Continua após publicidade

Metade da população brasileira acha que “bandido bom é bandido morto”

Levantamento do Datafolha entrevistou 1 307 pessoas em 84 cidades

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h00 - Publicado em 5 out 2015, 11h18

Encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma pesquisa do Datafolha constatou que metade da população das grandes cidades brasileiras acredita que “bandido bom é bandido morto”. O levantamento foi realizado no final do mês de julho.

+ Três morrem após perseguição policial na Zona Oeste

Foram ouvidas 1 307 pessoas em 84 cidades com população acima dos 100 000 habitantes. Quando perguntados se “bandido bom é bandido morto”, 50% dos entrevistados responderam afirmativamente. Outros 45% discordaram da afirmação. Os demais não souberam responder.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, por isso há empate técnico. Além disso, a pesquisa dividiu os entrevistados por idade, sexo, região e cor da pele.

Continua após a publicidade

+ Bebê é abandonado em sacola no bairro Higienópolis

De acordo com o estudo, quando é analisada apenas a faixa etária de 16 a 24 anos, o número de pessoas que concordam com a afirmação cai para 42%. No entanto, este percentual volta a subir entre quando analisadas as repostas de brasileiros com mais de 25 anos.

Entre os homens, a identificação com a expressão “bandido bom é bandido morto” é de 52%. O índice de aceitação cai entre as mulheres, que concordam em 48% dos casos.

Continua após a publicidade

+ Confira as últimas notícias da cidade

Nas diferentes regiões brasileiras, o sul se destaca: 54% de posicionamento favorável. Entre os que discordam, são 37%. O restante não soube opinar. O sudeste segue o empate técnico do país, com 48% das pessoas a favor e o mesmo percentual contra.

Quando a divisão é pela cor da pele, 53% dos brancos acreditam que “bandido bom é bandido morto”. Para os negros, este número cai para 44%.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.