memória

Morre o artista plástico Antonio Henrique Amaral

O pintor e gravurista, que expôs na Pinacoteca em 2013, ficou famoso pelos quadros de bananas. Ele tinha 79 anos.

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

antonio henrique amaral
O artista paulistano morreu nesta sexta (24) aos 79 anos (Foto: Reprodução)

Morreu na tarde desta sexta-feira (24), aos 79 anos, o pintor, gravador e desenhista paulistano Antonio Henrique Amaral. Ele enfrentava um câncer de pulmão e estava internado no Hospital Samaritano, na região central de São Paulo, desde segunda.

O artista ficou conhecido pela série de pinturas com o tema Bananas, realizadas de 1968 até 1975. De espírito contestador e sem medo de se filiar ao óbvio, levou para os Estados Unidos quadros em que a fruta aparece como protagonista.

Uma ampla retrospectiva de sua obra, composta de 160 itens, foi exibida no fim de 2013 na Pinacoteca.

Sua carreira foi marcada pela criação de gravuras e murais pop até chegar aos desenhos mais recentes, feitos com aquarela. Nesse passeio por diferentes técnicas, contou com ensinamentos do mestre em xilografia Lívio Abramo e estudou com o designer italiano Roberto Sambonet.

Antonio Henrique Amaral
'Boa Vizinhança' (1968), tela de Antonio Henrique Amaral (Foto: Divulgação)

O ponto em comum em toda a sua produção está na progressão em série das imagens explícitas. Sempre fortes, as cores despertam para a violência do contexto histórico no qual foram criadas e revelam um artista crítico e em constante mudança.

Antonio Henrique deixa duas filhas, Carla Nádia, de 52 anos, e Mariana, de 38. O velório será realizado na Funerária Home, na Rua São Carlos do Pinhal, 376, na Bela Vista, a partir das 23 horas.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO