Crianças

Mauricio de Sousa: "Mônica completa 50 anos com corpinho de 7"

Aniversário de sua principal personagem em 2013 será motivo de festas, exposições e lançamentos de revistas, como a versão juvenil do Chico Bento

Por: Bruna Ribeiro - Atualizado em

Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa prepara comemorações para os 50 anos de Mônica, em 2013 (Foto: Divulgação)

Quando tinha 16 anos, Mauricio de Sousa gostava de fazer teatro. Mas foi na arte de desenhar e de criar histórias que ele se destacou. Mônica, sua principal personagem, completa 50 anos em 2013. Para comemorar, decidiu iniciar as festividades com o que mais gostava de fazer na adolescência. O espetáculo Mônica Mundi - Uma Volta ao Mundo com a Turma da Mônica, encenado no último fim de semana de janeiro, foi só o começo.

O show foi produzido por Mauro Sousa, filho de Mauricio. Nele, a Turma da Mônica fará uma viagem por diferentes países. Doze músicas contarão histórias de Portugal, Itália, Japão, França, Estados Unidos, África, Arábia, Grécia e, claro, Brasil. Além da peça, o ilustrador promete exposições, novas revistas e brinquedos inéditos.Confira a entrevista abaixo:

VEJASAOPAULO.COM - Em 2013, a personagem Mônica completa 50 anos. Quais serão as comemorações, além do espetáculo Mônica Mundi?

MAURICIO DE SOUSA - Mônica completa 50 anos com corpinho de 7. Estamos preparando várias coisas. Durante o ano, teremos uma série de eventos e comemorações: exposições, shows, revistas, livros e também produtos, principalmente brinquedos, inéditos.

Além disso, estamos estreando na área de games. Já temos o jogo do Chico Bento com 750 mil usuários. Agora em janeiro devemos chegar a 1 milhão. E preparamos outros, mas não posso dizer quais. Um deles fatalmente será baseado na adaptação Mônica e Cebolinha - No Mundo de Romeu e Julieta.

Novos gibis estão nos planos?

Vai ter um sobre o Neymar, a partir de março. Depois, haverá uma versão juvenil do Chico Bento, que contará a história de um jovem roceiro que vai estudar para se especializar em agronomia. Além disso, lançaremos mais revistas para adultos. O título Astronauta - Magnetar esgotou e já foi reimpresso.

E como tem sido a experiência de fazer espetáculos teatrais, principalmente com a participação de seu filho, Mauro de Sousa?

Estou adorando fazer não só teatro, como também circo. O Mauro está em um momento bom. Fico feliz de ser um "prolongamento meu", porque os filhos são "prolongamentos". Ele faz o que eu gostaria de fazer, mas não tenho tempo.

Mauricio de Sousa
Cartunista está sempre na prancheta bolando novos projetos e personagens (Foto: Divulgação)

Gostaria de ter feito teatro?

Eu morava no interior e fazia um pouco de teatro, entre meus 16 e 19 anos. É um período da minha vida sobre o qual falo muito pouco. Deveria falar mais. O meu pai já era artista. Ele trabalhava em uma grande rádio e escrevia novelas. Além disso, ele desenhava e pintava. Eu herdei isso dele. A minha irmã, que cuida dos meus negócios em Nova York, é a poetisa da família. O meu filho Márcio é ligado à música. Somos uma família de artistas. Fico feliz que Mauro esteja fazendo o que tentei há muitos anos.

De volta às atrações, o Parque do Cebolinha será inaugurado no próximo ano?

O Parque do Cebolinha e o Parque da Mônica devem existir sim. Talvez o do Cebolinha saia no ano que vem e o da Mônica demore um pouco mais. Estamos esperando uma lei que vai desonerar a importação de brinquedos. Nessa época em que esperamos muito turistas, temos de recebê-los bem nos nossos parques brasileiros, mesmo que sejam brinquedos feitos lá fora. 

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

A localização dos parques já foi definida?

Ainda estou estudando. Mas o Parque da Mônica deve ser em um shopping que está sendo erguido em Santo Amaro e que se chamará Nova 25. Já temos uma área reservada, caso dê certo essa desoneração. O Parque do Cebolinha é um mistério. Há dois lugares possíveis...

Como eles serão?

Sempre interativos. O da Monica mais ou menos no estilo do que era, mas com brinquedos novos. O Parque do Cebolinha é mais para a molecada, a partir de 8 anos, com atrações mais radicais. 

Turma da Mônica de férias
A Turma da Mônica também sai de férias (Foto: Divulgação/Mauricio de Sousa)

Mauricio, as crianças agora estão de férias. Quais são as suas dicas de passeios em São Paulo?

São várias! Mas tem um mandamento muito importante para as crianças passarem boas férias. O primeiro deles é tirar o sapato. É preciso que a criança ande descalça onde ela se sentir melhor, no chão, na terra molada e no gramado. É preciso sentir o chão, o calor, a força, a energia que vem da Terra. A criança descalça é fonte de energia para ela própria. Aí, em qualquer lugar, ela estará bem.

Fonte: VEJA SÃO PAULO