Especial

Concurso Melhor Pastel de Feira de São Paulo ocorre nesta segunda (27)

Com eleição profissional, os quitutes de carne dos finalistas de edições anteriores serão avaliados por chefs, críticos e jornalistas

Por: Fernanda Bonadia - Atualizado em

Pastel
Concurso: melhor pastel de feira da cidade (Foto: Heudes Regis)

O concurso que elege o Melhor Pastel de Feira de São Paulo ocorre nesta segunda (27), quando as vinte barracas participantes ficarão dispostas na Praça Charles Miller, no Pacaembu. Entre 10h e 12h, os jurados vão experimentar pastéis de carne sem identificação, levando em conta os quesitos: recheio, sabor, massa e qualidade da fritura. Em seguida, a apuração começa e as notas serão apresentadas em um telão.

+ Feira de comida nordestina invade o Anhangabaú neste fim de semana

Recheada de novidades, a edição deste ano não terá a participação da população. Os votos serão dados apenas por profissionais ligados a gastronomia, como chefs de cozinha, críticos e jornalistas. Outra diferença é que os jurados vão escolher a comidinha a partir de um tira-teima entre os finalistas das edições de 2009, 2010 e 2011.

Os visitantes que comparecerem ao evento poderão provar pastéis de diversos sabores a R$ 1,50.

De acordo com os organizadores, a opção pela escolha do "melhor entre os melhores" está no fato de que, em edições anteriores, a diferença de pontuação chegou a ser de apenas 0,01 ponto.

+ Oito motivos para não perder a 86ª Festa de Nossa Senhora Achiropita

Os três primeiros colocados vão receber prêmios de 5 mil reais, 3 mil reais e 2 mil reais, respectivamente. Além disso, os mais bem votados de cada região ganharão placas de apresentação e terão o direito de comercializaro quitutes na Virada Cultural.

Pastel da Maria Concurso Melhor Pastel de Feira de São Paulo 2011
Bicampeã 2009 e 2011: barracas em feiras e um ponto fixo em Pinheiros (Foto: Divulgação)

Ganhadora de 2011:

O Pastel da Maria conquistou o bicampeonato ao vencer no ano passado e em 2009. Ele pode ser encontrado em feiras livres de diferentes bairros da cidade e também no ponto fixo em Pinheiros. Em 2010, a vencedora foi a barraca Agena, então na disputa pela primeira vez.

Fonte: VEJA SÃO PAULO