Memória

Morre Giancarlo Bolla, dono do La Tambouille

Cidade perde um dos seus maiores anfitriões

Por: Arnaldo Lorençato

Giancarlo Bolla
Giancarlo Bolla, no La Tambouille: de garçom a dono de um dos restaurantes mais badalados de São Paulo (Foto: Fernando Moraes)

Poucos profissionais da gastronomia dominavam a arte da gentileza ao receber seus clientes como ele. Dono do La Tambouille, o restaurateur e chef Giancarlo Bolla morreu na última quarta (10), aos 73 anos, de falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer. Natural de San Remo, na Itália, o rapaz de fina estampa desembarcou de navio no Porto de Santos em 1956, aos 16 anos. Começou trabalhando como garçom, passando por restaurantes sem expressão até cavar uma vaga na churrascaria Rubaiyat, que funcionava na Avenida Vieira de Carvalho, no centro. Transferiu-se em 1964 para o italiano Ca’d’Oro, à época considerado o melhor da cidade.

+ Cresce número de pratos tradicionais com versão gourmet

Com seus modos polidos e cativantes, acabou alçado ao posto de maître do lugar. Tornou-se empresário do ramo em 1971, ao abrir o La Tambouille na Avenida Cidade Jardim. Catorze anos depois, transferiu-o para o atual endereço, na esquina da Avenida 9 de Julho com a Rua André Fernandes. A qualidade da culinária levou o estabelecimento a conquistar o prêmio de melhor cozinha variada da edição Comer & Beber de VEJA SÃO PAULO, em 1998. Junto de sócios, Bolla foi dono de vários negócios ligados à noite, como os night clubs Gallery e Leopolldo, além de outros restaurantes, entre os quais o Bar des Arts. Nenhum deles, porém, alcançou a fama do La Tambouille.

giancarlo 1
Os fundadores do Gallery, em 1979: Gugu Di Pace, José Victor Oliva,José Pascowitch e Giancarlo (Foto: Arquivo Pessoal)

Fonte: VEJA SÃO PAULO