37ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Quarta (30)

Confira a programação

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

+ Confira toda a programação da 37ª Mostra Internacional de Cinema

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1

13h - De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut, EUA, 1999, 159 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Stanley Kubrick. Com Tom Cruise, Nicole Kidman e Sydney Pollack. Após uma festa no apartamento de um de seus pacientes, um médico tem sua fidelidade questionada pela esposa. Esse é o estopim de uma aventura sexual por Nova York. Falado em inglês. Legendas em português.

15h50 - Red Obsession (idem, Austrália/China/França/Reino Unido/Hong Kong,  2013, 75 min.) Documentário. 14 anos. Direção: David Roach e Warwick Ross. Sinônimo de riqueza, poder e influência, a região de Bordeaux é dona de um status quase mítico no mundo do vinho há mais de três séculos. Porém, mais recentemente, os preços dos prestigiados tintos dispararam. Narrado por Russell Crowe. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outra sessão: quinta (31), Cinemark Shopping Cidade Jardim 6, 19h.

17h20 - Estação Liberdade (idem, Brasil/Japão, 2013, 88 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Caito Ortiz. Mario Kubo, filho de pai japonês imigrante e mãe brasileira, é um homem calado. Para muitos, parece perdido. Desconectado do mundo a sua volta, ele não está bem. Quando recebe uma carta do Japão, tem dificuldades para ler já que não fala o idioma do país. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. Haverá debate após a sessão.

19h30 - Ela Vai (On My Way, França, 2013, 100 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Emmanuelle Bercot. Com Catherine Deneuve, Nemo Schiffman, e Gerard Garouste. Cathy, uma linda viúva de 60 anos, toma conta de um restaurante numa pequena cidade e também é amante de um industrial local, que sempre promete deixar sua esposa por ela. Quando ele finalmente decide separar da mulher, não é por causa de Cathy, mas sim por uma mulher mais jovem que ele engravidou. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. 

21h - Wakolda (idem, Argentina/França/Espanha/Noruega, 2013, 93 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Lucía Puenzo. Com Alex Brendemühl, Florencia Bado e Diego Peretti. Um médico alemão conhece uma família argentina e os segue pela estrada deserta que leva à Bariloche, cidade onde Eva, Enzo e seus três filhos vão abrir uma hospedaria próxima ao lago Nahuel Huapi. Falado em espanhol, alemão, hebraico. Legendas eletrônicas em português. Outra sessão: quinta (31), Cine Sabesp, 16h30.

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2

13h - Jogo das Decapitações (idem, Brasil, 2012, 95 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Sergio Bianchi. Com Fernando Alves Pinto, Clarisse Abujamra e Silvio Guindane. Leandro, um jovem estudante pressionado a finalizar seu mestrado, realiza pesquisas a respeito da ditadura militar no Brasil. Nesse processo, se depara com obra do artista recém-falecido Jairo Mendes e parte em busca de seu único filme, Jogo de Decapitações, censurado pelo governo em 1973. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. Haverá debate após a sessão.

15h20 - Meu Cachorro Assassino (My Dog Killer, Eslováquia/República Checa, 2013, 90 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Mira Fornay. Com Adam Mihál, Marián Kuruc e Libor Filo. Marek, um jovem de dezoito anos, mora perto da fronteira entre a Eslováquia e a Morávia com seu pai e seus amigos hooligans. Mas seu melhor amigo mesmo é seu violento cachorro. Falado em eslovaco. Legendas eletrônicas em português. 

17h10 - Tim Lopes - Histórias de Arcanjo (idem, Brasil, 2012, 82 min.) Documentário. Livre. Direção: Guilherme Azevedo. O documentário narra a trajetória do jornalista Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, mais conhecido como Tim Lopes. Considerado um dos maiores repórteres investigativos do Brasil, ele desaparece durante a produção de uma reportagem. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. Haverá debate após a sessão.

19h15 - Las Horas Muertas (The Empty Hours, México/França/Espanha, 2013, 100 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Aarón Fernández. Com Kristyan Ferrer, Adriana Paz e Eliseo Lara Martínez.  No desolado litoral de Veracruz, no México, Sebastián, um garoto de 17 anos, começa a cuidar por conta própria do pequeno motel de seu tio. Lá, ele conhece Miranda, uma cliente habitual que vai ao motel para encontrar um amante que sempre a deixa esperando.Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão.

21h40 - Amar (Milosc, Polônia, 2012, 105 min.) Ficção. Direção: Slawomir Fabicki. 18 anos. Maria e Tomek têm trinta e poucos anos e estão casados há dez. Eles moram em uma pequena cidade e estão satisfeitos com seus emprego. Juntos, eles esperam a chegada de um filho. Nada parece perturbar a paz do casal, até que um dia, o prefeito, que há muito tempo desejava Maria, a estupra. Falado em polonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 3

14h - O Deserto dos Tártaros (Il Deserto Dei Tartari, Itália/França/Dinamarca, 1976, 140 min.) Ficção. Livre. Direção: Valerio Zurlini. Com Vittorio Gassman, Giuliano Gemma, Helmut Griem. O Tenente Drogo é enviado para uma fortaleza localizada no meio do deserto, construída para prevenir um possível ataque pelos temidos tártaros que supostamente virão de um lugar além do deserto. Falado em italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

16h45 - O Militante (El Lugar Del Hijo, Uruguai/Argentina, 2013, 116 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Manolo Nieto. Com Felipe Dieste. Um jovem que estuda em Montevidéu fica sabendo da morte do pai. Para ir ao funeralele precisa viajar a Salto, no interior. Na cidade, ele descobre que herdou uma fazenda hipotecada, um velho cachorro e uma casa na cidade, que ele precisa dividir com a amante do pai, que para lá se mudou. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.

19h - O Homem das Multidões (idem, Brasil, 2013, 95 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Marcelo Gomes e Cao Guimarães. Com Paulo André, Sílvia Lourenço e  Jean-Claude Bernardet. Juvenal é condutor do metrô de Belo Horizonte. Margô é controladora de estação. Ambos vivem num estado de isolamento social. Cada um ao seu modo: Juvenal vive a solidão de não conseguir estar só, e se alivia dessa sensação se refugiando na multidão presente nas ruas da cidade. Falado em português. Legendas em inglês. Haverá debate após a sessão.

21h15 - O Caderno Grande (A Nagy Füzet, Hungria/Alemanha, 2013, 100 min.) Ficção. 18 anos. Direção: János Szász. Com László Gyémánt, András Gyémánt e Piroska Molnár. Com a Segunda Guerra Mundial quase chegando ao fim, moradores de cidades grandes estão à mercê de ataques aéreos e fome. Uma mãe desesperada deixa seus filhos gêmeos de 13 anos em uma casa de campo com a avó, apesar do fato de que esta avó é uma alcoólatra cruel. Falado em húngaro. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão.

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 4

14h - The Deep (Djúpid, Islândia, 2012, 95 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Baltasar Kormákur. Com Ólafur Darri Ólafsson, Stefán Hallur Stefánsson e Jóhann G. Jóhannsson.  Baseado em fatos, um pescador tenta sobreviver ao congelante oceano após seu barco virar na costa sul da Islândia. Falado em islandês. Legendas eletrônicas em português. 

16h - Caracóis na Chuva (Snails in the Rain, Israel/Espanha, 2013, 82 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Yariv Mozer. Com Yoav Reuveni, Moran Rosenblatt e Yariv Mozer. Boaz é um jovem atraente que vive com a namorada Noa em Tel Aviv. Um dia, ele passa a receber cartas de um admirador anônimo. A piada se torna paranoia, e Boaz começa a questionar a própria heterossexualidade. Falado em hebraico. Legendas eletrônicas em português. 

17h40 - Ilo Ilo (idem, Cingapura, 2013, 99 min.) Ficção. Livre. Direção: Anthony Chen.  Em 1997, durante a crise financeira asiática, Teresa, uma filipina recém-chegada a Cingapura em busca de uma vida melhor, torna-se empregada da família Lim. Eles tentam se adaptar à presença dessa nova estranha, que ameaça ainda mais a sua já tensa relação. Ainda assim, Teresa e Jiale, o problemático garoto de quem ela cuida, formam um vínculo. Falado em mandarin, tagalog, inglês. Legendas eletrônicas em português.

19h40 - Providence (idem, França/Suíça/Reino Unido, 1977, 110 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Alain Resnais. Com Dirk Bogarde, Ellen Burstyn, John Gielgud. Clive Langham, um escritor com problemas de saúde, tenta terminar seu próximo livro. Os personagens, baseados em sua família, são rancorosos, traiçoeiros e manipuladores. Quando fica claro que a maneira que Langhan retrata a família é bem parcial, os seus parentes verdadeiros chegam a sua casa para celebrar seu aniversário. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português.

21h50 - Double Play: James Benning and Richard Linklater (idem, EUA/França/Portugal, 2013, 70 min.) Documentário. Livre. Direção: Gabe Klinger. Um retrato da amizade entre dois renomados cineastas norte-americanos: James Benning e Richard Linklater. A partir de conversas gravadas e imagens de arquivo, o documentário explora conexões e divergências em suas visões sobre a vida e sobre o cinema. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão.

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 5

14h - Ana Arabia (idem, França/Israel, 2013, 85 min.) Ficção. Livre. Direção: Amos Gitai. Com Yuval Scharf, Yussuf Abu Warda e Sarah Adler. Filmado em um plano-sequência, Ana Arabia é um momento na vida de uma pequena comunidade de exilados, judeus e árabes, que coabitam um enclave esquecido na “fronteira” entre Jaffa e Bat Yam, em Israel. Um dia, Yael, uma jovem jornalista, os visita. Falado em hebraico. Legendas em italiano. Legendas eletrônicas em português. Outra sessão: quinta (31), Cinusp - Mindlin, 19h.

15h45 - Tito On Ice (idem, Suécia/Alemanha, 2012, 76 min.) Documentário. 14 anos. Direção: Max Anderson e Helene Ahonen. Para promover o livro Bosnian Flat Dog, os cartunistas Max Andersson e Lars Sjunnesson viajam pelos países da ex-Iugoslávia com um boneco mumificado do Marechal Tito – ditador do antigo país até sua morte em 1980. Pelo caminho, eles encontram personagens que povoam a cena cultural “indie” pós-Iugoslávia. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outra sessão: quinta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 4, 18h20.

17h30 - Um Perdão Necessário (Something Necessary, Quênia/Alemanha, 2013, 85 min.) Ficção. Livre. Direção: Judy Kibinge. Com Susan Wanjiru, Walter Kipchumba Lagat e David Koprotich Mutai. Anne luta para reconstruir sua vida após a agitação civil que tomou a Quênia depois das eleições de 2007. Ela se aproxima de Joseph um jovem e problemático membro de uma gangue que participou nos atos de violência pelo país. Falado em swahili, kikuyu, kalenjin, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.

19h15 - 11 Encontros com Meu Pai (11 Meetings With My Father, Grécia, 2012, 90 min.) Ficção. Livre. Direção: Nikos Cornilios. Com Lambros Apostolou, Eva Galogavrou e Eva Stylander. Eva decide encontrar seu pai pela primeira vez na vida. Ele ignora sua existência. Thomas trabalha como guarda em um lugar com caminhões, vive em um contêiner de carga e se livrou de qualquer expectativa diante da vida. Esse encontro será o de dois mundos diferentes. Falado em grego, sueco. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

21h10 - A Herdeira (Die Erbin, Alemanha, 2013, 73 min.) Ficção. Livre. Direção: Ayse Polat. Com Oktay Cagla e Özlem Sagdic. Em uma pequena vila nas montanhas da Turquia, Hülya retorna da Alemanha para escrever um livro sobre seu falecido pai. Ela viaja até Damal, lugar onde seu pai nasceu e foi criado. Após conhecer pessoas que o conheciam jovem, ela reconstrói sua vida lá. Falado em turco. Legendas eletrônicas em português. 

 

CINE SABESP

14h - Entre Nós (idem, Brasil, 2013, 97 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Paulo Morelli. Com Caio Blat, Carolina Dieckmann, Maria Ribeiro. Isolados numa casa de campo, jovens amigos decidem escrever e enterrar cartas destinadas a eles mesmos, para serem abertas dez anos depois. O reencontro traz à tona antigas paixões e segredos. Falado em português. Legendas em inglês. 

16h - Vai, Eddy! (Allez, Eddy!, Bélgica, 2012, 100 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Gert Embrechts. Freddy, um garoto de 11 anos, é filho de um açougueiro em uma idílica aldeia isolada do resto do mundo. Sua vida é vira de cabeça para baixo quando, em 1975, o primeiro supermercado abre as portas na cidade. Falado em holandês, francês. Legendas eletrônicas em português. Outra sessão: quinta (31), Cine Livraria Cultura 1, 15h.

18h - Desigualdade Para Todos (Inequality for All, EUA, 2013, 85 min.) Documentário. 16 anos. Direção: Jacob Kornbluth. A crise econômica norte-americana é vista por Robert Reich, secretário do trabalho durante o governo Bill Cliton e faz um paralelo entre desigualdade e crises sócio-econômicas. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

19h45 - Os Caras do Porto (Los Chicos Del Puerto, Espanha, 2013, 78 min.) Ficção. Livre. Direção: Alberto Morais. Com Omar Krim Alapont, Blanca Bautista Díaz e Mikel Sarasa Huici. Miguel promete realizar uma jornada para o avô, trancado em casa pela própria família e impossibilitado de sair. A missão é simples: ir a um velório e deixar uma jaqueta do exército no túmulo de um senhor, amigo de seu avô. Falado em espanhol. Legendas em inglês, francês. Legendas eletrônicas em português. 

21h30 - The Wind Rises (Kaze Tachinu, Japão, 2013, 126 min.). Ficção. Livre. Direção: Hayao Miyazaki. Com Hideaki Anno, Mirai Shida, Jun Kunimura. A animação conta a trajetória de Jiro Horikoshi, o homem que desenvolveu os aviões de guerra japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Falado em japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

 

CINEMATECA - SALA BNDES

14h - A Mulher do Policial (Die Frau Des Polizisten, Alemanha, 2013, 175 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Philip Gröning. Um casal e sua filha de quarto anos vivem em uma pequena cidade no oeste da Alemanha. Eles precisam se mudar por conta do trabalho de policial, que o pai exerce. Na nova cidade, eles encontrarão grandes dificuldades de adaptação e perceberão os conflitos familiares se aflorarem cada vez mais. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

17h15 - 2 Outonos 3 Invernos (2 Automnes 3 Hivers, França, 2013, 93 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Sebastien Betbeder. Com Vincent Macaigne, Maud Wyler e Bastien Bouillon. Durante dois outonos e três invernos, as vidas de Amélie, Arman e Benjamin se confundem e se preenchem de encontros, acidentes, amores e memórias. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

19h10 - Omar (idem, Palestina, 2013, 94 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Hany Abu-Assad. Com Adam Bakri, Leem Lubany e Waleed F. Zuaiter. Omar está acostumado a se esquivar dos tiros da vigilância para atravessar o muro que separa Israel e Palestina para visitar seu amor secreto, Nadia. Mas a Palestina ocupada não conhece nem o amor simples, nem a guerra claramente estabelecida. Falado em árabe. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.

21h - Patos Selvagens (Wild Duck, Grécia, 2013, Grécia, 85 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Yannis Sakaridis. Dimitris, um engenheiro de telecomunicações falido, encerra seu negócio. Logo ele se envolve em uma investigação de grampo telefônico com um ex-colega. Sua investigação sobre antenas de telefonia móvel leva-o a um apartamento suspeito em um prédio. Falado em grego. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outra sessão: quinta (31), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 1, 15h45.

 

CINEMATECA - SALA PETROBRAS

15h - Programa Eduardo Coutinho 2 (75 min.). Seleção de curtas de Eduardo Coutinho. Documentários. 16 anos. Porrada (5 min.), Mulheres no Front (35 min.), Volta Redonda, Memorial da Greve (35 min.). Falados em português.

16h30 - O que Os Homens Falam (Una Pistola en Cada Mano, Espanha, 2012, 95 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Cesc Gay. Oito homens de quarenta e poucos anos sofrem de crise de identidade masculina. Todos têm uma confusão emocional em comum e seus comportamentos formam um mosaico de emoções que muitos homens não revelam. Falado em espanhol. Legendas em português. 

18h30 - Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa (idem, Brasil, 2013, 96 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Gustavo Galvão. Com Vinicius Ferreira, Marat Descartes e Leonardo Medeiros. Pedro fugiu de casa, pegou a estrada e não sabe para onde ir. Lucas  faz o mesmo, sonhando ser ator. Eles têm pouco mais de 30 anos e levam apenas a roupa do corpo. Depois de se conhecerem numa lanchonete de beira de estrada, em Minas, os dois percorrem o interior do Brasil em busca de uma dose violenta de qualquer coisa. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. Haverá debate após a sessão.

20h45 - Sunshine Boys (1999, Myeon-Hoe, Coreia do Sul, 2012, 89 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Kim Tae-gon. Sang-won, Seung-jun e Min-wook são melhores amigos no colégio. Após a formatura, eles partem para caminhos diferentes na vida: Sang-won vira estudante universitário, Seung-jun estuda mais um ano para entrar na faculdade e Min-wook presta serviço militar. Um dia eles resolvem visitar Min-wook no exército. Seung-jun tem outro motivo para a visita: trazer a carta em que a namorada de Min-wook, Esther, termina com ele. Falado em coreano. Legendas eletrônicas em português. 

 

CINE LIVRARIA CULTURA 1

14h - Na Flor da Idade (In Bloom, Alemanha/França/Geórgia, 2012, 102 min.) Ficção. 14 anos. Direção:  Nana Ekvtimishvili e Simon Gross. Início dos anos noventa, em Tbilisi, capital da recém-independente Geórgia, após o colapso da União Soviética. O país enfrenta a violência, a guerra na costa do Mar Negro e justiça feita pelas próprias mãos que se alastra pelas ruas. Mas para Eka e Natia, duas amigas inseparáveis de catorze anos, a vida apenas segue; na rua, na escola, com os amigos ou com a irmã mais velha. Falado em georgiano. Legendas eletrônicas em português. 

16h - Club Sandwich (idem, México, 2013, 82 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Fernando Eimbcke. Com Lucio Giménez Cacho, María Renée Prudencio e Danae Reynaud. Enquanto estava de férias em um resort à beira-mar, uma mãe solteira enfrenta a ansiedade de separação inevitável quando seu filho de 15 anos - que também é seu melhor amigo - descobre que tem uma química “mágica” com uma garota de sua idade. Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. 

17h40 - A Primeira Vez de Eva Van End (De Ontmaagding Van Eva Van End, Holanda, 2012, 98 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Michiel ten Horn. Etty, seu marido Evert e seus filhos Erwin, Manuel e Eva formam uma família perfeitamente normal, apesar de terem uma maneira meio disfuncional de se relacionarem durante os anos. Falado em holandês, alemão, inglês. Legendas eletrônicas em português. 

19:40 - Nade Pequeno Peixe, Nade (Swim Little Fish Swim, EUA, 2013, 96 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Ruben Amar e Lola Bessis. Mary é uma enfermeira trabalhadora que sonha apenas em mudar de vida. Ela se ressente de seu marido irresponsável, imaturo, incapaz de lidar com as responsabilidades. Leeward é um músico atípico e idealista que se vê como um artista incompreendido. Falado em inglês e francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

21h40 - Tom na Fazenda (Tom at the Farm, Canadá/França, 2013, 105 min.) Ficção. Livre. Direção: Xavier Dolan. Com Xavier Dolan, Pierre-Yves Cardinal e Lise Roy. O jovem Tom (Xavier Dolan) está em depressão após a morte de seu namorado. Ele viaja até o campo para o funeral, mas ninguém da família do falecido sabe sobre sua existência. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. 

 

CINE LIVRARIA CULTURA 2

16h - A Ternura (La Tendresse, Bélgica/França/Alemanha, 2013, 78 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Marion Hänsel. Com Olivier Gourmet, Maryline Canto e Adrien Jolivet. Um casal, separado há 15 anos, se vê junto novamente em uma viagem de dois dias para ir buscar seu filho, hospitalizado em outro país depois de um grave acidente de esqui. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

17h30 - Programa Guimarães Transversal (67 min.) - Seleção de curtas em homenagem à cidade portuguesa de Guimarães, declarada capital cultural da Europa em 2012. 16 anos. Ao Lobo da Madragoa, de Pedro Bastos (9 min.); Zwazo, de Gabriel Abrantes(15 min.); A Mesa Ferida, de Marcos Barbosa (21 min.); O Facínora (Der Schlingel), de Paulo Abreu (22 min.). Falados em português.

18h50 - Paat (idem, Irã, 2013, 79 min.) Ficção. Livre. Direção: Amir Toodeh Roosta. Numa cidade onde na qual ter cachorros de estimação é ilegal, um homem com problemas conjugais toma conta de um pastor alemão chamado Paat. Quando o homem é assassinado por sua esposa, Paat parte para a cidade grande, encontrando uma série de personagens do Irã moderno. Falado em farsi. Legendas eletrônicas em português. 

20h20 - Pelo Malo (idem, Venezuela, 2013, 95 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Mariana Rondón. Com Samuel Lange e Samantha Castillo. Junior é um menino de nove anos que tem “cabelo ruim”. Ele quer alisa-lo para sua foto no álbum de formatura para ficar parecido com um cantor famoso. Isso o coloca em desacordo com sua mãe, Marta. Quanto mais Junior tenta se apresentar melhor pelo amor de sua mãe, mais ela o rejeita. Falado em espanhol. Legendas eletrônicas em português. 

22h10 - A Menina dos Campos de Arroz (La Rizière, França/China, 2012, 82 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Zhu Xiaoling. Com Yang Yingqiu, Yang Xiaoyuan, Wu Shenming. Em uma pequena vila nas montanhas do sul da China, uma garota de 12 anos chamada A Qiu tem a esperança de tornar-se escritora e viajar pelo mundo. Seus pais foram trabalhar na cidade e por tanto mora na casa dos avós junto com o irmão. Falado em mandarin. Outra sessão: quinta (31), Museu da Imagem e do Som, 16h20.

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA 1

14h - Riocorrente (idem, Brasil, 2013, 79 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Paulo Sacramento. Com Lee Taylor, Simone Iliescu e Roberto Audio. Marcelo é jornalista. Carlos é um ex-ladrão de automóveis. Renata é uma mulher dividida entre dois relacionamentos tão diversos quanto seus desejos. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. Haverá debate após a sessão.

16h - Todos os Dias (Everyday, Reino Unido, 2012, 106 min.) Ficção. 12 anos. Direção: Michael Winterbottom. Com Shirley Henderson, John Simm e Shaun Kirk. Rodado durante cinco anos, o filme acompanha o cotidiano de Karen, que leva os quatro filhos numa longa jornada para visitar o pai, preso por um crime não especificado. Falado em inglês. Legendas em português.

17h50 - Nossos Heróis Morreram Esta Noite (Nos héros sont morts ce soir, França, 2013) Ficção. Livre. Direção: David Perrault. Com Denis Ménochet, Jean-Pierre Martins e Constance Dollé. Na Paris do começo da década de 1960, a luta livre é um negócio próspero. Em cada embate, os lutadores desempenham um papel para benefício exclusivo dos apostadores. Simon, conhecido como “O Espectro” recruta Victor para encenar O Açougueiro, um odiado vilão. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão.

20h05 - Pais e Filhos (Soshite Chichi ni Naru, Japão, 2013, 120 min.). Ficção. 12 anos. Direção: Hirokazu Kore-Eda. Com Masaharu Fukuyama, Machiko Ono e Yoko Maki. Ryota ganhou tudo o que tem pela sua dedicação ao trabalho e acredita que nada pode impedi-lo de ter uma vida perfeita e viver como um vencedor. Até que um dia ele e sua esposa, Midori, recebem um inesperado telefonema do hospital. Seu filho de seis anos de idade, Keita, não é realmente o seu filho – o hospital trocou os bebês. Falado em japonês. Legendas eletrônicas em português. 

22h25 - Os Filhos do Padre (Svecenikova Djeca, Croácia, 2013, 93 min.) Comédia. 14 anos. Direção: Vinko Bresan. Don Fabijan é um jovem padre destinado a servir em uma pequena ilha sem nome no Adriático. Para ajudar a aumentar a taxa de natalidade na ilha, ele decide furar as camisinhas antes de serem vendidas. Para isso, se une a um farmacêutico. Depois de abolir todas as formas de controle de natalidade em toda a ilha, as consequências se tornam mais complicadas. Falado em croata. Legendas eletrônicas em português. 

 

RESERVA CULTURAL 1

14h - Vida Conjugal (Zendegi Moshtarak-e Aghaye Mahmoodi Va Banoo, Irã, 2013, 82 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Rouhollah Hejazi. Com Hamid Farokhnejad, Taraneh Alidoosti e Hengameh Ghaziani. A tradicional família Mahmoudi vive numa enorme casa antiga. Quando decidem renovar o lugar, chamam o marido da sobrinha da senhora Mahmoudi, um arquiteto. Mas quando ele chega, logo fica claro que ninguém está de acordo quando o assunto é a renovação. Falado em farsi. Legendas eletrônicas em português. Outra sessão: quinta (31), Cine Livraria Cultura 2, 19h40.

15h40 - Picasso e o Roubo da Monalisa (La Banda Picasso, Espanha, 2012, 100 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Fernando Colomo. Com  Ignacio Mateos, Pierre Bénézit e Jordi Vilches. Em Paris no ano de 1911, Pablo Picasso e Guillaume Apollinaire são detidos e interrogados sobre o roubo da Mona Lisa. Serão eles parte de uma gangue internacional de ladrões de arte ou será isso um mal entendido? Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. 

17h40 - Programa Sergei Loznitsa, Miguel Gomes e Jeanne Dosse (87 min.) - Seleção de curtas dos três cineastas. Ficção. 16 anos. Carta, de Sergei Loznitsa (20min.); Redemption, de Miguel Gomes (27min.); Do Outro Lado da Cozinha, de Jeanne Dosse (40min.). Falado em vários idiomas. Legendas eletrônicas em português.  

19h30  - Cortinas Fechadas (Pardé, Irã, 2013, 106 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Jafar Panahi e Kambuzia Partovi. Com Kambuzia Partovi, Maryam Moqadam e Jafar Panahi. Os dois são fugitivos: um homem com seu cachorro que a lei islâmica proíbe por considerá-lo sujo e uma moça que participou de uma festa clandestina às margens do Mar Cáspio. Falado em farsi. Legendas em português. 

21h40 - Apenas Um Suspiro (Le Temps de L’Aventure, França, 2012, 105 min.) Ficção. Livre. Direção: Jérome Bonnell. Com Emmanuelle Devos e Gabriel Byrne. Entre duas representações de uma peça de teatro que apresenta em Calais, Alix conhece um misterioso irlandês no trem para Paris. Atraída por ele, ela o segue, o ama, por algumas horas, antes de encarar o que poderia ser uma nova vida. Falado em francês, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

 

CINESESC

15h - Jackie (idem, Holanda/EUA, 2012, 96 min.) Ficção. Livre. Direção: Antoinette Beumer. Com Holly Hunter, Carice van Houten e Jelka van Houten. As irmãs gêmeas Sofie e Daan foram criadas por seus dois pais. Quando elas recebem um telefonema inesperado dos Estados Unidos de sua até então desconhecida mãe biológica, Jackie, elas embarcam numa jornada que modifica tudo o que acreditavam ser verdade. Falado em holandês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

16h55 - O Intrépido (L’Intrepido, Itália, 2013, 104 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Gianni Amelio. Pane Antonio está desempregado. Enquanto espera para conseguir um emprego de verdade, ele desempenha as mais diversas funções: vira biscate, costureiro, porteiro, pedreiro, motorista. Falado em italiano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

19h - La Jaula de Oro (idem, México, 2013, 102 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Diego Quemada-Díez. Com  Brandon López, Rodolfo Domínguez, Karen Martínez. Juan, Sara e Samuel, três adolescentes das favelas da Guatemala, tentam viajar para os EUA em busca de uma vida melhor. Em sua jornada pelo México, eles conhecem Chauk, um índio de Chiapas que não fala espanhol. Viajando em trens de carga e caminhando sobre os trilhos dos três, eles logo terão que encarar uma dura realidade. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão.

21h30 - Um Toque de Pecado (Tian Zhu Ding, China, 2013, 133 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Jia Zhang-ke. Com Jiang Wu, Meng Li e Lanshan Luo. Um minerador furioso se revolta contra a corrupção dos líderes de seu povoado. Um trabalhador migrante volta para casa no Ano Novo e descobre as infinitas possibilidades de uma arma de fogo. A bela recepcionista de uma sauna perde o controle quando um cliente rico a assedia. Falado em mandarim. Legendas eletrônicas em português. Outra sessão: quinta (31), Cine Sabesp, 14h.

 

CINE OLIDO

15h - Kohlhaas — Ou a Proporcionalidade dos Meios (Kohlhaas Oder Die Verhãltnismãbigkeit Der Mittel, Alemanha, 2012, 90 min.) Ficção. Livre. Direção:  Aron Lehmann. Com Robert Gwisdek, Jan Messutat e Thorsten Merten.  No interior da Bavária, Michael Kohlhaas, o drama histórico de Kleist (1777 - 1811) começa a ser rodado. Mas ao invés de filmar um épico enorme com figurino ostensivo, homens adultos vestidos com macacões azuis ou ternos correm pela floresta lutando com armas imaginárias. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

17h - Uma Casa com Torre (Dom S Bashenkoy, Ucrânia, 2012, 80 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Eva Neymann. Com Dmitriy Kobetskoy, Katerina Golubeva e Mikhail Veksler. Um garoto de oito anos fica sozinho quando a saúde de sua mãe piora criticamente. Ela lhe avisa que, caso algo aconteça com ela, ele deve retornar à rua onde ele cresceu e procurar a casa com a torre. Falado em ucraniano. Legendas eletrônicas em português. Outra sessão: quinta (31), CCSP - Sala Lima Barreto, 15h.

19h30 - Voyage (idem, Hong Kong, 2013, 100 min.) Ficção. Livre. Direção: Scud. Com Leni Speidel, Ryo van Kooten e Susan Shaw. Um jovem psiquiatra se aventura em uma jornada solitária para lutar contra sua depressão. No mar, ele grava histórias de pessoas que partiram deste mundo prematuramente, enquanto o que o aguarda no litoral é a grande ironia da vida. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português.

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - POMPEIA 1

19h - A.I. Inteligência Artificial (Artificial Intelligence: AI, EUA, 2001, 146 min.) Ficão. Livre. Direção: Steven Spielberg. Com  Haley Joel Osment, Frances O'Connor, Sam Robards. O filme é o último projeto de Kubrick, entregue a Spielberg pouco antes de sua morte, em 1999. Quando o jovem filho de Monica é congelado em estado criogénico por ter uma doença mortal, ela decide adotar uma criança substituta: David, o primeiro protótipo andróide com a habilidade de ter emoções humanas. Falado em inglês. Legendas em português. 

21h40 - À Procura do Amor (Enough Said, EUA, 2013, 91 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Nicole Holofcener. Com Julia Louis-Dreyfus, James Gandolfini e Catherine Keener. Eva é uma massagista divorciada que conhece Albert, com quem começa um relacionamento. Logo ela descobre que uma de suas clientes é a ex do seu namorado. Falado em inglês. Legendas em português. Outra sessão: quinta (31), Espaço Itaú de Cinema - Augusta 1, 21h20.

 

VÃO LIVRE DO MASP

19:h30 - Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, Brasil/Canadá/Japão, 2008, 121 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Fernando Meirelles. Com Mark Ruffalo, Julianne Moore e Gael García Bernal. Uma cidade é devastada por uma epidemia de “cegueira branca” instantânea. Os infectados são presos em quarentena pelas autoridades e colocados em um hospício abandonado. Baseado no romance de José Saramago. Falado em inglês, japonês. 

 

FAAP

11h - Lady Vingança (Chinjeolhan Geumjassi, Coreia do Sul, 2005, 112 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Park Chan-Wook. Com Lee Yeong-Ae, Min-sik Choi, Song Kang-Ho. Aos 19 anos, Lee Geum-Ja é condenada a 13 anos de prisão pelo seqüestro e assassinato de um menino de 6 anos. Ela está acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek. Quando descobre que está sendo traída, Geum-Ja passa todo o seu tempo na cadeia preparando uma vingança para o ex-amante. Treze anos depois ela sai da cadeia e, com a ajuda de algumas ex-colegas da prisão, encontra Sr. Baek e põe em prática seu minucioso plano. Falado em coreano, inglês, japonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outra sessão: quinta (31), Cinemateca - Sala Petrobras, 20h30.

15h - Mr. Vingança (Sympathy For Mr. Vengeance, Coreia do Sul, 202, 129 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Park Chan-Wook. Com Kang-ho Song, Ha-kyun Shin, Doona Bae. Um emprego que acaba de ser demitido decide raptar a filha do seu ex-chefe para poder suborná-lo. Falado em coreano. Legendas eletrônicas em português. 

19h - Oldboy (Oldeuboi, Coreia do Sul, 2003, 120 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Park Chan-Wook. Com Min-sik Choi, Ji-tae Yu, Hye-jeong Kang. Depois de 15 anos aprisionado, Oh Dae-Su é libertado e agora tem apenas cinco dias para se vingar do homem que o raptou. Falado em coreano. Legendas eletrônicas em português. Outra sessão: quinta (31), Cine Livraria Cultura 2, 21h30.

 

MIS - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

14h - Amanhã é Distante (Demain Ce Loin, França, 2012, 70 min.) Ficção. Livre. Direção: Jean Baptiste Saurel e Pierre-Emmanuel Urcun. Quatro adolescentes de um subúrbio em Paris participam de um projeto de educação audiovisual como repórteres improvisados para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Uma experiência inesquecível os coloca frente a realidades sociais diferentes, ao surgimento de novas amizades e à descoberta de novos sentimentos. Falado em francês. Legendas eletrônicas em português. 

15h30 - A Camarada Kim Vai Voar (Comrade Kim Goes Flying, Coreia do Norte/Bélgica/Reino Unido, 2012, 81 min.) Ficção. Livre. Direção: Nicholas Bonner, Anja Daelemans e Kim Gwang Hun. Com Han Jong Sim, Pak Chung Guk e Ri Yong Ho. A história de uma jovem de 28 anos que trabalha em minas de carvão, mas sonha em ser acrobata de circo. Uma viagem a Pyongyang a aproxima dos seus desejos. Primeiro filme totalmente rodado na Coréia do Norte com financiamento de outros países. Falado em coreano. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outra sessão: quinta (31), CCSP - Sala Paulo Emilio, 15h.

17h15 - O Velho Stock (Old Stock, Canadá, 2012, 85min) Ficção. 14 anos. Direção: James Genn. Com Noah Reid. Depois de passar dois anos na casa do avô, escondido do mundo, Stock Burton é forçado a voltar à cidadezinha onde ele vivia. Lá, ele terá que enfrentar os conflitos que o levaram a se afastar das pessoas. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

19h - 1960 (1960, Portugal, 2013, 70 min). Ficção. 16 anos. Direção: Rodrigo Areias. Um “home-movie” registrado em super 8mm como diário de viagem, revisitando através da arquitetura e do Diário de Bordo de Fernando Távora a viagem que o arquiteto concretizou em 1960. Falado em português de portugal. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão.

20h50 - Longwave (Les Grandes Ondes, Suiça/França/Portugal, 2013, 85 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Lionel Baier. Com Donzelli, Michel Vuillermoz e Patrick Lapp. Abril de 1974. Dois radio-jornalistas suíços são enviados a Portugal para cobrir a ajuda suíça que o país recebe. Porém, quando chegam lá, nada acontece como planejado. Falado em francês e português de portugal. Legendas eletrônicas em português. 

 

MATILHA CULTURAL

14h - Peões (idem, Brasil, 2004, 85 min) Documentário. 14 anos. Direção: Eduardo Coutinho. A história pessoal dos metalúrgicos do ABC paulista que tomaram parte no movimento grevista de 1979 e 1980, mas permaneceram em relativo anonimato. O filme foi rodado no período final da campanha presidencial de 2002, na qual Lula, líder sindical nas greves referidas, foi eleito presidente da República. Falado em português. Antes do filme, será exibido o curta Porrada, de Eduardo Coutinho (5 min.). Outra sessão: quinta (31), Cinemateca - Sala Petrobras, 15h.

15h50 - Sinais de Cinza, a Peleja de Olney contra o Dragão da Maldade (idem, Brasil, 2013, 86 min.) Documentário. 12 anos. Direção: Henrique Dantas. O filme apresenta a vida do realizador Olney São Paulo,que morreu durante a ditadura militar, vítima de processos de tortura, por conta de seus trabalhos. O filme trabalha com projeções de obras de Olney em espaços desgastados por onde ele passou ao longo de sua vida, incluindo a sala em que foi torturado até a morte. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês. Outra sessão: quinta (31), Espaço Itaú de Cinema Augusta 5, 22h10.

17h35 - O Peso dos Elefantes (The Weight Of Elephants, Dinamarca/Nova Zelândia/Alemanha/França, 2013). Ficção. Livre. Direção: direção Daniel Joseph Borgman. Adrian, 11, é um garoto sensível. Ele tenta controlar seus medos e ansiedades após o desaparecimento de três crianças na cidadezinha onde vive. Um dia ele conhece Nicole, uma garota misteriosa, louca, assustadora e admirável que se muda para a casa ao lado com sua irmã e irmão mais novos. Legendas eletrônicas em português. 

19h20 - As Borboletas de Sadourni (Las Mariposas de Sadourni, Argentina/Reino Unido/Itália, 2012, 94 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Dario Nardi. Com Christian Medrano, Antonella Costa e Ale Sergi. O filme presta uma homenagem ao cinema noir. Um anão clown toma medidas extremas para mudar sua aparência física e se encaixar na sociedade após cumprir sua sentença na prisão por homicídio. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Outra sessão: quinta (31), MIS - Museu da Imagem e do Som, 14h.

 

CINUSP

16h - Programa Espaços de Vida/ Outsiders (143 min.) - Seleção de curtas do diretor Amos Gitai. Livre. O Ponto de Vista de um Estrangeiro (24 min.); O Discurso dos Arquitetos (24 min.); Do Lado de Fora (23 min.); A Cidade Branca (24 min.); Ser e Desistir (24 min.); Construir e Destruir (24min.). Falado em hebraico. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.

 

CINEMARK - SHOPPING CIDADE JARDIM 6

19h - Os Anos Felizes (Anni Felici, Itália, 2013, 100 min.) Ficção. Livre. Direção: Daniele Luchetti. Com Kim Rossi Stuart e  Micaela Ramazzotti. Provido de uma câmera, o jovem Dario captura os eventos que mudarão para sempre o destino de sua família. Guido, seu pai, vem de uma família de intelectuais que criticaram o seu casamento com Serena, filha de uma próspera família de empresários. Falado em italiano, francês, inglês. Legendas eletrônicas em português. 

21h - 3x3D (idem, Portugal, 2013, 70 min.) Ficção. 16 anos. Direção: Peter Greenaway, Jean-Luc Godard e Edgar Pêra. Com Nuno Melo, Leonor Keil, Keith Esher Davis, Jorge Prendas, Miguel Monteiro Centrado na cidade de Guimarães, capital europeia da cultura, um lugar com mais de dois mil anos, três diretores consagrados exploram o 3D e sua evolução no mundo do cinema em três segmentos. Falado em português, inglês, francês. Legendas eletrônicas em português. 

 

CCSP - SALA PAULO EMILIO

15h - O Exercício do Caos (idem, Portugal, 2013, 71min.). Ficção. 16 anos. Direção: Frederico Machado. Com Auro Juriciê, Di Ramalho, Thalyta Sousa. Um homem do interior vive só com suas três filhas. Longe de tudo e de todos, eles enfrentam o drama e o desespero de suas próprias vidas. Falado em português. Legendas em inglês. Outra sessão: quinta (31), Cinusp - Mindlin, 21h.

17h - Minutos Atrás (idem, Brasil, 2012, 100 min.) Ficção. 14 anos. Direção: Caio Sóh. Com Vladimir Brichta, Otávio Müller e Paulinho Moska. Dois catadores vagam pela cidade em busca de um destino. Eles partilham histórias surreais que beiram a insanidade. Eles são acompanhados por um cavalo. Falado em português. Legendas eletrônicas em inglês.

19h - Mouton (idem, França, 2012, 100 min.) Ficção. 12 anos. Direção:  Marianne Pistone e Gilles Deroo. Com David Merabet, Michael Mormentyn e Cindy Dumont. Foi dito que o jovem Mouton viveria sua vida simples de empregado no Restaurante do Mar por três anos, e que ele seria arrancado dessa esta vida depois de uma noite trágica na festa local de Sainte Anne. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

 

CCSP - SALA LIMA BARRETO0

15h - O Século do Nascimento (Siglo Ng Pagluluwal, Filipinas, 2011, 360min.) Ficação. 18 anos. Direção: Lav Diaz. Com Angel Aquino, Angeli Bayani, Soliman Cruz. Um artista se esforça para concluir seu trabalho. Uma história sobre um culto se desenvolve em sua cabeça. O fundamentalismo irá destruir o mundo. O artista destrói sua musa no processo. Ele irá redimí-la no final. Falado em filipino, tagalog. Legendas eletrônicas em português. 

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA ANEXO 4

18h - Eu Vou Ser Assassinado (I Will Be Murdered, Espanha/Reino Unido, 2013, 85 min.) Documentário. 14 anos. Direção: Justin Webster. Em maio de 2009, Rodrigo Rosenberg, um advogado rico e carismático, foi andar de bicicleta perto de sua casa e foi morto a tiros. Porém, ele tinha certeza de que ia morrer. Um vídeo que ele gravou dias antes acusou o Presidente Álvaro Colom Caballeros de seu futuro assassinato. Falado em inglês, espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

20h - O Foguete (The Rocket, Austrália/Laos/Tailândia, 2013, 96 min.) Ficção. Livre. Direção: Kim Mordaunt.  Um menino em que se acredita ser amaldiçoado leva sua família e um casal de desajustados através do Laos para encontrar um novo lar. Depois de uma viagem repleta de contratempos por uma terra marcada pela guerra, o menino, para provar que não carrega maldição alguma, constrói um foguete gigante para entrar numa competição. Falado em lao. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão.

22h15 - Vida (idem, 2013, Brasil/Eslovênia, 78 min.) Documentário. Livre. Direção: Tatiana Villela. Vida, uma jovem eslovena chega ao Brasil às vésperas da conflagração da 2ª Grande Guerra. Ela está só, solteira, deixou a família e seu grande amor com a promessa de voltar em um ano. Impossibilitada de voltar, constrói uma nova família e uma nova vida no Brasil. Falado em português e esloveno. Legendas em português. Legendas eletrônicas em inglês. Haverá debate após a sessão.

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA ANEXO 5

18h - Alienação (Otchuzjdenie, Bulgária, 2013, 77 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Milko Lazaro. Jorgos, um grego de meia idade que dirige um carro antigo, atravessa a fronteira com intenções de ilegalmente comprar uma criança na Bulgária. Para trazer o bebê, ele prepara um compartimento secreto no carro, disfarçado de tanque de gasolina. Só que a criança ainda não nasceu. Falado em grego e búlgaro. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

19h50 - Henri (idem, França, 2013, 109 min.) Ficção. Livre. Direção: Yolande Moreau. Com Pippo Delbono, Miss Ming, Jackie Berroyer. Henri, um descendente de italianos com mais de 50 anos, é dono de um restaurante perto da cidade belga de Charleroi com sua esposa, Rita. Quando Rita morre de repente, Henri se sente perdido. A filha deles sugere que ele peça a um dos residentes de um centro de pessoas mentalmente incapacitadas para ajudá-lo no restaurante. Falado em francês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

22h - Shhh… Meninas Não Gritam (Hiss... Dokhtar-ha Faryad Nemi-Zanand, Irã, 2013, 106 min.) Ficção. 18 anos. Direção: Pouran Derakhshandeh. Com Shahab Hosseini, Merila Zarei e Tannaz Tabatabaei. Shirin, uma garota de oito anos, sofre um acidente devido à falta de cuidado e a indiferença de seus pais. Por muito tempo, os ferimentos em sua alma permanecem e afetam sua vida. Falado em farsi. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. 

 

CINUSP - MINDLIN

19h - Jonas na Selva (Jonas in the Jungle, Alemanha, 2013) Documentário. 16 anos. Direção: Peter Sempel. A lenda viva do cinema de vanguarda, Jonas Mekas, está com 90 anos porém ainda ativo, dançando e cantando. O filme observa Jonas de muitas perspectivas: a sua vida cotidiana, no trabalho, na sua cozinha no Brooklyn e acompanha-o enquanto ele vai surfar no internet. Falado em alemão. Legendas eletrônicas em português. Outra sessão: quinta (31), Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5, 15h45.

21h - Dendrologium (idem, Alemanha/Polônia, 2013, 113 min.) Ficção. Livre. Direção: Amin Azam e Rafael Stemplewisk.  Com Leonard Benhaus, Romanus Fuhrmann e Vlasto Peyitch.  Um explorador segue a voz do destino e deixa para trás sua antiga vida, a fim de resolver o enigma do mito do fruto doce. Sua viagem para um lugar distante do mundo ao encontro dos homens sábios acaba por ser uma perigosa aventura. Falado em alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Haverá debate após a sessão.

 

A pedido da Mostra, a indicação etária dos filmes foi sugerida por seus respectivos produtores.

Programação sujeita a alterações.

Fonte: VEJA SÃO PAULO