Comida

Mercados que possuem espaços para almoço saudável e refeições rápidas

Conheça quatro estabelecimentos especializados em produtos naturais que também oferecem serviço de alimentação

Por: VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Inaugurado no começo do ano na Rua Augusta, o Super Natural é um empreendimento de produtos saudáveis. Da mesma rede do Apanã, em Perdizes, o estabelecimento tem múltiplas funções: é mercado, restaurante e cafeteria.

As receitas são pensadas pela nutricionista Camila Latorre Campana em conjunto com o chef Edésio Guimarães. "Usamos a cultura mundial como base e o nosso objetivo é ser democrático. Transformamos muitas refeições que são feitas com carne em versão vegetariana", explicou Campana.

A maioria dos ingredientes que são utilizados nas receitas recebe explicações nutricionais em pequenas plaquinhas e podem ser encontradas nas prateleiras do mercado. Segundo o gerente geral, Bruno Freire, isso desperta o interesse dos clientes que, após o almoço, aproveitam para fazer as compras de casa. 

Outros mercados funcionam da mesma forma em São Paulo. Confira abaixo lugares onde é possível matar a fome antes de encher o carrinho: 

MERCADO APANÃo bufê vegetariano funciona de segunda a sexta por 24,90 reais e aos sábados, domingos e feriados por 26,90 reais para comer a vontade. Sucos e sobremesas são pagos à parte. Com conceito de produtos naturais, as receitas são preparadas a partir de ingredientes integrais, orgânicos e muitas vezes sem lactose. Podem aparecer opções como hambúrguer de quinua, purê de beterraba, feijoada vegetariana e curry verde. Durante a semana o restaurante funciona das 12h até às 15h, já aos domingos e feriados, vai até às 15h30.

Mercado Apanã
Apanã: a variedade vai desde frutas e legumes até produtos de limpeza (Foto: Fernando Moraes)

NAÇÃO VERDE: na unidade da Mooca, o mercado de produtos naturais e orgânicos divide espaço com um restaurante. É possível almoçar e jantar no sistema de menu à la carte. Há também sete opções de pratos prontos com baixos valores calóricos, caso do filé de peixe ao molho de camarão, purê de batata e vagem sautèe (15,90 reais) com trezentas calorias. Seis tipos de batatas recheadas sem glúten e sem lactose (de 15,90 reais a 21,90 reais) e seis sopas (10,90 reais cada uma) completam o cardápio da casa.

Nação Verde - Mooca
Nação Verde: serve refeições completas a qualquer hora do dia (Foto: Divulgação)

■  NATURAL DA TERRAa rede de hortifrúti que existe há doze anos tem lanchonetes em suas sete lojas. As opções no cardápio vão do café até o jantar e em algumas unidades é possível encontrar também um menu com comidas japonesas. Os itens não se limitam aos pratos saudáveis. O pastel, por exemplo, está entre as comidinhas mais pedidas. Grelhados, lanches naturais e salada, como a de cenoura, beterraba, mussarela de búfala, tomate cereja, alface americano e palmito, atendem aos pedidos leves. 

Super Natural Orgânicos e Saudáveis
Super Natural: área de 356 metros quadrados é divida entre mercado, bufê e cafeteria (Foto: Divulgação)

■  SUPER NATURAL: todos os dias, há o bufê por quilo (4,99 reais cada cem gramas). Todas as receitas da cozinha são vegetarianas e orgânicas, além de opções veganas e sem glúten. Os pratos recebem uma pequena legenda com as informações sobre o tipo de comida e a que grupo nutricional pertencem. A moqueca de banana da terra com legumes, o estrogonofe de cogumelo com proteína de soja ou legumes e a feijoada vegetariana com tofu defumado podem aparecer no menu do dia.

Fonte: VEJA SÃO PAULO