37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Confira títulos da mostra que chegam em breve ao circuito comercial

Perdeu algum filme da Mostra? Não se preocupe: alguns dos selecionados voltam aos cinemas após o evento

Por: Redação VEJASÃOPAULO.COM

Mostra 2013 Avanti Popolo
'Avanti Popolo': Estopinha contracena com Carlos Reichenbach (Foto: Divulgação)

Amazônia Desconhecida, Daniel Augusto e Eduardo Rajabally.

Previsão de estreia: novembro de 2013

O documentário penetra na maior floresta tropical do mundo para buscar as verdades em meio a tantos mitos levados ao público. São retratados os vilões do desmatamento e apontados caminhos para o desenvolvimento econômico da região sem agredir a natureza.

Avanti Popolo, de Michael Wahrmann

Previsão de estreia: 3/1/2014

O longa de Michael Wahrmann venceu quatro prêmios na mais recente edição do Festival de Brasília. No elenco, os cineastas Carlos Reichenbach e André Gatti. A história é protagonizada com André, um desajustado que, após o divórcio, volta a morar com seu pai. Completa a trama a cadela Estopinha (mascote do Dr. Pet), que dá vida a Baleia, animal de estimação do protagonista.

Mostra 2013 Educação Sentimental
'Educação Sentimental': a nova produção de Júlio Bressane chega aos cinemas no final de novembro (Foto: Divulgação)

Educação Sentimental, de Júlio Bressane

Previsão de estreia: 29/11/2013

O novo filme de Júlio Bressane, responsável pela versão original de Matou a Família e Foi ao Cinema (1969), apresenta o conturbado relacionamento de Áurea e um rapaz mais jovem. 

Mostra 2013 Grand Central
'Grand Central': romance proibido em uma usina nuclear (Foto: Divulgação)

Grand Central, de Rebecca Zlotowski

Previsão de estreia: janeiro de 2014

Rebecca Zlotowski é tida como uma nova promessa do cinema francês na sua segunda empreitada na direção. Em Grand Central ela apresenta Gary (Tahar Rahim), um jovem inteligente que vai trabalhar em uma usina nuclear. Já ele faz amigos, consegue dinheiro e um problema: se apaixona pela mulher do seu chefe. 

Mostra 2013 O Grande Mestre
O Grande Mestre (Foto: Divulgação)

O Grande Mestre, de Wong Kar Wai

Previsão de estreia:  fevereiro de 2014

O longa que abriu o Festival de Berlim deste ano também está na programação da Mostra. Com ótimas cenas de luta, a fita mostra a história do homem que treinou Bruce Lee.

Inside Llewyn Davis, de Joel e Ethan Coen

Previsão de estreia: fevereiro de 2014

A nova produção dos irmãos Coen abre a 37ª edição da Mostra. A fita, que tem participação de Justin Timberlake, narra a busca pelo sucesso de um jovem cantor de folk nos anos 1960.

O Homem das Multidões, de Cao Guimarães e Marcelo Gomes

Previsão de estreia: 1º semestre de 2014

O drama é ambientado numa estação de metrô de Belo Horizonte, onde Margô (Sílvia Lourenço) trabalha como controladora e Juvenal (Paulo André) conduz trens. Em comum, eles carregam consigo uma insuportável solidão.

Morro dos Prazeres, de Maria Augista Ramos

Previsão de estreia: 29/11/2013

O documentário narra o dia a dia de uma comunidade carioca um ano após a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora. Durante quatro meses a realizadora e sua equipe acompanharam o cotidiano de personagens moradores do Morro dos Prazeres, no bairro de Santa Tereza.

O Menino e o Mundo, de Alê Abreu

Previsão de estreia: janeiro de 2014

A animação brasileira apresenta o mundo através do olhar de uma criança. Um garoto que, sofrendo com a falta do pai, deixa sua pequena aldeia para conhecer um mundo fantástico dominad por robôs e outros estranhos seres. 

Mostra 2013 São Silvestre
'São Silvestre': o novo filme de Lina Chamie tem apresentação gratuita no Vão Livre Masp (Foto: Divulgação)

São Silvestre, de Lina Chamie

Previsão de estreia: dezembro de 2013

A estreia do novo longa de Lina Chamie acontece em sessão gratuita no Vão Livre do Masp. O documentário apresenta os bastidores de uma das maiores provas de rua do mundo, a São Silvestre, que ocorre todos os anos em São Paulo, em dezembro.

Um Toque de Pecado, de Jia Zhang-ke.

Previsão de estreia:  6/12/2013

O longa-metragem chinês apresenta histórias de alguns trabalhadores comuns da China atual. O minerador que arma uma revolta contra os líderes corruptos de sua comunidade e uma recepcionista de sauna que aceita a indecente proposta de um cliente são alguns dos personagens abordados. 

Mostra 2013 Tatuagem
Cena de 'Tatuagem': longa de Hilton Lacerda se passa durante o regime militar (Foto: Divulgação)

Tatuagem, de Hilton Lacerda

Previsão de estreia:  15/11/2013

Hilton Lacerda (roteirista de Árido Movie) apresenta a complicada história de um jovem de 18 anos que mantém um romance proibido com um soldado durante um dos períodos mais duros do regime militar. O pano de fundo para o relacionamento é um cabaré onde atores se vestem de mulher para debochar da situação política da época. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO