memória

Morre Hugo Miguel Etchenique, fundador da Brastemp, aos 88 anos

Por: Redação VEJA SÃOPAULO.COM

Hugo Miguel Etchenique, fundador da marca de eletrodomésticos Brastemp, morreu na noite desta segunda-feira (21) em São Paulo aos 88 anos.

Ele estava internado desde domingo no Hospital Albert Einsten devido a complicações respiratórias.

Boliviano naturalizado brasileiro, Etchenique foi um dos mais importantes nomes da indústria nacional.

Nos anos 40,  fundou a Brasmotor, primeira indústria automobilística de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). A empresa que distribuía carros e caminhões importados da Chrysler e da Volkswagen. Já em 1954, criou a Brastemp.

Em 1976, o grupo passou a controlar a Consul e a Embraco (Empresa Brasileira de Compressores), ambas de Joinville (SC). Em 1994, como resultado da fusão das marcas Brastemp, Consul e Semer, surgiu a Multibrás Eletrodomésticos, que se tornaria a maior indústria do segmento na América Latina.  

Anos depois, a joint-venture com a Whirlpool Corporation, líder mundial em eletrodomésticos,  fez nascer a Whirlpool S.A., representada pela Whirlpool Latin America e a Embraco.

Em nota, a Whirlpool Corporation, lamentou o falecimento do empresário. "Inexistem palavras capazes de descrever o profundo respeito e admiração que sempre tivemos pelo Sr. Etchenique, além do reconhecimento por suas inúmeras contribuições à indústria brasileira e à inovação", disse o comunicado.

O sepultamento será no cemitério São Paulo, em Pinheiros, na tarde desta terça-feira (22). Ele deixa cinco filhos, 14 netos e dois bisnetos 

Fonte: VEJA SÃO PAULO