Copa

Metrô instala sinalização especial com rotas para Itaquerão e Fan Fest

Ao todo, serão 300 banners com mapas que indicam os melhores trajetos e 1 300 placas nas 65 estações da rede metroviária

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Cartaz Metrô Copa
Metrô de São Paulo instala sinalização especial para a Copa do Mundo (Foto: Marcus Oliveira)

As estações do metrô de São Paulo começaram a receber faixas de sinalização que indicam os trajetos mais indicados para chegar ao Itaquerão e à Fan Fest, palco que será montado no Vale do Anhangabaú para a exibição de todos os jogos da Copa. O Mundial será organizado entre 12 de junho e 13 de julho.

Cada um dos cartazes, em inglês e português, mostram dois mapas. O primeiro orienta sobre os melhores pontos de desembarque para quem vai ao estádio. O outro aponta a distância entre as estações mais próximas à Fan Fest, no Centro. Segundo o Metrô, além dos 300 banners ilustrativos, serão instaladas 1 300 placas fixas ao longo das 65 estações da rede metroviária.

As ações serão ainda mais intensas em terminais como Corinthians-Itaquera e Artur Alvim, a cerca de 900 metros de distância das entradas do estádio, e nas estações São Bento, República e Anhangabaú, no entorno do telão. Todas contarão com sinalização funcional composta também de setas, que orientam os melhores pontos de saída para os eventos.

Embarque e desembarque

O trajeto do torcedor que vai ao estádio será definido de acordo com a entrada da Arena. Quem for ao acesso Oeste, por exemplo, pode desembarcar na estação Artur Alvim, na Linha Vermelha do metrô. Já quem for ao acesso Leste encontra uma melhor opção no trem da CPTM, desembarcando na estação Corinthians-Itaquera. Isso porque, em dias de jogos, a linha 11 Coral se transforma no Expresso da Copa. O trem fará o trajeto entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera em dezenove minutos, sem paradas e deve começar a circular três horas antes da abertura dos portões do estádio.

No caso do Metrô, a Linha Vermelha funcionará normalmente, inclusive chegando também a estação Corinthians-Itaquera. A capacidade conjunta dessas linhas chegará a 90 mil pessoas por hora durante os jogos que ocorrem no Itaquerão. Durante o evento, a tarifa dos trens metropolitanos permanece em 3,00 reais.

Aeroporto

Os turistas que vierem a São Paulo de avião podem optar por uma linha especial de ônibus metropolitano criada exclusivamente para os dias de jogos. O trajeto entre o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e a Arena em Itaquera será oferecido nos dias 12, 19, 23 e 26 de junho e 9 de julho com a tarifa de 36,50 reais. Os horários estão no site oficial da empresa.

Fonte: VEJA SÃO PAULO