MEDICINA

Alfredo Halpern, o Dr. Regime, morre aos 74 anos

Endocrinologista era consultor do programa Bem Estar, da Rede Globo, e criador da dieta por pontos 

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Doutor Alfredo Halpern - Dr. Regime
O doutor Halpern: "O limite da sua fome não é o fim do seu prato" (Foto: Fernando Moraes)

O médico Alfredo Halpern, professor livre-docente da faculdade de Medicina da USP, morreu na manhã desta quarta (25). Ele sofria com câncer no pâncreas.

+ Alfredo Halpern: o Dr. Regime lança livro e faz sucesso na TV

Alfredo Halpern comenta as dietas da moda

O velório será no Cemitério Israelita do Butantã às 12h desta quarta. O enterro ocorreu às 14 h. Halpern deixa a mulher, Cíntia Cercato, com que era casado havia doze anos, e cinco filhos. 

Filho de judeus poloneses, Halpern nasceu em 29 de agosto de 1941 em São Paulo. Formou-se médico pela USP em 1966 e escolheu a endocrinologia por acreditar tratar-se de uma área que poderia se expandir.

Doutor Alfredo Halpern -- criança
O futuro endocrinologista aos 3 anos, em sua formatura na USP, em 1966: carreira de quase cinco décadas (Foto: Arquivo pessoal)

Com cinco décadas de carreira, o médico tornou-se papa da endocrinologia ao criar, na década de 70, a famosa dieta por pontos, no qual os alimentos ingeridos contam pontos – cada 1 equivale a 3,6 calorias. O paciente deve fazer com que a soma dos pontos fique dentro limite diário estabelecido (em média, 1 200 calorias para mulheres e 1.800 para homens). Pode-se, assim, comer qualquer tipo de alimento, contanto que haja controle.

Doutor Alfredo Halpern - Dr. Regime - Programa Bem-Estar
No programa Bem Estar da Rede Globo: dicas para boa alimentação (Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal)

Com seu trabalho, popularizou a especialidade na capital paulista. Criou o Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas, centro de referência onde atua até hoje, e fundou a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica

Halpern também era consultor do programa Bem Estar, da Rede Globo, colunista da revista SAÚDE! e publicou catorze livros sobre o tema. 

Confira os dez mandamentos de Alfredo Halpern para emagrecer: 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO