Continua após publicidade

Morre americana que havia anunciado eutanásia

Brittany Maynard sofria com câncer no cérebro. Suicídio assistido aconteceu no sábado (1º)

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 13h52 - Publicado em 3 nov 2014, 08h29

A americana Brittany Maynard, 29, que sofria de câncer terminal, manteve a data para seu suicídio assistido. Ela morreu neste sábado (1º), em sua casa em Portland (Oregon), após tomar medicamentos que fizeram seu corpo parar de funcionar.

No Facebook, ela postou uma mensagem de despedida. “Adeus a todos os meus queridos amigos e parentes que amo. Hoje é o dia que escolhi partir com dignidade diante de minha doença terminal, este terrível câncer cerebral que tirou tanto de mim … mas que poderia ter tomado muito mais”, escreveu. “Tenho um círculo de apoio ao redor da minha cama enquanto escrevo … Adeus mundo. Espalhem boa energia. Vale a pena!”.

A história de Brittany chamou a atenção quando ela divulgou um vídeo por meio do grupo pró-eutanásia Compassion & Choices, afirmando que sua doença era grave e que havia marcado a data de 1º de novembro para morrer. Moradora da Califórinia, Brittany mudou-se para o Oregon, um dos estados americanos que permitem a eutanásia.

Na última quinta-feira (30), Brittany havia divulgado um vídeo em que afirmava estar bem e que acha que talvez não fosse a hora de partir.  “Ainda tenho muita alegria. Ainda dou risadas com minha família e meus amigos”, afirmou Brittany em um vídeo.

Continua após a publicidade

Mulher liga para polícia, pede pizza e atendente nota pedido de socorro

Em janeiro deste ano, Britanny começou a sentir fortes dores de cabeça. Os médicos a diagnosticaram com gliobastoma, uma forma de turmor cerebral que cresce de forma acelerada e não tem cura. Com os resultados dos primeiros exames, foram dados poucos anos de vida para a psicóloga; nos seguintes, o câncer se mostrou ainda mais espalhado, reduzindo a expectativa de vida para apenas alguns meses.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.