Receita

Minibolo de chocolate, da Amor aos Pedaços

Por: - Atualizado em

Ingredientes do bolo:

5 ovos

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de margarina

Meia xícara (chá) de leite

1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de chocolate em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes do recheio:

4 colheres (sopa) de margarina

1 xícara (chá) de açúcar

1 colher (chá) de café solúvel

2 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 colher (sopa) de água fervente

Ingredientes para embeber:

4 colheres (sopa) de uísque

Maia xícara (chá) de água

Ingredientes para cobrir:

3 claras

6 colheres (sopa) bem cheias de açúcar

Raspas de limão

Modo de preparo do bolo:

Junte no liquidificador os ovos inteiros, o açúcar e a margarina. Bata bem até obter um creme homogêneo. Acrescente o leite e torne a bater. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo, o chocolate e o fermento. Despeje a mistura do liquidificador na tigela. Misture bem.

Unte e enfarinhe uma assadeira (43 x 29 cm). Despeje aí a massa e leve ao forno médio (180º C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou até que um palito, após enfiado na massa, saia limpo.

Desenforme e embeba a superfície com a mistura de água e uísque. Corte o bolo em retângulos de cerca de 7 x 6 cm. Reserve.

Modo de preparo do creme de café:

Em uma tigela, junte a margarina e o açúcar. Misture bem até o açúcar estar totalmente dissolvido. Acrescente o café solúvel e o chocolate dissolvidos na água fervente. Misture bem até obter uma pasta homogênea.

Modo de preparo da cobertura (suspiro):

Na batedeira, bata as claras em neve. Acrescente o açúcar aos poucos. Bata bem até obter uma mistura homogênea. Junte as raspas de limão. Reserve.

Montagem:

Sobre metade dos retângulos de massa, espalhe cerca de 1 colher (sopa) de creme de café. Cubra cada retângulo com outro retângulo. Disponha os minibolos em pratos individuais ou numa assadeira. Cubra cada um deles com a cobertura de suspiro e leve ao forno bem quente, somente para dourar levemente. Sirva a seguir.

Fonte: VEJA SÃO PAULO