Esporte

Morre Oberdan Cattani, ex-goleiro do Palmeiras, aos 95 anos

O jogador era o último herói da época em que o clube ainda se chamava Palestra Itália

Por: Redação Veja São Paulo - Atualizado em

Oberdan Cattani
Oberdan Cattani, ex-goleiro do Palmeiras, morre aos 95 anos (Foto: Divulgação/Palmeiras)

Morreu na noite de sexta (20) o ex-goleiro do Palmeiras Oberdan Cattani, em São Paulo. O jogador tinha 95 anos e estava internado no Hospital do Servidor Público há dez dias. De acordo com a nota no site oficial do clube, a causa foi infecção pulmonar.

Um dos principais goleiros do time, Cattani fez parte da equipe quando o clube ainda se chamava Palestra Itália. Ele era o único remanescente da época. Defendeu a camisa nos gramados por catorze anos, em 351 partidas, e mesmo depois de aposentado continuou a se dedicar ao Palmeiras. 

O corpo será velado na sede social do clube Palmeiras e ele será enterrado no Cemitério São Paulo. Ainda não há informações sobre horário do enterro.

Homenagem

Até o fim do mês, Cattani vai receber um busto como homenagem ao trabalho como goleiro, nos corredores do Palestra Itália. Apenas três outros jogadores têm esse reconhecimento, Waldemar Fiume, Junqueira e Ademir da Guia. Um do goleiro Marcos também está em fase de produção.

Cattani nasceu em Sorocaba, em 1919, e chegou a trabalhar como caminhoneiro. Atuou no Fortaleza de Sorocaba e São Bento antes de entrar para o Palmeiras, aos 22 anos.

Durante os catorze anos de atuação no time, foram quatro títulos no Campeonato Paulista - um no Torneio Rio-São Paulo e um Mundial de Interclubes. Defendeu a seleção brasileira nos anos de 1944 e 1945.

Uma de suas principais características era a defesa com apenas uma mão. Ele também foi primeiro jogador de futebol a estrelar uma campanha publicitária.

Repercussão

Outro ídolo do Palmeiras, o goleiro Marcos se manifestou via rede social. Nela, ele posta uma imagem ao lado de Cattani com a mensagem: “Faleceu o maior e melhor goleiro da nossa história, Oberdan Cattani. O homem se vai, mas a lenda é eterna!!” Que Deus conforte todos os familiares!! Descanse em paz Oberdan, você jamais será esquecido por nós, Palmeirenses!".

Oberdan Cattani e Marcos
Ex-goleiro Oberdan Cattani e Marcos (Foto: Reprodução/Facebook)

Fonte: VEJA SÃO PAULO