Moda

Moda verão se inspira no império romano

Sandálias gladiadoras, roupas soltinhas e cabelos cheios de adornos. Vem do Império Romano a inspiração fashion da próxima estação

Por: Camila Antunes - Atualizado em

Um "exército" romano prepara-se para tomar as ruas de São Paulo no próximo verão. Numa releitura fashion, como se percebe nas peças e acessórios que começam a enfeitar vitrines das grifes bacanas da cidade. Nelas, o que se vê são cabeças enfeitadas com coroas, tiaras e pentinhos. Vestidos, blusas, saias e shorts sempre soltos e drapeados, que remetem ao figurino típico dos tempos do imperador Júlio César e companhia. Há ainda as sandálias cujas tiras serpenteiam canela acima, as gladiadoras. Elas surgem nas versões rasteirinha e abotinada.

O look do verão 2008/2009 tem influência grega como acontecia na Roma antiga. Isso aparece nos cabelos trançados à la Helena de Tróia, por exemplo. Algumas peças se inspiram na toga, vestimenta feita com tecidos amarrados ao corpo que indicava a classe social da pessoa. Quanto mais alta a hierarquia, maior o volume da roupa. A cor também variava: somente imperadores e líderes religiosos podiam usar vermelho e roxo. Nas vitrines paulistanas, predominam branco, marrom, cáqui e bege. Quem gosta de tons fortes pode arriscar o azul-turquesa, que apareceu bastante em desfiles e reportagens recentes de revistas de moda. Jóias em profusão (vale bijuteria) estão entre os itens indispensáveis. Ricky Oliveira, gerente da Forum da Rua Oscar Freire, aponta uma das razões para a onda neoclássica. "Combinar sapato pesado e vestido delicado deixa a mulher poderosa." E quem não gosta de se sentir assim?

Fonte: VEJA SÃO PAULO