MEMÓRIA

Morre José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT e da Petrobras

Ex-senador por Minas morreu na madrugada deste domingo. Ele lutava contra um câncer

Por: Estadão Conteúdo - Atualizado em

José Eduardo Silva
José Eduardo Dutra: morto aos 58 anos (Foto: Sérgio Lima/Folhapress)

O ex-senador José Eduardo Dutra morreu na madrugada deste domingo, 4, em Belo Horizonte (MG), aos 58 anos. Dutra lutava contra um câncer. O funeral ocorrerá nesta segunda-feira, na capital mineira. No mesmo dia, o corpo de Dutra será cremado.

Dutra foi presidente da Petrobras de janeiro de 2003 até julho de 2005 e da BR Distribuidora de setembro de 2007 a agosto de 2009. Deixou o cargo para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, sendo eleito para o biênio 2010-2012.

+ Confira as últimas notícias

O ex-presidente da Petrobras nasceu no Rio de Janeiro, mas desenvolveu sua vida política em Sergipe, Estado pelo qual foi eleito senador da República em 1994. Antes, foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe e dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Atualmente, era primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE).

O Partido dos Trabalhadores distribuiu nota lamentando a morte de seu ex-presidente, José Eduardo Dutra, ocorrida na madrugada desse domingo. "Dutra, desde muito cedo na sua vida, se aliou às lutas dos trabalhadores, tendo sido líder sindical em Sergipe e posteriormente membro da direção nacional da Central Única dos Trabalhadores. Disputou importantes batalhas eleitorais no Estado, onde, em 1994, sagrou-se senador da República", afirma a nota do PT. "Entre outras vitórias de sua notável vida pública está ter exercido a presidência da Petrobras", ressalta.

O texto, assinado pelo presidente nacional da sigla, Rui Falcão, afirma ainda que Dutra foi um "homem público de primeira qualidade, um batalhador da causa da justiça social e um exemplo de dedicação ao Partido dos Trabalhadores".

Fonte: VEJA SÃO PAULO