Cidade

Estação Butantã do metrô começa a funcionar nesta segunda (28)

Horário da terceira parada da Linha 4-Amarela será reduzido, a exemplo de Paulista e Faria Lima

Por: Alexandre Aragão

Metrô 2199
Estação Butantã (Foto: Fernando Moraes)

A nova estação Butantã do metrô entra em funcionamento nesta segunda (28). É a terceira parada da Linha 4 — Amarela a ser inaugurada, após Paulista e Faria Lima. Desde que começaram a operar, as duas estações recebem cerca de 12.500 passageiros diariamente. Por enquanto, o trecho continua a operar em horário restrito, das 8h às 15h, e não há previsão para que a linha comece a operar no mesmo horário que as outras, das 4h40 à meia-noite.

+ Linha Amarela: Saiba tudo sobre as novas estações do Metrô

+ Ainda em horário reduzido, Linha 4 - Amarela passa a cobrar tarifa

Prevista inicialmente para 2008, a Linha 4 — Amarela passou por diversos problemas durante as obras, o que adiou muito a entrega. O principal deles aconteceu em janeiro de 2007, quando sete pessoas morreram em um desabamento no canteiro da estação Pinheiros, ao lado da Marginal Pinheiros.

Quando o primeiro trecho estiver completo, o linha terá 12,8 quilômetros de extensão e seis estações: Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. Por enquanto, apenas a integração com a Linha 2 — Verde já está em funcionamento, na estação Paulista. São previstas baldeações para as linhas 1 — Azul (Luz), 3 — Vermelha (Luz e República) e para a Linha 9 da CPTM (Pinheiros).

Programada para o primeiro semestre deste ano, a estação Pinheiros será a próxima a ser inaugurada. Em seguida, Luz e República devem passar a integrar a linha. O restante das estações está previsto para 2014: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Fonte: VEJA SÃO PAULO