Internacional

Mistério da foto viral de criança síria é desvendado

A imagem compartilhada por milhares de pessoas nas redes sociais mostra uma menina como se estivesse se entregando

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Menina síria
Foto de criança em campo de refugiados gerou polêmica nas redes sociais (Foto: Osman Sağırlı/Reprodução)

Após ser compartilhada por milhares de pessoas desde a última semana, a foto de uma criança síria com as mãos para o alto gerou comoção e muita polêmica nas redes sociais. O retrato que viralizou após ser publicado no Twitter pela fotógrafa que trabalha em Gaza, Nadia Abu Shaban, recebeu comentários como “humanidade fracassou”, mas levantou questionamentos sobre o autor e a veracidade da fotografia.

+ "Roubaram aquela foto", diz Gabi sobre imagem do filho

Nas redes sociais, Nadia confirmou que não era a autora do trabalho, informando que apenas tinha divulgado a imagem sem o crédito. O mistério foi desvendado por um usuário do site de compartilhamento de fotos Imgur.

+ Passageiros do avião da Turkish não ficaram sabendo da ameaça de bomba

O autor da foto é o turco Osman Sağırlı, que atualmente trabalha na Tanzânia. Em entrevista à BBC, ele disse que o retrato foi feito em um campo de refugiados na Síria em dezembro de 2014.

+ Confira as principais notícias da cidade

Sağırlı falou ainda que a menina Hudea, de 4 anos, confundiu a lente da câmera com uma arma. "Depois que tirei, eu olhei e percebi que ela estava assustada, porque mordeu os lábios e levantou as mãos”, disse o fotógrafo para a BBC. A foto foi publicada pela primeira vez no jornal Türkiye em janeiro.

Fonte: VEJA SÃO PAULO