Memória

Morre a atriz Odete Lara aos 85 anos

O óbito ocorreu nesta madrugada numa clínica do Rio de Janeiro devido a um infarto

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Aos 85 anos, a atriz Odete Lara, que fez mais de quarenta filmes, morreu na clínica para idosos onde estava internada desde novembro no Rio de Janeiro. De acordo com informações da amiga Leticia Fontoura, a intérprete faleceu enquanto dormia devido a um infarto. O velório está programado para as 16h30 desta quarta (4) no Parque Lage, também no Rio de Janeiro.

+ O que acontece de mais importante na cidade

A cremação ocorrerá nesta quinta (5), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro. 

Odete Lara, nascida Odete Righi em 17 de abril de 1929, em São Paulo, estava afastada do cinema desde que protagonizou O Princípio do Prazer, em 1979. Musa do cinema novo, Odete possui uma rica filmografia, com cerca de quarenta filmes, incluindo atuações memoráveis em clássicos como O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969), Os Herdeiros (1970), Lúcia McCartney, uma Garota de Programa (1971) e Vai Trabalhar Vagabundo (1973).

 

Nestes longas-metragens, trabalhou sob o comando de grandes diretores a exemplo de Glauber Rocha, Cacá Diegues, David Neves e Hugo Carvana. Foi, porém, com Noite Vazia, de 1964, que Odete Lara se projetou ao lado de Norma Bengell, dirigida por Walter Hugo Khouri e no papel de uma prostituta paulistana. Na TV, a atriz teve momentos expressivos nas novelas A Volta de Beto Rockfeller (1973) e, na Rede Globo, em O Dono do Mundo (1991) e Pátria Minha (1994), ambas escritas por Gilberto Braga.

Partiu do próprio Braga o convite para Odete viver a vilã Odete Roitman em Vale Tudo, mas ela recusou. Desde que abandonou a vida artística, a estrela abraçou o budismo e passou a ter um cotidiano recluso. Odete foi casada com o dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho, com o autor Euclydes Marinho e com o diretor Antonio Carlos Fontoura (do recente Somos Tão Jovens) e não teve filhos. A novela O Dono do Mundo pode ser vista no canal de TV por assinatura Viva às 13h30 e 4h15.

Fonte: VEJA SÃO PAULO