Transporte

Metrô inaugura na manhã de hoje nova estação na Zona Sul

Localizada na linha 5 – Lilás, Adolfo Pinheiro é a primeira nova estação do Metrô em dois anos

Por: Luan Flávio Freires - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

O Metrô abriu na manhã de hoje (12) a estação Adolfo Pinheiro, nova parada da Linha 5 – Lilás. É a primeira a ser inaugurada desde o lançamento das estações República e Luz na linha 4 – Amarela, em 2011.

A estação passará por um período de testes nos primeiros meses, funcionando de segunda a sexta, entre 10h e 15h. Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, ainda não há data para o pleno funcionamento da Adolfo Pinheiro. Até lá, serão observados o movimento de pessoas na estação e o desempenho dos aparelhos.

Conheça as obras de expansão do metrô a 45 metros de profundidade

Durante o prazo, não serão cobradas as passagens dos usuários da linha que embarcarem pela estação. O trajeto será gratuito até o Largo 13. Caso queira seguir viagem até as próximas estações, os passageiros deverão pagar os 3 reais da passagem, seguindo a orientação dos funcionários da linha.

São esperados 14 000 passageiros por dia na estação Adolfo Pinheiro depois do fim do período de testes.

Ainda de acordo com o Metrô, todas as estações da Linha 5 – Lilás devem ser entregues até 2016. São elas: Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. As duas últimas farão conexão com a Linha 1 – Azul e com a Linha 2 – Verde, respectivamente.

A inauguração da Adolfo Pinheiro foi postergada em duas ocasiões. Inicialmente prevista para o dia 25 de janeiro, ela foi adiada devido ao feriado do aniversário de São Paulo e do baixo movimento do dia, segundo o Metrô. Depois de transferida para o dia 1º de fevereiro, a data foi cancelada na véspera, por determinação do Corpo de Bombeiros, que exigiu ajustes de segurança após vistoria.

Ainda estão previstas as entregas de mais sete estações de metrô neste ano. Para a Linha 15 – Prata, são esperadas as estações Vila Prudente, Oratório, Camilo Haddad e Jardim Planalto. Já para a Linha 4 – Amarela, estão previstas as estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire e Fradique Coutinho.

Fonte: VEJA SÃO PAULO