Memória

Mercadão ganhará melhorias na calçada e na iluminação

Ministério do Turismo repassará 6 milhões de reais para a reforma no entorno do espaço inaugurado em 1933

Por: Mauricio Xavier - Atualizado em

Mercado Municipal fachada anos 30
Os operários que construíram o Mercado Municipal: a obra durou de 1925 a 1933 (Foto: Biblioteca da FAU-USP)

Em seu aniversário de 81 anos, celebrado neste sábado (25), o Mercado Municipal ganha um presente: o Ministério do Turismo repassará 6 milhões de reais para a revitalização do entorno, com melhorias na iluminação e nas calçadas. Também há promessa de construção de uma garagem subterrânea em parceria com a iniciativa privada ao longo dos dois próximos anos.

Inaugurado em 1933, o prédio projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo — e com vitrais do artista russo Conrado Sorgenicht Filho — é um marco da capital. Em sua trajetória, não estocou apenas alimentos: durante a Revolução de 1932, foi usado como depósito de armas e munições.

Mercado Municipal Empório Chiapetta anos 60
Empório Chiapetta, nos anos 60: um dos 276 boxes do Mercadão (Foto: Acervo pessoal)

Seria superado em movimento pelo Ceagesp, na Lapa, nos anos 70, época em que começou a mudar de perfil, trocando a venda de artigos simples no atacado pelo comércio varejista de linha mais gourmet. Hoje, cerca de 1 600 funcionários movimentam 1 000 toneladas de produtos por dia. Anualmente, mais de 10 milhões de pessoas, metade delas turistas, circulam por ali.

Fonte: VEJA SÃO PAULO