Cinema

Morre Kenny Baker, intérprete do personagem R2-D2 da saga 'Star Wars'

Aos 81 anos, o ator britânico deu vida ao personagem em seis filmes da franquia

Por: Estadão Conteúdo

Kenny Baker
Kenny Baker deu vida ao personagem R2-D2, da saga Star Wars (Foto: Divulgação)

O ator Kenny Baker, que interpretou o R2-D2 da saga Star Wars, morreu hoje aos 81 anos. Ele foi encontrado pelo seu sobrinho, Drew Myerscough, em sua casa em Preston, no noroeste da Inglaterra. De acordo com Myerscough, Baker tinha problemas respiratórios contra os quais vinha lutando bravamente.

Com apenas 1,12m de altura, Baker ficou famoso ao usar a fantasia do robô R2-D2 no filme Star Wars de 1977. Apesar das falas do R2-D2 consistirem apenas em bips e apitos, o robô e seu amigo C-3PO se tornaram alguns dos personagens mais amados da série.

+ Darth Vader aparece em novo trailer de Rogue One - Uma História Star Wars

A afeição dos fãs de Star Wars em todo o mundo "o faziam continuar", segundo Myerscough. "Ele ficava encantado que, mesmo após 30 anos, os fãs ainda o adoravam", afirmou o sobrinho de Baker. O ator retornou para "O Império Contra-Ataca" e para "O Retorno de Jedi", as sequências lançadas entre 1999 e 2005.

O ator Ewan McGregor, que interpretou Obi-Wan Kenobi em três filmes do Star Wars, lamentou a morte de Baker. No Twitter, ele escreveu: "Lamento muito em saber disso. Foi adorável trabalhar com Kenny". Fonte: Associated Press.

Fonte: VEJA SÃO PAULO