Comida

Novas rotisserias em São Paulo para sair do trivial

Casas deixam de lado receitas mais comuns para fazer de clássicos franceses a pratos brasileiros bem originais

Por: Helena Galante

Les Amis
Pila Zucca e Demian Figueiredo, do Les Amis: petisco debatata-doce no lugar da sardela (Foto: Fernando Moraes)

De boina branca na cabeça, o banqueteiro Demian Figueiredo passaria facilmente por um italiano do Bixiga. Mas esse paulistano dos Jardins restringe a influência da Itália ao visual. Na hora de criarem o cardápio da recém inaugurada rotisseria Les Amis, no Jardim Paulista, ele e a sócia Pila Zucca baniram as massas recheadas — onipresentes nas demais casas do gênero.

+ Rotisserias que preparam boas receitas para viagem

“Queríamos ter opções com jeito mais caseiro para pequenas reuniões de amigos”, afirma Figueiredo. A proposta se traduz em chips de batata-doce (13 reais) e empadão de palmito (79 reais), entre outros petiscos, pratos e sobremesas.

Les Amis
Empadão de frango do Les Amis: 59 reais (Foto: Fernando Moraes)

Outra novidade para quem não quer sujar as panelas de casa tem ares franceses. Da cozinha do Bistrot de Paris, o chef Alain Poletto expede para viagem receitas a vácuo, a exemplo do foie gras ao armagnac (75 reais). A linha que começou a ser comercializada no fim do ano passado vai ganhar uma loja própria, a Sabores da França. O negócio deve ter as portas abertas no fim deste mês num imóvel vizinho ao restaurante, na Rua Augusta, 2542, também no Jardim Paulista.

BistroParis-06B
Salmão defumado (30 reais): parte da linha Sabores da França (Foto: Luiz Ipolito)

Prometida para a próxima semana, a inauguração da Conceição Discos e Comes, em Santa Cecília, ajudará a engordar a lista de variedades no setor. “Além de tostex para comer na hora, teremos produtos bem brasileiros, como pirarucu e pudim”, conta a chef Talitha Barros, que passou pelo italiano Mangiare Gastronomia, na Vila Leopoldina, em 2012. Pelo menos por agora, sua época de macarronada ficou para trás.

Conceição Discos e Comes
Pudim do Conceição Discos e Comes: 12 reais o pequeno (Foto: Reinando Mandacaru)

Fonte: VEJA SÃO PAULO