Continua após publicidade

Mauricio de Sousa: “Mônica completa 50 anos com corpinho de 7”

Aniversário de sua principal personagem em 2013 será motivo de festas, exposições e lançamentos de revistas, como a versão juvenil do Chico Bento

Por Bruna Ribeiro
Atualizado em 1 jun 2017, 17h55 - Publicado em 21 dez 2012, 18h21

Quando tinha 16 anos, Mauricio de Sousa gostava de fazer teatro. Mas foi na arte de desenhar e de criar histórias que ele se destacou. Mônica, sua principal personagem, completa 50 anos em 2013. Para comemorar, decidiu iniciar as festividades com o que mais gostava de fazer na adolescência. O espetáculo Mônica Mundi – Uma Volta ao Mundo com a Turma da Mônica, encenado no último fim de semana de janeiro, foi só o começo.

O show foi produzido por Mauro Sousa, filho de Mauricio. Nele, a Turma da Mônica fará uma viagem por diferentes países. Doze músicas contarão histórias de Portugal, Itália, Japão, França, Estados Unidos, África, Arábia, Grécia e, claro, Brasil. Além da peça, o ilustrador promete exposições, novas revistas e brinquedos inéditos.Confira a entrevista abaixo:

VEJASAOPAULO.COM – Em 2013, a personagem Mônica completa 50 anos. Quais serão as comemorações, além do espetáculo Mônica Mundi?

MAURICIO DE SOUSA – Mônica completa 50 anos com corpinho de 7. Estamos preparando várias coisas. Durante o ano, teremos uma série de eventos e comemorações: exposições, shows, revistas, livros e também produtos, principalmente brinquedos, inéditos.

Continua após a publicidade

Além disso, estamos estreando na área de games. Já temos o jogo do Chico Bento com 750 mil usuários. Agora em janeiro devemos chegar a 1 milhão. E preparamos outros, mas não posso dizer quais. Um deles fatalmente será baseado na adaptação Mônica e Cebolinha – No Mundo de Romeu e Julieta.

Novos gibis estão nos planos?

Vai ter um sobre o Neymar, a partir de março. Depois, haverá uma versão juvenil do Chico Bento, que contará a história de um jovem roceiro que vai estudar para se especializar em agronomia. Além disso, lançaremos mais revistas para adultos. O título Astronauta – Magnetar esgotou e já foi reimpresso.

Continua após a publicidade

E como tem sido a experiência de fazer espetáculos teatrais, principalmente com a participação de seu filho, Mauro de Sousa?

Estou adorando fazer não só teatro, como também circo. O Mauro está em um momento bom. Fico feliz de ser um “prolongamento meu”, porque os filhos são “prolongamentos”. Ele faz o que eu gostaria de fazer, mas não tenho tempo.

Gostaria de ter feito teatro?

Continua após a publicidade

Eu morava no interior e fazia um pouco de teatro, entre meus 16 e 19 anos. É um período da minha vida sobre o qual falo muito pouco. Deveria falar mais. O meu pai já era artista. Ele trabalhava em uma grande rádio e escrevia novelas. Além disso, ele desenhava e pintava. Eu herdei isso dele. A minha irmã, que cuida dos meus negócios em Nova York, é a poetisa da família. O meu filho Márcio é ligado à música. Somos uma família de artistas. Fico feliz que Mauro esteja fazendo o que tentei há muitos anos.

De volta às atrações, o Parque do Cebolinha será inaugurado no próximo ano?

O Parque do Cebolinha e o Parque da Mônica devem existir sim. Talvez o do Cebolinha saia no ano que vem e o da Mônica demore um pouco mais. Estamos esperando uma lei que vai desonerar a importação de brinquedos. Nessa época em que esperamos muito turistas, temos de recebê-los bem nos nossos parques brasileiros, mesmo que sejam brinquedos feitos lá fora. 

Continua após a publicidade

A localização dos parques já foi definida?

Ainda estou estudando. Mas o Parque da Mônica deve ser em um shopping que está sendo erguido em Santo Amaro e que se chamará Nova 25. Já temos uma área reservada, caso dê certo essa desoneração. O Parque do Cebolinha é um mistério. Há dois lugares possíveis…

Como eles serão?

Continua após a publicidade

Sempre interativos. O da Monica mais ou menos no estilo do que era, mas com brinquedos novos. O Parque do Cebolinha é mais para a molecada, a partir de 8 anos, com atrações mais radicais. 

Turma da Mônica de férias
Turma da Mônica de férias ()

Mauricio, as crianças agora estão de férias. Quais são as suas dicas de passeios em São Paulo?

São várias! Mas tem um mandamento muito importante para as crianças passarem boas férias. O primeiro deles é tirar o sapato. É preciso que a criança ande descalça onde ela se sentir melhor, no chão, na terra molada e no gramado. É preciso sentir o chão, o calor, a força, a energia que vem da Terra. A criança descalça é fonte de energia para ela própria. Aí, em qualquer lugar, ela estará bem.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.