Memória

Os paulistanos do Rock in Rio

Espetáculo de teatro que relembra o festival estreou por aqui no último dia 7

Por: Mauricio Xavier

Rock in Rio - Rita Lee e Roberto de Carvalho
1985: Rita Lee e seu parceiro, Roberto de Carvalho: a única atração de São Paulo no evento de estreia (Foto: Pedro Martinelli)

Em janeiro de 1985, o Brasil viveu um sopro de renovação na política e no comportamento. Enquanto em Brasília ocorria a eleição indireta de Tancredo Neves, o Rio de Janeiro sediou, entre os dias 11 e 20, um festival de música que se tornou ícone do período de abertura pós-ditadura.

No line-up estelar do Rock in Rio, que incluía Queen e Iron Maiden, havia uma única artista paulistana, Rita Lee, que fez referência à cidade natal no show do dia 16: uma cortina no palco trazia a inscrição “Made in Sampa”. Em 1991, São Paulo seria representada pelo grupo Titãs, vivendo o auge do sucesso de discos como Cabeça Dinossauro.

Rock in Rio - Titãs
1991: os vocalistas Arnaldo Antunes e Branco Mello, dos Titãs: no auge do sucesso, com Polícia e outros clássicos (Foto: Roberto Valverde)

Dez anos depois, foi a vez de Ira! e Ultraje a Rigor tocarem juntos. O espetáculo Rock in Rio — O Musical estreou no dia 7, no Teatro Alfa, embalado por cinquenta can-ções marcantes dessa história. Uma nova edição do festival ocorrerá em setembro na capital fluminense.

Rock in Rio - Ultraje a Rigor e Ira!
2001: o líder do Ultraje a Rigor, Roger Moreira, em apresentação em conjunto com o Ira! (Foto: Ana Carolina Fernandes/ Folhapress)

Fonte: VEJA SÃO PAULO