Serviço

Férias educativas: moda, estilo e artesanato

Garotas de apenas 5 anos aprendem a decorar lenços e meninos podem customizar uma camiseta

Por: Claudia Jordão e Flora Monteiro - Atualizado em

Férias educativas 2247- Tiny Tea
Tiny Tea, no Itaim Bibi: meninas customizam um lenço em workshop (Foto: Divulgação)

APRENDIZ DE ESTILISTA

Moda está entre os assuntos preferidos das meninas, e a Tiny Tea (um mix de loja com espaço para eventos), no Itaim Bibi, leva o tema a sério. Nas férias, acontece workshop de duas horas, em que garotas a partir de 5 anos decoram lenços ou nécessaires, utilizando canetas para tecido e brilhos como lantejoulas. “Não tratamos o tema de maneira fútil, falamos sobre o trabalho do estilista e contamos a história de um acessório, como um chapéu ou uma bolsa”, diz Lia Eva, proprietária do espaço, que em dezembro e janeiro receberá turmas com horários previamente agendados.

+ Férias educativas: os cursos e oficinais mais bacanas da cidade

As oficinas custam 80 reais (estão incluídos material de trabalho e chá da tarde, com salgadinhos e bebidas). Mas, como criação não é exclusividade feminina, o sexo oposto também tem vez — ao menos no acampamento Peraltas, em Brotas, a 235 quilômetros de São Paulo. Entre as atividades está a customização de camisetas, aberta para todos os gêneros (e estilos). O interessado leva de casa uma peça branca, que recebe intervenções com tinta e retalhos. Para jovens de 4 a 17 anos, a temporada de sete dias em janeiro custa 2.047 reais.

Peraltas

Rua Doutor Emílio Dalla Dea Filho, portão 3, Trevo de Brotas, Brotas

Tel.: 3035-1900. Segunda a sexta, 9h às 18h

www.peraltas.com.br

Férias educativas 2247- Peraltas - camisetas personalizadas
No acampamento Peraltas, em Brotas: meninos criam camisetas personalizadas (Foto: Divulgação)

DE COROA DE PRINCESA A ARRANJO FLORAL

A loja Allie, no Itaim Bibi, preparou uma programação de conto de fadas para meninas que sonham em ser princesas. No mês de janeiro, haverá as oficinas “Criação e decoração de coroa e varinha” (dia 17, 49 reais), “Colar e pulseira” (dia 19, 24 reais) e “Customização de porta-joias com plumas, glitter, lantejoulas e afins” (dia 12, 52 reais). Os preços incluem material de trabalho. As aulas, com uma hora de duração, acontecem em dois horários, de manhã e à tarde, e devem ser agendadas com antecedência.

+ Festa infantil em um ateliê de costura e outras ideias criativas

+ O melhor da semana para as crianças

Para as garotas (e os meninos) com espírito zen, a livraria Omnisciência, na Vila Madalena, oferece outro tipo de atividade manual. O workshop de ikebana (arte japonesa de arranjos florais) acontece no dia 27 de janeiro, às 15h. Nele, ensinam-se a filosofia e a história por trás dessa cultura e os alunos se arriscam a fazer seus próprios trabalhos. Gratuito, é indicado para pequenos de 2 a 12 anos.

Férias educativas 2247- Allie
Allie, no Itaim Bibi: glitter e contas dão o tom das criações (Foto: Divulgação)

TRICOTANDO NO CAFÉ

Na Novelaria Knit Café, um espaço supercharmoso na Vila Madalena, crianças a partir de 6 anos têm aulas de tricô aos sábados, das 14h às 16h. Sócia do negócio, Lica Isak garante que duas sessões são o suficiente para a aluna começar a dominar a técnica. Boa parte da turma de aprendizes prefere o fio rancul e as agulhas número 15, que são mais grossos e agilizam o trabalho. “O pessoal faz um cachecol em uma aula”, diz Lica. No local, vendem-se novelos e livros importados sobre o tema. O serviço custa 60 reais a aula avulsa e 200 reais um pacote com quatro sessões. O estabelecimento ficará fechado no fim de ano, mas as oficinas dos dias 21 e 28 de janeiro já estão abertas a inscrições. O endereço possui também um café que serve bolos, biscoitos e pães feitos na hora, além de infusões da marca Talchá, que desenvolveu um blend especial para a casa, cuja base é de rooibos (tipo de arbusto de cor vermelha), com lavanda, caramelo e outros ingredientes.

Fonte: VEJA SÃO PAULO