Continua após publicidade

Manifestações de médicos e centrais sindicais bloqueiam a Paulista

Profissionais da área de saúde lutam contra a contratação de estrangeiros sem a validação do diploma

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 17h38 - Publicado em 3 jul 2013, 18h16

Duas manifestações interditaram a Avenida Paulista nesta quarta-feira (3). De um lado, cerca de 1 000 médicos protestaram contra o projeto do governo federal para contratar profissionais estrangeiros para trabalhar em áreas carentes. Do outro, aproximadamente 1 500 integrantes de centrais sindicais, apoiados por integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), exigiram moradia, saúde, transporte e educação.

 

Os médicos saíram da sede da associação, na Rua São Carlos do Pinhal, e seguiram para o gabinete da Presidência da República, na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta. Lá, um grupo de manifestantes entregou um documento com as reivindicações para representantes do governo federal. 

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Renato Azevedo Júnior, disse que a categoria não é contra a contratação de médicos estrangeiros. Entretanto, exige a revalidação do diploma. “O médico do sistema público no Brasil não tem plano de carreira, condições de trabalho ou segurança.”

Protesto médicos
Protesto médicos ()
Continua após a publicidade

Para ele, o ideal seria o governo criar carreiras públicas. Assim, seria possível atrair jovens médicos para lugares remotos, já que com o passar dos anos eles conseguiriam a transferência para grandes centros.

Sindicalistas

Perto do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), os médicos encontraram a manifestação formada por integrantes das centrais sindicais e também do MPL, que saiu da Praça Oswaldo Cruz.

Com carro de som e bandeiras, o grupo protestava contra a realização da Copa do Mundo no Brasil, pedindo investimentos em moradia, saúde, transporte e educação. Por causa dos protestos, o trânsito da Avenida Paulista foi interdita nos dois sentidos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.