37ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Quinta (31)

Confira a programação

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

+ Confira toda a programação da 37ª Mostra Internacional de Cinema

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1

13h - Para Aqueles em Perigo (For Those in Peril, Reino Unido, 2013, 93 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Paul Wright. Aaron, um jovem desajustado em uma isolada comunidade escocesa, é o único sobrevivente de um estranho acidente de pesca que custou a vida de cinco homens, incluindo seu irmão mais velho. Estimulada pelo o folclore local e pela superstição, a comunidade culpa Aaron pela tragédia, fazendo dele um pária dentro da vila. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português.

14h50 - Inch’Allah (idem, Canadá/França, 2012, 102 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Anaïs Barbeau-Lavalette. Com  Evelyne Brochu, Sabrina Ouazani e Sivan Levy. Chloe é uma jovem médica que trabalha num campo de refugiados na Cisjordânia, onde monitora a gravidez de jovens palestinas. Entre postos de fronteira e balas perdidas, Chloe começa a desvendar a guerra e se vê dividida entre os dois lados do conflito. Falado em inglês, francês, árabe, hebraico. Legendas em português.

16h50 - Meu Cachorro Assassino (My Dog Killer, Eslováquia/República Checa, 2013, 90 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Mira Fornay. Com Adam Mihál, Marián Kuruc e Libor Filo. Marek, um jovem de dezoito anos, mora perto da fronteira entre a Eslováquia e a Morávia com seu pai e seus amigos hooligans. Mas seu melhor amigo mesmo é seu violento cachorro. Falado em eslovaco. Legendas eletrônicas em português.

18h40 - Grisgris (idem, França/Chade, 2013, 101 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Mahamat-Saleh Haroun. Com Souleymane Deme, Anaïs Monory e Cyril Guei.  Apesar da perna paralisada, que poderia ter impedido a maioria dos caminhos, Grigris, de 25 anos, sonha em ser dançarino. Um desafio, mas seus sonhos são frustrados quando seu sogro cai gravemente doente. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. 

21h - Que Estranho Chamar-se Federico — Scola Conta Fellini (Che strano chiamarsi Federico, Itália, 2013, 93 min.). Documentário. 16 anos. Direção: Ettore Scola. Filme de Encerramento. O filme é um retrato de Federico Fellini, dirigido por Ettore Scola na ocasião do 20º aniversário da morte do diretor. Unindo à riqueza de seus filmes Scola, seu admirador devoto, relembra o privilégio de ter conhecido Fellini e as emoções que ele provocava em quem o ouvia, com sua ironia e reflexões sobre “a vida ser uma festa”. Falado em italiano. Legendas eletrônicas em português. 

22h45 - Nuts (Ouf, França, 2012, 81 min.) Ficção. Livre. Direção: Yann Coridian. Aos 41 anos, François tem tudo para ser feliz: a esposa, dois filhos, um belo apartamento. Mas, depois de um surto psicótico e uma passagem pelo hospital psiquiátrico, Ana, o amor de sua vida aparece para uma visita e acaba mudando tudo. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. 

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2

13h - Dr. Fantástico (Dr. Strangelove: Or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, EUA/Reino Unido, 1964, 93 min.) Ficção. 10 anos. Direção: Stanley Kubrick. Com Peter Sellers, George C. Scott e Sterling Hayden. A comédia de humor negro faz uma sátira aos tempos da Guerra Fria, com Peter Sellers interpretando o personagem-título, um psicótico cientista nuclear que esteve a serviço dos nazistas. Falado em inglês e russo. Legendas eletrônicas em português.

14:50 - Prince Avalanche (idem, EUA, 2013, 94 min.) Ficção. 14 anos. Direção: David Gordon Green. Com  Paul Rudd, Emile Hirsch e Joyce Payne. Uma estranha dupla, Alvin, meditativo e severo, e o irmão de sua namorada, Lance, tapado e inseguro, deixam a cidade pra trás para passar o verão na solidão, repintando as linhas de tráfego de uma estrada devastada por um incêndio. Vencedor do Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português.

16h45 - Esperando o Mar (Waiting for the Sea, Rússia/Bélgica/França/Cazaquistão/Alemanha, 2012, 109 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Bakhtyar Khudojnazarov. Com Dinmukhamet Akhimov, Egor Beroev e Detlev Buck. O capitão Marat é um homem de sorte: tem uma esposa bela e jovem, um moderno barco-pesqueiro, uma equipe de amigos. Um dia, ele se vê em meio a uma tempestade e perde tudo. Falado em russo. Legendas eletrônicas em português. 

19h - A Gangue dos Jotas (La Bande des Jotas, França, 2012, 74 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Marjane Satrapi. Com Marjane Satrapi, Stephane Roche e Ali Mafakheri. Nils e Didier estão chegando no Sul da Espanha para jogar em um torneio de badminton. Uma misteriosa e manipuladora mulher também está chegando para acertar as contas com a máfia espanhola. Depois de uma troca de malas no aeroporto eles se encontram para a devolução. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

20h30 - O Caderno Grande (A Nagy Füzet, Hungria, Alemanha, 2013, 100 min.) Ficção. 18 anos. Direção: János Szász. Com László Gyémánt, András Gyémánt e Piroska Molnár.  Com a Segunda Guerra Mundial quase chegando ao fim, moradores de cidades grandes estão à mercê de ataques aéreos e fome. Uma mãe desesperada deixa seus filhos gêmeos de 13 anos em uma casa de campo com a avó, apesar do fato de que esta avó é uma alcoólatra cruel. Falado em húngaro. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão.

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 3

14h - Programa Sergei Loznitsa, Miguel Gomes e Jeanne Dosse (87 min.) - Seleção de curtas dos diretores. 16 anos. Carta (Letter), de Sergei Loznitsa (20min.); Redemption, de Miguel Gomes (27min.); Do Outro Lado da Cozinha, de Jeanne Dosse (40min.). Falados em vários idiomas. Legendas eletrônicas em português. 

15h40 - A Rotina tem seu Encanto (Sanma no Aji, Japão, 1962, 112min) Ficção. Livre. Direção: Yasujiro Ozu. Com Shima Iwashita e Keiji Sada. O viúvo Shuhei Hirayama, um militar que lutou na Segunda Guerra Mundial como fuzileiro naval, tem uma filha de 24 anos e um filho casado. Elei começa a sentir o peso dos anos e percebe que está na hora de a menina se casar. Começa então a arranjar o matrimônio com um jovem indicado pelos amigos. O último filme de Yasujiro Ozo, que morreu um mês após o lançamento. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

17h50 - Flor do Equinócio (Higanbana, Japão, 1958, 118 min.) Ficção. Direção: Yasujiro Ozu. Com Shin Saburi, Kinuyo Tanaka, Ineko Arima.  Wataru Hirayama é um homem de negócios que gosta de agir como conselheiro de relacionamentos com seus amigos, sempre com um ponto de vista calmo e objetivo. Porém, fica difícil manter a objetividade quando um rapaz pede sua filha Setsuko em casamento. Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

20h - Era Uma Vez em Tóquio (Tôkyô Monogatari, Japão, 1953, 135min.) Ficção. 18 anos. Direção: Yasujiro Ozu. Com Chishû Ryû, Chieko Higashiyama, Sô Yamamura. Uma casal de idosos visita seus filhos e netos na cidade, mas os filhos já não tem tempo para eles. Quando sua mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora de seu falecido filho mais novo e complexos sentimentos são revelados entre eles. Falado em japonês. Legendas eletrônicas em português. 

22h30 - Centro Histórico (idem, Portugal, 2012, 90 min.) Ficção. Livre. Direção: Manoel de Oliveira, Aki Kaurismäki, Pedro Costa e  Victor Erice. Com Judite Araujo, Maria Fatima Braga Lima e Marco Carreira. O longa-metragem homenageia a cidade de Guimarães, ao norte de Portugal, considerada a capital europeia da cultura. As histórias e segredos da localidade são apresentados em quatro segmentos:  Manoel de Oliveira (O Conquistador Conquistado), Aki Kaurismaki (O Tasqueiro), Pedro Costa (O Lamento da Vida Jovem) e Victor Erice (Vidros Partidos). Falado em português de portugal, inglês. Legendas eletrônicas em português. 

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 4

14h - Até Ver a Luz (After the Night, Portugal/Suíça, 2013, 95 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Basil da Cunha. Com Pedro Ferreira, João Veiga e Nelson da Cruz Duarte Rodrigues. Depois de sair da prisão, Sombra retorna à sua vida de traficante de drogas em Lisboa. O cotidiano que ele enfrenta no entanto, faz repensar a ideia de liberdade que ele tinha prisão. Falado em creole e português. Legendas eletrônicas em português. 

16h - O Grande Mestre (Yi Dai Zong Shi, Hong Kong, 2013, 120 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Wong Kar Wai. Com Tony Leung Chiu Wai, Ziyi Zhang, Jin Zhang.  A história verídica de Ip Man, o mestre de artes marciais que ficou conhecido no Ocidente por ter sido o mentor de Bruce Lee. No fim dos anos 30, no sul da China, o lutador Ip derrota o grande e respeitado mestre Gong Yutian. O longa abriu a mais recente edição do Festival de Berlim. Falado em mandarin. Legendas em português. 

18h20 - Tito On Ice (idem, Suécia/Alemanha, 2012, 76 min.) Documentário. 14 anos. Direção: Max Anderson e Helene Ahonen. Para promover o livro Bosnian Flat Dog, os cartunistas Max Andersson e Lars Sjunnesson viajam pelos países da ex-Iugoslávia com um boneco mumificado do Marechal Tito – ditador do antigo país até sua morte em 1980. Pelo caminho, eles encontram personagens que povoam a cena cultural “indie” pós-Iugoslávia. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

20h - O Fim de Semana (Das Wochenende, Alemanha, 2012, 97 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Nina Grosse. Com Sebastian Koch, Katja Riemann e Sylvester Groth. Um terrorista do Exército Vermelho na Alemanha, é libertado da prisão. Durante os 18 anos que ele permaneceu lá, sua família, amigos e camaradas seguiram com suas vidas. Agora chegou o momento de confrontá-los. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

22h - Programa Lav Diaz (74min.) - Seleção de curtas do cineasta. Ficção. 16 anos. Prólogo ao Grande Desaparecido (31min.); As Borboletas não Têm Memória (43min.). Falados em filipino. Legendas eletrônicas em português. 

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 5

14h - Tim Lopes - Histórias de Arcanjo (idem, Brasil, 2012, 82 min.) Documentário. Livre. Direção: Guilherme Azevedo. O documentário narra a trajetória do jornalista Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, mais conhecido como Tim Lopes. Considerado um dos maiores repórteres investigativos do Brasil, ele desaparece durante a produção de uma reportagem. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. 

15h45 - Jonas na Selva (Jonas in the Jungle, Alemanha, 2013) Documentário. 16 anos. Direção: Peter Sempel. A lenda viva do cinema de vanguarda, Jonas Mekas, está com 90 anos porém ainda ativo, dançando e cantando. O filme observa Jonas de muitas perspectivas: a sua vida cotidiana, no trabalho, na sua cozinha no Brooklyn e acompanha-o enquanto ele vai surfar no internet. Falado em alemão. Legendas eletrônicas em português. 

17h50 - O Louco (Sieniawka, Polônia/Alemanha, 2013, 126 min.) Ficção. Livre. Direção: Marcin Malaszczak. Uma viagem ao subconsciente irracional da humanidade. Stefan procura seu caminho através de uma devastada paisagem pós-industrial. Um encontro com um estranho obscurece a linha entre realidade e imaginação. O futuro e o passado se misturam. Falado em polonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

20h10 - Pelada, Futebol na Favela (idem, Brasil, 2013, 71 min.) Documentário. Livre. Direção: Alex Miranda. O filme aborda o contraste entre crianças carentes que desejam ser jogadores profissionais de futebol e a dura realidade que são obrigados a enfrentar, diariamente, na periferia dos grandes centros. Falado em português. Legendas em inglês. 

21h50 - Estação Liberdade (idem, Brasil/Japão, 2013, 88 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Caito Ortiz. Mario Kubo, filho de pai japonês imigrante e mãe brasileira, é um homem calado. Para muitos, parece perdido. Desconectado do mundo a sua volta, ele não está bem. Quando recebe uma carta do Japão, tem dificuldades para ler já que não fala o idioma do país.Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. 

 

CINE SABESP

14h - Um Toque de Pecado (Tian Zhu DingChina, 2013, 133 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Jia Zhang-ke. Com Jiang Wu, Meng Li e Lanshan Luo. Um minerador furioso se revolta contra a corrupção dos líderes de seu povoado. Um trabalhador migrante volta para casa no Ano Novo e descobre as infinitas possibilidades de uma arma de fogo. A bela recepcionista de uma sauna perde o controle quando um cliente rico a assedia. Falado em mandarim. Legendas eletrônicas em português. 

16h30 - Wakolda (idem, Argentina/França/Espanha/Noruega, 2013, 93 min.) Ficção. Direção: Lucía Puenzo. Com Alex Brendemühl, Florencia Bado e Diego Peretti. Um médico alemão conhece uma família argentina e os segue pela estrada deserta que leva à Bariloche, cidade onde Eva, Enzo e seus três filhos vão abrir uma hospedaria próxima ao lago Nahuel Huapi. Falado em espanhol, alemão, hebraico. Legendas eletrônicas em português. 

18h20 - Miss Violence (idem, Grécia, 2013, 98 min.) Ficção. Direção: Alexandros Avranas. No dia de seu aniversário de 11 anos, Angeliki pula da sacada e morre com um sorriso no rosto. Enquanto a polícia e o serviço social tentam descobrir a razão para o aparente suicídio, a família da menina insiste que foi tudo um acidente. Falado em grego. Legendas eletrônicas em português. 

20h20 - Bends (idem, Hong Kong, 2013, 95 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Flora Lau. Na fronteira de Hong Kong e Shenzhen surge a amizade inesperada entre Anna, uma dona de casa rica e Fai, seu motorista. Ele procura uma maneira de trazer sua esposa grávida e sua filha de Shenzhen para Hong Kong para evitar a punição pelo segundo filho na China. Falado em cantonês, mandarim. Legendas eletrônicas em português. 

22h15 - As Terras Frias (In Cold Lands, EUA, 2013, 101 min.) Ficção. Livre. Direção: Tom Gilroy. Atticus e sua mãe vivem como reclusos em uma casa de madeira na floresta. Eles não precisam de muito para viver e conseguem sobreviver sem eletricidade, utilizando coisas que pessoas deixam ao lado da estrada. Voltando de uma festa de aniversário um dia, Atticus encontra um paramédico carregando o cadáver de sua mãe para fora da casa. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

 

CINEMATECA - SALA BNDES

14h - Duas Vidas (Zwei Leben, Alemanha/Noruega, 2012, 97 min.) Ficção. Livre. Direção: Georg Maas. Com  Juliane Koehler, Liv Ullmann e Ken Duken.  Em 1990 na Europa, a parede de Berlim acabou de cair. Katrine, que cresceu na Alemanha Oriental, mas que já mora na Noruega por mais de 20 anos, é uma “criança da guerra”; o resultado de uma relação amorosa entre uma mulher norueguesa e um soldado ocupante alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Falado em alemão, norueguês, inglês, russo, dinamarquês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão.

16h20 - O Estranho Curso dos Eventos (A Strange Course of Events, França/Israel, 2013, 98 min.) Ficção. 10 anos. Direção: Raphaël Nadjari. Saul, quarentão, sonhador melancólico, decide visitar seu pai, a quem não vê há cinco anos e a quem ele culpa por todos os seus males. Após alguns inesperados eventos, ele descobre uma possível nova vida. Falado em hebraico. Legendas eletrônicas em português. 

18h20 - Quero Viver (Chce Sie Zyc, Polônia, 2013, 103 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Maciek Pieprzyca. Com Dawid Ogrodnik, Dorota Kolak e Kamil Tkacz. Mateusz foi diagnosticado desde a infância com paralisia cerebral e tem pouco contato com o mundo exterior. Através de um monólogo interior, ele conta a história de sua vida, começando com a infância durante o início dos anos 80 até o presente. Falado em polonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

20h20 - A Morte Passou por Perto (Killer’s Kiss, EUA, 1955,  67 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Stanley Kubrick. Com Frank Silvera, Jamie Smith e Irene Kane. Davey Gordon é um boxeador no fim de sua carreira em Nova York, atraído pela bela dançarina Gloria. Na noite em que ele perde uma luta importante, Gloria é quase estuprada pelo seu chefe Vincent. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Também serão exibidos do cineasta os curtas Day of the Fight (16min.), Flying Padre (9min.) e The Seafarers (29min.). 

 

CINEMATECA - SALA PETROBRAS

15h - Peões (idem, Brasil 2004, , 85 min) Documentário. 14 anos. Direção: Eduardo Coutinho. A história pessoal dos metalúrgicos do ABC paulista que tomaram parte no movimento grevista de 1979 e 1980, mas permaneceram em relativo anonimato. O filme foi rodado no período final da campanha presidencial de 2002, na qual Lula, líder sindical nas greves referidas, foi eleito presidente da República. Falado em português. Antes da sessão, será exibido o curta: Porrada, de Eduardo Coutinho (5min.).

16h50 - Um Dia na Vida (idem, Brasil, 2010,  94 min.) Documentário. Livre. Direção: Eduardo Coutinho. O filme é uma edição feita a partir de imagens que Coutinho gravou, durante um período de 24 horas, de programas e intervalos comerciais em canais brasileiros da TV aberta. Por questões de direitos autorais e de imagem, o filme é exibido publicamente apenas de maneira gratuita, na presença do diretor. Falado em português. Antes da sessão, será exibido o curta Porrada, de Eduardo Coutinho (5min.).

18h50 - 8816 Versos (idem, Portugal, 2013, 78 min.) Documentário. Livre. Direção: Sofia Marques. Luís Vaz de Camões teria demorado cerca de 20 anos para escrever os 8816 versos que compõem Os Lusíadas. António Fonseca dedicou 4 anos da sua vida para preparar a apresentação integral da obra no dia 9 de Junho de 2012 em Guimarães. Falado em português de portugal. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

20h30 - Lady Vingança (Chinjeolhan Geumjassi, Coreia do Sul, 2005, 112 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Park Chan-Wook. Com Lee Yeong-Ae, Min-sik Choi, Song Kang-Ho. Aos 19 anos, Lee Geum-Ja é condenada a 13 anos de prisão pelo seqüestro e assassinato de um menino de 6 anos. Ela está acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek. Quando descobre que está sendo traída, Geum-Ja passa todo o seu tempo na cadeia preparando uma vingança para o ex-amante. Treze anos depois ela sai da cadeia e, com a ajuda de algumas ex-colegas da prisão, encontra Sr. Baek e põe em prática seu minucioso plano. Falado em coreano, inglês, japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.

 

CINE LIVRARIA CULTURA 1

15h - Vai, Eddy! (Allez, Eddy!, Bélgica, 2012, 100 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Gert Embrechts. Freddy, um garoto de 11 anos, é filho de um açougueiro em uma idílica aldeia isolada do resto do mundo. Sua vida é vira de cabeça para baixo quando, em 1975, o primeiro supermercado abre as portas na cidade. Falado em holandês, francês. Legendas eletrônicas em português. 

16h55 - Ansiedade (Bu-Ran, Coreia do Sul, 2013, 90 min.) Documentário. 18 anos. Direção: MIn Hwan-ki. Um grupo de jovens designers deixa seus empregos para fundar uma casa de moda alternativa, na esperança de criar uma marca ligada a ética e responsabilidade social. Eles esperam construir um relacionamento direto com os clientes, com base em princípios éticos. Falado em coreano. Legendas eletrônicas em português. 

18h40 - O Garoto Lobisomem (Neuk-dae-so-nyeon, Coreia do Sul, 2012, 122 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Jo Sung-hee. Com  Joong-ki Song, Bo-yeong Park, Young-nam Jang. Convocada por um telefonema inesperado, uma mulher idosa visita a casa onde morava quando criança. Ela recorda então de um garoto que ela conheceu há 47 anos. Falado em coreano. Legendas eletrônicas em português. 

21h - Que Estranho Chamar-se Federico — Scola Conta Fellini (Che strano chiamarsi Federico, Itália, 2013, 93 min.). Documentário. 16 anos. Direção: Ettore Scola. Filme de Encerramento. O filme é um retrato de Federico Fellini, dirigido por Ettore Scola na ocasião do 20º aniversário da morte do diretor. Unindo à riqueza de seus filmes Scola, seu admirador devoto, relembra o privilégio de ter conhecido Fellini e as emoções que ele provocava em quem o ouvia, com sua ironia e reflexões sobre “a vida ser uma festa”. Falado em italiano. Legendas eletrônicas em português. 

22h50 - Noite em Claro (Jam Mot Deu-Neun Bam, Coreia do Sul, 2013, 65 min.) Ficção. Direção: Jang Kun-Jae. Um homem e uma mulher vivem juntos e possuem seus próprios empregos, apesar de não estarem muito bem financeiramente, e se preocupam com a possibilidade de terem um bebê. Falado em coreano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

 

CINE LIVRARIA CULTURA 2

16h - Ela Vai (On My Way, França, 2013, 100 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Emmanuelle Bercot. Com Catherine Deneuve, Nemo Schiffman, e Gerard Garouste. Cathy, uma linda viúva de 60 anos, toma conta de um restaurante numa pequena cidade e também é amante de um industrial local, que sempre promete deixar sua esposa por ela. Quando ele finalmente decide separar da mulher, não é por causa de Cathy, mas sim por uma mulher mais jovem que ele engravidou. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. 

18h - O Uivo da Gaita (idem, Brasil, 2013, 75 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Bruno Safadi. Com Leandra Leal, Jiddu Pinheiro e Mariana Ximenes. Uma história de amor entre Antônio, Luana e Pedro, permeada de cenas sensuais que têm como cenário o Rio de Janeiro. Falado em português e espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

19h40 - Vida Conjugal (Zendegi Moshtarak-e Aghaye Mahmoodi Va Banoo, Irã, 2013, 82 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Rouhollah Hejazi. Com Hamid Farokhnejad, Taraneh Alidoosti e Hengameh Ghaziani. A tradicional família Mahmoudi vive numa enorme casa antiga. Quando decidem renovar o lugar, chamam o marido da sobrinha da senhora Mahmoudi, um arquiteto. Mas quando ele chega, logo fica claro que ninguém está de acordo quando o assunto é a renovação. Falado em farsi. Legendas eletrônicas em português. 

21h30 - Oldboy (Oldeuboi, Coreia do Sul, 2003, 120 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Park Chan-Wook. Com Min-sik Choi, Ji-tae Yu, Hye-jeong Kang. Depois de 15 anos aprisionado, Oh Dae-Su é libertado e agora tem apenas cinco dias para se vingar do homem que o raptou. Falado em coreano. Legendas eletrônicas em português. 

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA 1

14h - Nenhum Lugar Sobre a Terra (No Place on Earth, Alemanha/EUA/Reino Unido, 2012, 83 min.) Documentário. 16 anos. Direção: Janet Tobias. Um explorador de cavernas encontra sinais de uma antiga habitação humana. Após escutar histórias de como o lugar era utilizado por famílias judias como esconderijo dos nazistas, Nicola conseguiu desvendar o mistério sobre os habitantes depois de nove anos. Falado em inglês, alemão, yiddish. Legendas eletrônicas em português. 

15h45 - Patos Selvagens (Wild Duck, Grécia, 2013, Grécia, 85 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Yannis Sakaridis. Dimitris, um engenheiro de telecomunicações falido, encerra seu negócio. Logo ele se envolve em uma investigação de grampo telefônico com um ex-colega. Sua investigação sobre antenas de telefonia móvel leva-o a um apartamento suspeito em um prédio. Falado em grego. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

17h30 Olhos Frios (Gam-Si-Ja-Deul, Coreia do Sul, 2013, 118 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Kim Byeong-seo e Joh Ui-seok. Ha Yoon-ju torna-se o mais novo membro de uma unidade dentro da Unidade Especial de  de Crimes (SCU), que é especializada em atividades de vigilância sobre os criminosos perigosos. Ela começa a trabalhar com Hwang Sang-jun, um veterano líder da unidade, que é áspero, imprudente, mas bondoso e conhecido pela sua intuição. Falado em coreano. Legendas eletrônicas em português. 

19h50 - Baczynski (idem, Polônia, 2013, 70 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Kordian Piwowarski. Com Mateusz Kosciukiewicz, Katarzyna Zawadzka, Ewa Telega. Krzysztof Kamil Baczyoski foi um dos poetas mais importantes da Polônia, morto aos 23 anos durante a trágica rebelião de Varsóvia em 1944. Ele se tornou um mito, a personificação de uma geração inteira que morreu lutando por sua liberdade. Falado em polonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

21h20 - À Procura do Amor (Enough Said, EUA, 2013, 91 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Nicole Holofcener. Com Julia Louis-Dreyfus, James Gandolfini e Catherine Keener. Eva é uma massagista divorciada que conhece Albert, com quem começa um relacionamento. Logo ela descobre que uma de suas clientes é a ex do seu namorado. Falado em inglês. Legendas em português. 

 

RESERVA CULTURAL 1

14h - Caleuche, o Chamado do Mar (Caleuche, El Llamado do Mar, Chile/Brasil, 2013, 106 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Jorge Olguín. Com  Gisele Itié, Eduardo Paxeco e Catalina Saavedra. Isabel é uma bióloga marinha dos Estados Unidos, descendente de uma família de Chiloé, uma ilha localizada ao sul do Chile. Portadora de uma estranha doença que piora ao longo dos anos, ela decide viajar para a ilha dos seus antepassados. Falado em espanhol. Legendas em português. 

16h10 - Amazônia Desconhecida (idem, Brasil, 2013, 71 min.) Documentário. 12 anos. Direção: Daniel Augusto e Eduardo Rajabally. O documentário busca as inúmeras verdades existentes, derrubando mitos e levando ao público um retrato mais fiel da maior floresta tropical do planeta, levantando questões como quais são os vilões do desmatamento e o caminho para o desenvolvimento sem agredir a natureza. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. 

17:45 - Querida Courtney (Die Wahre Geschichte Von Smells Like Teen Spirit, Alemanha, 2013. 89 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Rolf Roring. Com: Klaas Heufer-Umlauf, Jonas Nay, Jochen Nickel. Em 1991, o jovem de dezoito anos Paul escreve uma canção para sua amada Saskia. Ele fica espantado quando escuta uma música um pouco parecida no rádio, chamada Smells LikeTeen Spirit. Falado em alemão. Legendas eletrônicas em português. 

19:40 - Chaika (idem, Espanha/Geórgia/Rússia/França, 2012, 100 min.) Ficção. Livre. Direção: Miguel Ángel Jimenez. Com Salome Demuria, Giorgi Gabunia e Aytuar Issayev. Uma história de amor entre uma prostituta e um marinheiro fracassado contada em duas estações: o inverno eterno da Sibéria e o verão nos estepes empoeirados do Cazaquistão. Falado em russo. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

21h40 - A Gaiola Dourada (La Cage Doré, Portugal/França, 2013, 90 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Ruben Alves. Com Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Roland Giraud. Maria e José Ribeiro são emigrantes portugueses que vivem há mais de 30 anos na França. Um casal português vive confortavelmente em Paris. Quando descobrem que herdaram uma propriedade na região rural de Portugal, sua vida muda para sempre. Falado em francês, português, inglês. Legendas em português. 

 

CINESESC

14h30 - O Deserto dos Tártaros (Il Deserto Dei Tartari, Itália/França/Dinamarca, 1976, 140 min.) Ficção. Livre. Direção: Valerio Zurlini. Com Vittorio Gassman, Giuliano Gemma, Helmut Griem. O Tenente Drogo é enviado para uma fortaleza localizada no meio do deserto, construída para prevenir um possível ataque pelos temidos tártaros que supostamente virão de um lugar além do deserto. Falado em italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

20h - Cerimônia de Encerramento (60min.) 

21h - Que Estranho Chamar-se Federico — Scola Conta Fellini (Che strano chiamarsi Federico, Itália, 2013, 93 min.). Documentário. 16 anos. Direção: Ettore Scola. Filme de Encerramento. O filme é um retrato de Federico Fellini, dirigido por Ettore Scola na ocasião do 20º aniversário da morte do diretor. Unindo à riqueza de seus filmes Scola, seu admirador devoto, relembra o privilégio de ter conhecido Fellini e as emoções que ele provocava em quem o ouvia, com sua ironia e reflexões sobre “a vida ser uma festa”. Falado em italiano. Legendas eletrônicas em português. 

 

CINE OLIDO

15h - Espadas Voadoras (Flying Swords of Dragon Gate, China, 2011, 122 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Tsui Hark. Com Jet Li, Xun Zhou, Kun Chen.  Segundo uma lenda milenar chinesa, a cada 60 anos uma forte tempestade de areia revelará o local onde um tesouro perdido está localizado. Rumores que circulam o país indicam que tal local fica próximo à famosa pousada Dragon Inn, construída para proteger o tesouro de ladrões. Falado em mandarim. Legendas em português. 

17h20 - Marcas que Ficam (Nieulotne, Polônia/Alemanha, 2012, 93 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Jacek Borcuch. Com Jakub Gierszal, Magdalena Berus e Angela Molin. Michal e Karina se apaixonam durante suas férias de verão na Espanha. Em meio aos vinhedos banhados pelo sol e em êxtase com o novo romance, tudo parece alegre e inocente. Até Michal desafiar um rico proprietário de terras. Falado em polonês, espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

19h30 - A Oeste do Fim do Mundo (idem, Brasil, 2013, 104 min.) Ficção. Livre. Direção: Paulo Nascimento. Com  Cesar Troncoso, Fernanda Moro e Nelson Diniz. Argentina. Um velho posto de gasolina perdido na imensidão da antiga estrada transcontinental é o refúgio do introspectivo Leon. De poucas palavras, poucos gestos e nenhum amigo, sua solidão só é quebrada por caminhoneiros que passam por ali para abastecer ou pelas visitas do sempre sarcástico Silas, um motoqueiro hippie aposentado. Falado em português e espanhol. Legendas em português. Legendas eletrônicas em inglês. 

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - POMPEIA 1

19h - Bobô (idem, Portugal, 2013, 87 min.) Ficção. Livre. Direção: Inês Oliveira. Com Ricardo Aibéo, Paula Garcia e Aissatu Indjai. Sofia vive isolada num velho apartamento. Um dia, sua mãe traz Mariama, uma jovem guineense, para ajudar a cuidar da casa. Bobô, a irmã mais nova de Mariama, vai despertar em Sofia uma vontade de sair do casulo. Falado em português de portugal. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

21:30 - Uma Vida Longa e Feliz (Dolgaya Schastlivaya Zhzn, Rússia, 2013, 80 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Boris Khlebnikov. Com Alexander Yatsenko, Anna Kotova e Vladimir Korobeinikov. Sascha vive em uma aldeia no norte da Rússia e se dedica a cuidar do que sobrou de uma antiga fazenda coletiva. Ele se dá bem com seus trabalhadores, que toleram seu caso com Anya, secretária no escritório local do governo. De repente, Sascha tem que lidar com um dilema. Falado em russo. Legendas eletrônicas em português. 

 

VÃO LIVRE DO MASP

19h30 - Cidade Cinza (idem, Brasil/Reino Unido, 2012, 85 min.) Documentário. Livre. Direção: Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo. Em 2008, a prefeitura de São Paulo resolveu iniciar uma política de limpeza urbana, na qual os muros da cidade seriam pintados com a cor cinza de forma a apagar as pichações neles realizadas. Seguindo a cena de grafite de São Paulo, o documentário expõe a miopia cultural e a completa falta de planejamento urbano da cidade. Falado em português. 

 

FAAP

11h - Giuseppe Tornatore: Todo Filme É Meu Primeiro Filme (Giuseppe Tornatore - Ogni film un'opera prima, Itália, 2012, 101 min.) Documentário. Livre. Direção: Luciano Barcaroli e Gerardo Panichi. Da Sicília até a premiação do Oscar, o filme retrata o mundo criativo de Giuseppe Tornatore, elogiado diretor de filmes como Cinema Paradiso (1988), A Lenda do Pianista do Mar (1998) e Malena (2000). Falado em italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

15h - Presa na Internet (Caught in the Web, China, 2012, 117 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Chen Kaige. A história começa em um ônibus, quando Ye, um jovem executivo, se recusa a ceder seu assento a um idoso. Toda a situação é filmada por um jornalista estagiário que joga a filmagem na rede. O vídeo provoca intenso debate dentro e fora da Internet. Falado em mandarim. Legendas em português. 

19h - Obrigado Por Nada (Vielen Dank Für Nicht, Suíça/Alemanha, 2013, 95 min.) Ficção. Livre. Direção: Oliver Paulus e Stefan Hillebrand. Com Joel Basman, Nikki Rappl e Bastian Wurbs. Valentin, Tito e Lukas planejam roubar um posto de gasolina para provar a si mesmos. Mas o roubo não é uma tarefa fácil, especialmente quando você se senta em uma cadeira de rodas e até mesmo uma simples viagem no trem de subúrbio significa uma infindável variedade de dificuldades. Legendas eletrônicas em português. 

 

MIS - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

14h - As Borboletas de Sadourni (Las Mariposas de Sadourni, Argentina/Reino Unido/Itália, 2012, 94 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Dario Nardi. Com Christian Medrano, Antonella Costa e Ale Sergi. O filme presta uma homenagem ao cinema noir. Um anão clown toma medidas extremas para mudar sua aparência física e se encaixar na sociedade após cumprir sua sentença na prisão por homicídio. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

16h - A Menina dos Campos de Arroz (La Rizière, França/China, 2012, 82 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Zhu Xiaoling. Com Yang Yingqiu, Yang Xiaoyuan, Wu Shenming. Em uma pequena vila nas montanhas do sul da China, uma garota de 12 anos chamada A Qiu tem a esperança de tornar-se escritora e viajar pelo mundo. Seus pais foram trabalhar na cidade e por tanto mora na casa dos avós junto com o irmão. Falado em mandarin. Legendas em português. 

17h45 - Norte, o Fim da História (Norte, Hangganan Ng Kasaysayan, 2013, Filipinas, 250 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Lav Diaz. Com  Archie Alemania, Angeli Bayani e Soliman Cruz.  Um homem é injustamente preso por assassinato, enquanto o verdadeiro culpado está livre. O assassino é um intelectual frustrado com o interminável ciclo de traição e apatia de seu país. Falado em filipino, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

 

MATILHA CULTURAL

14h - Programa Eduardo Coutinho (60min.) - Seleção de curtas do diretor. Documentários. 16 anos. Porrada (5min.); Seis Histórias (27min.); Os Romeiros do Padre Cícero (37min.). Falado em português. 

15h30 - Nas Quebradas do Mundaréu — A Viagem de Plínio Marcos (idem, Brasil, 2013, 102 min.) Documentário. 12 anos. Direção: Julio Calasso.  O filme, sobre o dramaturgo Plinio Marcos, apresenta seu cruel e contraditório universo de narrativas e perturbados personagens. Sua conturbada relação com a censura e a ditadura também são registradas. Falado em português. Legendas em inglês. 

17h30 - Kohlhaas — Ou a Proporcionalidade dos Meios (Kohlhaas Oder Die Verhâl Tnismâbigkeit Der Mittel, Alemanha, 2012, 90 min.) Ficção. Livre. Direção: Aron Lehmann. Com Robert Gwisdek, Jan Messutat e Thorsten Merten.  No interior da Bavária, Michael Kohlhaas, o drama histórico de Kleist (1777 – 1811) começa a ser rodado. Mas ao invés de filmar um épico enorme com figurino ostensivo, homens adultos vestidos com macacões azuis ou ternos correm pela floresta lutando com armas imaginárias. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

19h30 - Berlin-7 (idem, Alemanha/Irã, 2013, 98 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Ramtin Lavafipour. Em uma tentativa de salvar a família, o introvertido professor Afet, que morou em Bagdá durante anos, se muda para Berlim com os filhos. Apesar de acreditar que eles estão finalmente livres da violência que sempre os atormentou, logo descobre que ser um refugiado em um país estrangeiro não é o sonho que ele tinha em mente. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

 

CINUSP

16h - Programa Arquitetura em Israel - Conversas com Amos Gitai (93min.) Documentários. Livre. Curtas: A Dinastia dos Arquitetos (24min.), Assentamento Humano (21min.), Os Campi da Universidade Hebraica de Jerusalém (24min.), A Tenda como Abrigo (24min.). Falado em hebraico. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

 

CINEMARK - SHOPPING CIDADE JARDIM 6

19h - Red Obsession (idem, Austrália/Chine/França/Reino Unido/Hong Kong,  2013, 75 min.)  Documentário. 14 anos. Direção: David Roach e Warwick Ross. Sinônimo de riqueza, poder e influência, a região de Bordeaux é dona de um status quase mítico no mundo do vinho há mais de três séculos. Porém, mais recentemente, os preços dos prestigiados tintos dispararam. Narrado por Russell Crowe. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

21h - Manakamana (idem, Nepal/EUA, 2013, 118 min.) Documentário. Livre. Direção: Stephanie Spray, Pacho Velez. Embrenhados numa selva nos cumes do Nepal, um grupo de peregrinos embarca numa perigosa jornada. Eles percorrem uma rota tradicional de teleférico para louvar Manakamana. Falado em nepalês, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

 

CCSP - SALA PAULO EMILIO

15h - A Camarada Kim Vai Voar (Comrade Kim Goes Flying, Coreia do Norte/Bélgica/Reino Unido, 2012, 81 min.). Ficção. Livre. Direção: Nicholas Bonner, Anja Daelemans e Kim Gwang Hun. Han Jong Sim, Pak Chung Guk e Ri Yong Ho. A história de uma jovem de 28 anos que trabalha em minas de carvão, mas sonha em ser acrobata de circo. Uma viagem a Pyongyang a aproxima dos seus desejos. Primeiro filme totalmente rodado na Coréia do Norte com financiamento de outros países. Falado em coreano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

17h - Love Marilyn (idem, EUA/França, 2012, 107 min.) Documentário. 16 anos. Direção: Liz Garbus. Celebridades modernas interpretam trechos de memórias escritas por pessoas que conheciam Marilyn Monroe, assim como seus diários e cartas pessoais recentemente descobertos. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

19h30 - Crianças de Sorte (Glückspilze, Suíça/Rússia, 2013, 96 min.) Documentário. Livre. Direção: Verena Endtner.  Na cidade de São Petersburgo, 8,5 mil crianças vivem nas ruas. Mas o inovador circo Upsala, com sua carismática diretora Larissa, lhes dá a chance de deixar tudo para trás. Uma jornada das favelas russas para as luzes da grande tenda e as alegrias de uma temporada na Suíça. Falado em russo e alemão da suiça. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

 

CCSP - SALA LIMA BARRETO

15h - Uma Casa com Torre (Dom S Bashenkoy, Ucrânia, 2012, 80 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Eva Neymann. Com Dmitriy Kobetskoy, Katerina Golubeva e Mikhail Veksler. Um garoto de oito anos fica sozinho quando a saúde de sua mãe piora criticamente. Ela lhe avisa que, caso algo aconteça com ela, ele deve retornar à rua onde ele cresceu e procurar a casa com a torre. Falado em ucraniano. Legendas eletrônicas em português. 

17h15 - A Bruta Flor do Querer (idem, Brasil, 2013, 77 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Andradina Azevedo e Dida Andrade. Com Dida Andrade, Diana Motta e Andradina Azevedo. Diego, um recém-formado em cinema, se vê obrigado a trabalhar como cinegrafista de casamentos. Enquanto luta para realizar seu primeiro filme e ser visto como diretor, ele tenta sobreviver ao seu maior medo e objeto de desejo: as mulheres. Falado em português. Legendas em inglês. 

19h - Ricardo Bär (idem, Argentina, 2013, 93 min.) Documentário. Livre. Direção: Gerardo Naumann  e Nele Wohlatz. Ricardo Bär é um jovem que vive com sua família numa fazenda na província argentina de Misiones, na fronteira com o Brasil, junto com outros descendentes de imigrantes alemães que, apesar de viverem lá há várias gerações, continuam a cantar músicas em alemão. Falado em espanhol, português, alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

 

CEU - PARQUE BRISTOL

15h - Príncipes e Princesas (Princes et Princesses, França, 2000, 70min.) Ficção. Livre. Direção: Michel Ocelot. Com Arlette Mirapeu, Philippe Cheytion, Yves Barsacq.  Dividido em seis contos, o filme de silhuetas animadas, no qual um casal de garotos encena peças de teatro, auxiliado por um velho técnico desempregado. Transformados em herói e heroína, os dois viajam do passado remoto ao futuro distante para todos os cantos do mundo, mostrando a beleza do Antigo Egito, a poesia da arte japonesa, o romance da Idade Média e os prodígios do ano 3000. Dublado em português.

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA ANEXO 4

18h - O Homem que Comprou o Mundo (idem, Brasil, 1968,  100 min) Ficção. 14 anos. Direção: Eduardo Coutinho. Com  Hélio Ary, Juju Batista e Maria Bethânia. José Guerra, humilde cidadão do país Reserva 17, procura ingenuamente descontar um cheque de cem mil strikmas que recebeu de misterioso hindu. Ele começa a confusão num poderoso banco, onde um computador, depois de mostrar-se incapaz de realizar a conversão da quantia, ordena sua detenção. Falado em português. Antes do filme, será exibido o curta Porrada (5min.)

19h50 - Cidade de Deus — 10 Anos Depois (idem, Brasil, 2013, 70 min.) Documentário. 12 anos. Direção: Cavi Borges e Luciano Vidigal. Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, se tornou um dos filmes brasileiros mais bem-recebidos no exterior, com quatro indicações ao Oscar e aclamado por vários críticos ao redor do mundo. O documentário revela o que aconteceu na vida dos atores desde então. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. 

21h30 - Jovem Infrator (Juvenile Offender, 2012, Coreia do Sul, 107 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Kang Yi Kwan. Com Won-tae Choi, Rae-yeon Kang, Jung-hyun Lee. Um jovem deliquente tem sua rotina abalada quando reencontra a mãe que ele pensou estar morta. Falado em coreano. Legendas eletrônicas em português.

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA ANEXO 5

18h - Fragmentos de Kubelka (Fragments of Kubelka, Áustria, 2012, 232 min.) Documentário. 14 anos. Direção: Martina Kudlácek. A complexa visão de mundo do icônico cineasta e teórico Peter Kubelka. Enquanto os radicais e pioneiros filmes de Kubelka são um trabalho altamente condensado e focam a essência do cinema, suas lendárias palestras muitas vezes se desdobram ao longo de muitas horas. Legendas eletrônicas em português. 

22h10 - Sinais de Cinza, a Peleja de Olney contra o Dragão da Maldade (idem, Brasil, 2013, 86 min.) Documentário. 12 anos. Direção: Henrique Dantas. O filme apresenta a vida do realizador Olney São Paulo,que morreu durante a ditadura militar, vítima de processos de tortura, por conta de seus trabalhos. O filme trabalha com projeções de obras de Olney em espaços desgastados por onde ele passou ao longo de sua vida, incluindo a sala em que foi torturado até a morte. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. 

 

CINUSP - MINDLIN

19h - Ana Arabia (idem, França/Israel, 2013, 85 min.) Ficção. Livre. Direção: Amos Gitai. Com Yuval Scharf, Yussuf Abu Warda e Sarah Adler. Filmado em um plano-sequência, Ana Arabia é um momento na vida de uma pequena comunidade de exilados, judeus e árabes, que coabitam um enclave esquecido na “fronteira” entre Jaffa e Bat Yam, em Israel. Um dia, Yael, uma jovem jornalista, os visita. Falado em hebraico. Legendas em italiano. Legendas eletrônicas em português. 

21h - O Exercício do Caos (idem, Brasil, 2013, 71min.) Ficção. 16 anos. Direção: Frederico Machado. Com Auro Juriciê, Elza Gonçalves, Di Ramalho. Um pai autoritário vive com suas três filhas adolescentes em uma fazenda afastada, no interior do Maranhão. As meninas sofrem com a ausência da mãe, supostamente desaparecida, e ao mesmo tempo precisam lidar com a exploração de um capataz, que se aproveita da sua inocência e fragilidade. Falado em português. Legendas em inglês. Haverá debate após a sessão. 

 

A pedido da Mostra a indicação etária dos filmes foi sugerida por seus respectivos produtores.

Programação sujeita a alterações.

Fonte: VEJA SÃO PAULO