Receita

Mil-folhas de alcachofra com tomate confit, do Brie Restô

Por: Daniel Ottaiano - Atualizado em

Mil-folhas de alcachofra - Brie Restô
(Foto: Divulgação)

Rendimento: quatro porções

Ingredientes:

4 discos de massa folhada (congelada)

Manteiga

8 alcachofras médias (ou 8 fundos em conserva)

6 tomates maduros e firmes

6 tomates maduros e macios

1 xícara de chá de azeitonas pretas picadas e sem caroço

1 folha de louro

Orégano

Azeite

Manjericão

Sal

Açúcar

Pimenta verde

Limão

Modo de preparo dos corações de alcachofra:

Corte o talo perto da base e lave a alcachofra em água corrente abrindo bem as pétalas para que a água penetre. Abra a ponta das folhas com a mão e, com uma faca de ponta, dê um talho, por dentro, em toda a volta do fundo.

Depois, com uma colher, tire as 'sedas', deixando o coração bem limpo. Passe limão para que não escureça. No cozimento (água suficiente para cobrir), use panelas esmaltadas ou em aço inoxidável. As panelas de alumínio escurecem a alcachofra. O tempo médio de cozimento é de aproximadamente 30 minutos, dependendo do tamanho e idade. Em panela de pressão o tempo cai para 15 minutos.

Modo de preparo dos discos de massa folhada:

Corte quatro discos (um pouco maior que o tamanho desejado, pois irá encolher no cozimento). Coloque os discos numa assadeira untada com manteiga. Unte um pedaço de papel manteiga com manteiga e cubra os discos. Coloque sobre os discos com o papel untado uma assadeira para fazer peso e evitar que a massa cresça. Asse por vinte minutos, retire a assadeira de cima e asse por mais cinco minutos ou até dourar. Reserve em temperatura ambiente.

Modo de preparo das pétalas de tomate:

Faça um “x”com a faca em cada tomate e cozinhe por um minuto (ou até começar a soltar a pele) numa panela com água fervendo. Escorra imediatamente e passe para uma bacia com água fria. Retire a pele, corte em quatro e retire as sementes e o excesso do miolo. Numa assadeira untada com azeite, coloque as pétalas lado a lado, polvilhe com um pouco de orégano e pimenta verde moída na hora. Leve ao forno a 100ºC por vinte minutos. Retire e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Modo de preparo do coulis de tomate:

Retire a pele (seguindo o mesmo processo acima), retire as sementes e processe até obter um purê. Tempere com sal, uma pitada de açúcar e pimenta verde. Cozinhe no fogo baixo por cerca dez minutos antes de servir.

Modo de preparo do vinagrete:

Bata o azeite com o manjericão picadinho e tempere com sal e pimenta verde. Reserve.

Montagem:

Numa assadeira, coloque os discos de massa folhada, disponha em camadas: pétalas de tomate e fatias de coração de alcachofra. Asse no forno pré-aquecido por quinze minutos. Sirva com o colis de tomate e pequenas porções da tapenade (azeitona preta picadinha temperada com um pouco de azeite).

Fonte: VEJA SÃO PAULO