britânico (Architeture during the british mandate, 23 min.), Haifa: passado, presente e futuro (Haifa: past, present and future, 24 min.), Jesusalém através dos anos (Jerusalem through the ages, 24 min.), O tapete como moradia (The carpet as a dwelling, 19 min.), O coletivo e o arquiteto (The colective and the architect, 23 min.), O tabernáculo e o tempo (The tabernacle and the temple, 24 min.) Falado em hebraico. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quinta (31), Cinusp, 16h. 

CINEMARK - SHOPPING CIDADE JARDIM 6

19h - Nascido Para Matar (Full Metal Jacket, EUA, 1987, 118 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Stanley Kubrick. Com Matthew Modine, Adam Baldwin e Vincent D'Onofrio. O filme, uma ferrenha crítica à Guerra do Vietnã, mostra o preparo de um novo grupo de fuzileiros navais para entrar no front. Baseado no romance The Short-Timers de Gustav Hasforfd. Falado em inglês. Legendas em português. 

21h10 - 2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odissey, 1968, EUA/Reino Unido, 149 min.) Ficção. Direção: Stanley Kubrick. Com Keir Dullea, Gary Lockwood, e William Sylvester. Milhares de anos depois, a descoberta de outro monólito na Lua leva ao lançamento da expedição Discovery One a Júpiter, controlada pelo computador HAL 9000, para investigar a origem do objeto. Falado em inglês. Legendas em português. 

CCSP - SALA PAULO EMILIO

15h - Amazônia Desconhecida (idem, Brasil, 2013, 71 min.) Documentário. 12 anos. Direção: Daniel Augusto e Eduardo Rajabally. O documentário busca as inúmeras verdades existentes, derrubando mitos e levando ao público um retrato mais fiel da maior floresta tropical do planeta, levantando questões como quais são os vilões do desmatamento e o caminho para o desenvolvimento sem agredir a natureza. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. Outras sessões: quinta (31), Reserva Cultural 1, 16h10. 

17h - 2 Outonos 3 Invernos (2 Automnes 3 Hivers, França, 2013, 93 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Sebastien Betbeder. Com Vincent Macaigne, Maud Wyler e Bastien Bouillon. Durante dois outonos e três invernos, as vidas de Amélie, Arman e Benjamin se confundem e se preenchem de encontros, acidentes, amores e memórias. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Cinemateca - Sala BNDES, 17h15. 

19h - O fantasma do Novais (idem, Portugal, 2012, 93 min.) Ficção. Direção: Margarida Gil. Na Guimarães de hoje, Ana tenta acabar um trabalho de pesquisa sobre Joaquim Novais Teixeira, desparecido em Paris em 1972. Ela pede ajuda a Sofia e Jacinto, cujo maior empenho é dormir. Falado em português de Portugal. Legendas eletrônicas em português.

CCSP - SALA LIMA BARRETO

15h - Florentina Hubaldo, CTE (idem, Filipinas, 2012, 360 min) Ficção. 18 anos. Direção: Lav Diaz. Com Hazel Orencio, Noel Sto. Domingo e Kristine Kintana.  A triste e tocante história de uma jovem filipina muito humilde que sofre de uma doença degenerativa forçada pelo pai a se prostituir por dinheiro. O longa acompanha sua trajetória até sua perda completa de dignidade física e moral. Falado em filipino, tagalog. Legendas eletrônicas em português. 

CEU - Butantã

20h - Almas à venda (Cold Soulds, 2009, EUA/França, 101 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Sophie Barthes. Paulo é um ator que fica constrangido com sua participação em uma peça de teatro. Dublado em português. 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA ANEXO 5

18h - Lições de Harmonia (Uroki garmonii, Cazquistão/Alemanha/França, 2013, 110 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Emir Baigazin. Com Timur Aidarbekov, Aslan Anarbayev, Mukhtar Andassov. Aslan tem 13 anos, vive com a avó e estuda em uma escola com altas taxas de criminalidade em uma aldeia no Cazaquistão. Falado em casaque, russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

20h10 - Ritos de Passagem (Rites of Passage, Austrália, 2013, 80 min. ) Ficção. 14 anos. Direção: Phillip Crawford. Filmado durante três anos pela organização artística comunitária Beyond Empathy, seis histórias interligadas mostram os riscos, os desapontamentos, as alegrias e os amores que surgem na adolescência. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português.

 22h - A Ternura (La Tendresse, Bélgica/França/Alemanha, 2013, 78 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Marion Hänsel. Com Olivier Gourmet, Maryline Canto e Adrien Jolivet. Um casal, separado há 15 anos, se vê junto novamente em uma viagem de dois dias para ir buscar seu filho, hospitalizado em outro país depois de um grave acidente de esqui. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outras sessões: quarta (30), Cine Livraria Cultura 2, 16h. 

CINUSP - MINDLIN

19h - Cabra Marcado Para Morrer (idem, Brasil, 1985, 119 min.) Documentário. 12 anos. Direção: Eduardo Coutinho. Dividido em duas partes, o documentário inicia como a reconstituição ficcional de um líder comunitário assassinado. Anos depois da interrupção das filmagens, o projeto é retomado e seus participantes entrevistados. Falado em português. Exibido com o curta Porrada, de Eduardo Coutinho (5'). Haverá debate após a sessão. 

 

A pedido da Mostra a indicação etária dos filmes foi sugerida por seus respectivos produtores.

Programação sujeita a alterações.

Fonte: VEJA SÃO PAULO