Futebol

Morre Zito, bicampeão mundial pela seleção e pelo Santos

Além da brilhante carreira como jogador, José Ely de Miranda foi responsável por revelar Neymar

Por: Veja São Paulo

Zito
Zito: ex-jogador morreu em Santos aos 82 anos (Foto: Vanessa Carvalho / Brazil Photo Press/Folhapress)

José Ely de Miranda, o “Zito”, morreu neste domingo (14), aos 82 anos, em Santos. Considerado um dos maiores volantes do Brasil, ele foi bicampeão mundial com a seleção brasileira e também com o Santos. Após deixar os gramados, ajudou a revelar jogadores. Foi ele quem levou Neymar do futsal para as categorias de base do time do litoral paulista. 

A causa da morte não foi divulgada. Em 2014, Zito ficou internado na Santa Casa da Misericórdia de Santos por causa de um Acidente Vascular Cerebral. Após receber alta, era acompanhado em casa por enfermeiros.

+ Os planos do novo comandante da Santa Casa

O velório do ex-jogador acontece no Memorial Necrópole Ecumênico, em Santos, até as 13h desta segunda (15). O corpo será enterrado em Roseira, interior de São Paulo, onde ele nasceu.

Zito foi campeão pela seleção brasileira em 1958, na Suécia, e em 1962, no Chile. No Santos, jogou de 1952 a 1967, onde marcou 57 gols em 727 jogos disputados. Ao lado de Pelé, Coutinho e Pepe, conquistou pelo clube os títulos mundiais e da Copa Libertadores de 1962 e 1963, além de cinco campeonatos nacionais, nove paulistas e três Rio-São Paulo, entre outros títulos.

Após deixar os gramados, Zito trabalhou nas categorias de base do Santos, onde ajudou a revelar diversos jogadores para o futebol.

“Não tenho palavras pra descrever esse cara. Simplesmente agradeço tudo que fez por mim , por ter acreditado e me ajudado no começo da minha carreira! Descanse em paz, fez muito por nós. Obrigado Zito”, escreveu Neymar em sua conta no Instagram.

zitoneymar
Homenagem de Neymar para Zito: ex-jogador foi responsável em levar o craque para a Vila Belmiro (Foto: Reprodução Instagram)

“Obrigado por tudo. Descanse em paz”, publicou Robinho, outro talento que trabalhou com Zito.

zitorobinho
Homenagem de Robinho: atacante também trabalhou com Zito nas categoria de base do Santos (Foto: Reprodução Instagram)

+ Confira as principais notícias da cidade

Fonte: VEJA SÃO PAULO